GEO_24UND02 - Problematização - Distribuição da terra na América Latina
Plano de Aula
Plano de aula: Características da produção agrícola latino americana
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especializações produtivas de países latino-americanos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Folhas de Cartolina;
Cópias impressas do material complementar.
Material complementar:
Mapas de exportações de produtos agrícolas da América do Sul, América Central e Caribe e do México.
Trecho de Reportagem sobre exportações do Agronegócio Brasileiro.
Trecho de Artigo sobre Perfil do Agronegócio na América Latina e agricultura familiar.
Trecho de Relatório organizado pela FAO, CEPAL e pelo IICA.
Trechos de Reportagens sobre a Distribuição de Terras na América Latina.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: A proposta desta aula é construir um mapa mental com base neste tema. Para tanto, é preciso que os alunos pesquisem previamente sobre o assunto, a fim de enriquecer a discussão e as informações contidas no mapa mental. A ideia é que cada um dos estudantes tenha se aprofundado em um aspecto diferente sobre a questão e no momento da construção do mapa mental eles possam contribuir com informações complementares.
Assim, passe uma tarefa de casa para os alunos antes desta aula ou leve-os para a biblioteca ou laboratório de informática previamente. Divida a turma toda em grupos de cinco pessoas, e distribua entre os cinco integrante de cada grupo os seguintes temas, de forma que cada um dos cinco alunos do grupo ficará responsável por um tema:
- Importância da Agricultura Familiar no abastecimento da população brasileira e latino americana;
- Força e atuação do Agronegócio no Brasil e na América Latina;
- Distribuição da Terra no Brasil e na América Latina;
- Exportações dos países latino-americanos;
- Potencial de produção e geração de emprego da agricultura familiar.
No material complementar há sugestões de materiais para pesquisa. Os alunos poderão usar o material como base para sua pesquisa e/ou os conteúdos que você já tiver trabalhado com os estudantes. Se achar mais conveniente, também é possível fornecer os textos e distribuir os temas para os alunos apenas na aula, dispensando a pesquisa prévia. Julgue o que é mais interessante conforme o perfil da turma com a qual está trabalhando.
Material complementar:
Mapas de exportações de produtos agrícolas da América do Sul, América Central e Caribe e do México.
Trecho de Reportagem sobre exportações do Agronegócio Brasileiro.
Trecho de Artigo sobre Perfil do Agronegócio na América Latina e agricultura familiar.
Trecho de Relatório organizado pela FAO, CEPAL e pelo IICA.
Trechos de Reportagens sobre a Distribuição de Terras na América Latina.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO