GEO_24UND02 - Problematização - Distribuição da terra na América Latina
Plano de Aula
Plano de aula: Características da produção agrícola latino americana
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especializações produtivas de países latino-americanos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Folhas de Cartolina;
Cópias impressas do material complementar.
Material complementar:
Mapas de exportações de produtos agrícolas da América do Sul, América Central e Caribe e do México.
Trecho de Reportagem sobre exportações do Agronegócio Brasileiro.
Trecho de Artigo sobre Perfil do Agronegócio na América Latina e agricultura familiar.
Trecho de Relatório organizado pela FAO, CEPAL e pelo IICA.
Trechos de Reportagens sobre a Distribuição de Terras na América Latina.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: A proposta desta aula é construir um mapa mental com base neste tema. Para tanto, é preciso que os alunos pesquisem previamente sobre o assunto, a fim de enriquecer a discussão e as informações contidas no mapa mental. A ideia é que cada um dos estudantes tenha se aprofundado em um aspecto diferente sobre a questão e no momento da construção do mapa mental eles possam contribuir com informações complementares.
Assim, passe uma tarefa de casa para os alunos antes desta aula ou leve-os para a biblioteca ou laboratório de informática previamente. Divida a turma toda em grupos de cinco pessoas, e distribua entre os cinco integrante de cada grupo os seguintes temas, de forma que cada um dos cinco alunos do grupo ficará responsável por um tema:
- Importância da Agricultura Familiar no abastecimento da população brasileira e latino americana;
- Força e atuação do Agronegócio no Brasil e na América Latina;
- Distribuição da Terra no Brasil e na América Latina;
- Exportações dos países latino-americanos;
- Potencial de produção e geração de emprego da agricultura familiar.
No material complementar há sugestões de materiais para pesquisa. Os alunos poderão usar o material como base para sua pesquisa e/ou os conteúdos que você já tiver trabalhado com os estudantes. Se achar mais conveniente, também é possível fornecer os textos e distribuir os temas para os alunos apenas na aula, dispensando a pesquisa prévia. Julgue o que é mais interessante conforme o perfil da turma com a qual está trabalhando.
Material complementar:
Mapas de exportações de produtos agrícolas da América do Sul, América Central e Caribe e do México.
Trecho de Reportagem sobre exportações do Agronegócio Brasileiro.
Trecho de Artigo sobre Perfil do Agronegócio na América Latina e agricultura familiar.
Trecho de Relatório organizado pela FAO, CEPAL e pelo IICA.
Trechos de Reportagens sobre a Distribuição de Terras na América Latina.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente as imagens aos alunos e peça para que eles apontem que diferenças podem observar entre as duas imagens. Se não for possível projetar as imagens, imprima algumas cópias e distribua em cada um dos grupos. Se a participação não for muito ampla, faça outras perguntas como: Será que as duas propriedades têm o mesmo tamanho? Será que é o proprietário da terra que realiza a colheita nos dois casos? As duas propriedades usam a tecnologia igualmente?
Aproveite este momento para captar o que os alunos sabem sobre a agricultura familiar e a agricultura de larga escala/agronegócio.
Como adequar à sua realidade: Procure imagens que melhor representem a agricultura familiar e/ou o agronegócio da sua região e substitua as imagens acima se achar viável. Isso pode facilitar a identificação dos alunos com a realidade deles e incentivá-los a citar mais exemplos, fazer mais comentários.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Faça as perguntas citadas no slide aos estudantes. É possível que eles não saibam responder imediatamente, então convide-os para consultar os materiais complementares fornecidos, caso você já não tenha disponibilizado esses materiais antes.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: A partir da análise e leitura dos materiais, peça que os alunos construam um mapa mental com o tema central “Agropecuária na América Latina”.
Forneça uma folha de cartolina para cada grupo para que eles construam o mapa mental num tamanho suficientemente grande para apresentar aos outros colegas de turma. Oriente-os a escreverem com letras grandes e utilizar todo espaço disponível.
É interessante também orientá-los a fazer um rascunho numa folha de caderno antes para que possam caprichar na cartolina que será apresentada para a turma.
Para você saber mais:
Um mapa mental é uma técnica onde várias informações são reunidas em torno de uma idéia central, de modo que a pessoa visualize de uma só vez vários aspectos ligados àquela ideia e as conexões entre eles.
Trata-se de uma ferramenta muito útil para relembrar, organizar, memorizar e analisar um determinado conteúdo.
O ato de construir um mapa mental em grupo, com cada um componente tendo acesso a uma visão diferente sobre o tema, irá possibilitar que os estudantes troquem ideias e construam uma visão coletiva e construtiva.
Como fazer um mapa mental. Disponível em: <https://geekiegames.geekie.com.br/blog/como-fazer-um-mapa-mental/> Acesso em 08 Fev. 2019
Mapa Mental: O que é e Como Fazer. Disponível em: <https://www.sbcoaching.com.br/blog/atinja-objetivos/mapa-mental/> Acesso em 08 Fev. 2019
Mapa Mental – Descubra o que é e como fazer Mapas Mentais. Disponível em: <https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/> Acesso em 08 Fev. 2019
Vídeo - Como fazer um MAPA MENTAL Passo a Passo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M Acesso em 08 Fev. 2019
Como fazer um mapa mental. Disponível em: https://www.mapamental.org/mapas-mentais/7-aplicativos-para-criacao-de-mapa-mental/ Acesso em 08 Fev. 2019
Ação Propositiva
Orientações: Use a imagem deste slide ou desenhe uma no quadro fazendo uma rápida explicação do que é um mapa mental. Lembre que a ideia é que todos participem da construção do mapa mental.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça para que cada grupo apresentar as conexões que eles fizeram ao tema central usado no mapa mental. Faça uma síntese das ideias e finalize demonstrando a importância da agricultura familiar e do agronegócio para o desenvolvimento regional na América Latina, assim como as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é relacionar a produção agrícola latino-americana à distribuição de terras no continente. Os alunos devem ser divididos em cinco grupos, e cada grupo deve fazer uma pesquisa prévia, antes da aula. Divida os temas entre os grupos: 1. Importância da agricultura familiar para o abastecimento da população brasileira e latino-americana; 2. Força e atuação do agronegócio no Brasil e na América Latina; 3. Distribuição da terra no Brasil e na América Latina; 4; Exportações dos países latino-americanos; 5. Potencial de produção e geração de emprego da agricultura familiar. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Apresente para os alunos as duas imagens disponíveis aqui. Grave um áudio e peça que eles apontem que diferenças podem observar entre as imagens. Se a participação não for muito ampla, faça outras perguntas como: será que as duas propriedades têm o mesmo tamanho? Será que é o proprietário da terra que realiza a colheita nos dois casos? As duas propriedades usam a tecnologia igualmente? Aproveite esse momento para captar o que os alunos sabem sobre a agricultura familiar e a agricultura de larga escala/agronegócio. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Faça as seguintes perguntas aos estudantes: qual dos modelos de agricultura identificados é mais comum na América Latina? Quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo? É possível que eles não saibam responder imediatamente, então convide-os a consultar os materiais complementares fornecidos, disponíveis aqui. Tempo estimado: 20 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique que, a partir da análise e leitura dos materiais, os alunos devem construir um mapa mental com o tema central “Agropecuária na América Latina”. Em grupos, eles devem utilizar uma cartolina (ou várias folhas A4) para construir o mapa mental num tamanho suficientemente grande para apresentar aos outros colegas da turma. Oriente-os a escreverem com letras grandes e utilizarem todo o espaço disponível. É interessante também orientá-los a fazer um rascunho numa folha de caderno antes, para que possam caprichar na cartolina que será apresentada para a turma. Ao final, os grupos devem compartilhar suas produções pelo WhatsApp. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Peça para cada grupo apresentar as conexões feitas com o tema central, no mapa mental. Faça uma síntese das ideias e finalize demonstrando a importância da agricultura familiar e do agronegócio para o desenvolvimento regional da América Latina, assim como as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo disponível aqui, sobre agricultura familiar. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fábio Campos
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Relacionar a produção agrícola latino-americana à distribuição de terras no continente.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).