Plano de Aula

Plano de aula: Recursos naturais e biodiversidade na América Latina

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias regionais de inserções globais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE22 de Geografia, que consta na BNCC.

Esta habilidade diz respeito à identificação dos principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Cópia do mapa Cobertura de áreas florestais (2010), para cada aluno;
  • Cópia do mapa Variação da superfície agrícola e florestal por país/território (2000-2010), para cada aluno;
  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
  • Cópia das peças do Quebra-cabeça para cada aluno (Atividade sugerida na Ação Propositiva);
  • Borracha, lápis preto e caneta;
  • Atlas Geográfico Escolar;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Material complementar:

GEO8_22UND04 - Atividades da Ação Propositiva:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p75JBCj4fFxmHAVj7wPbTEuKK2p3w95CtmK4JX9rXqwKPJhyRVMHSS5xt2DK/geo8-22und04-atividades-da-acao-propositiva.pdf

Trechos do texto América Latina e o Caribe: uma superpotência de biodiversidade GEO8_22UND04_Ação Propositiva Quebra-cabeça:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Ub5EJa3Y7kfZR24eYtQmqS96S2UVe5RXNJdZU5urMNbH5Fu59fcsqB4YzVf/geo8-22und04-acao-propositiva-quebra-cabeca.pdf

Link para os mapas:

Mapa Cobertura de áreas florestais (2010), disponível em GEO8_22UND04_Mapa_Áreas florestais:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TGqWqTpjaM9t9nv5Epqye36GWdYMmnaTVfpcKBkeAVGKQP25PXv9futmvUgY/geo8-22und04-mapa-areas-florestais.pdf

Mapa Variação da superfície agrícola e florestal por país/território (2000-2010), disponível em GEO8_22UND04_Mapa_Superfície agrícola e florestal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YvWfKyxS79Ee3Y89WzxyRzVXTNX2w6mb3mQPb7HdMgsJ4qvARHKM83CFddhm/geo8-22und04-mapa-superficie-agricola-e-florestal.pdf

Planisfério Político. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf>. Acesso em: 18 fev 2019.

Para você saber mais:

A defesa e os recursos naturais na América do Sul: contribuições para uma estratégia regional. UNASUL, Buenos Aires, 2014. Disponível em: <http://ceed.unasursg.org/Portugues/09-Downloads/Biblioteca/DEF-RRNN-PORT.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.

Agronegócio foi responsável por quase 70% do desmatamento na América Latina. FAO/ONU, 2016. Disponível em: <http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/425810/>. Acesso em: 21 fev 2019.

América Latina e o Caribe: uma superpotência de biodiversidade. PNUD, ONU, 2010. Disponível em: <http://www.zaragoza.es/contenidos/medioambiente/onu/175-por-res1.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.

Recursos naturais podem contribuir para desenvolvimento da América Latina e Caribe. CEPAL, ONU. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/recursos-naturais-podem-contribuir-para-desenvolvimento-da-america-latina-e-caribe-diz-cepal>. Acesso em: 21 fev 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão relacionar a exploração dos recursos naturais à perda de biodiversidade nas áreas florestais da América Latina.

Para você saber mais:

Entende-se por biodiversidade a variedade biológica das formas de vida existentes no planeta. Essa variedade pode ser analisada em diferentes escalas, seja dos ecossistemas, passando pela variedade de espécies animais e vegetais, até à variação genética dos indivíduos.

Aproveitada de forma sustentável, a biodiversidade é fundamental para o desenvolvimento econômico, para a manutenção da vida dos seres humanos e outros animais e para o equilíbrio dos ecossistemas.

Segundo especialistas, o Brasil é o país de maior biodiversidade do mundo, com cerca de 20% das espécies catalogadas no planeta. O desmatamento, a expansão das atividades agropecuárias, a emissão de gases poluentes na atmosfera, a poluição dos mananciais, a exploração excessiva dos recursos naturais, as atividades urbano-industriais e a biopirataria estão entre as principais ameaças à biodiversidade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados