Plano de Aula

Plano de aula: Dinâmicas urbanas na África

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: dados socioespaciais de países americanos e africanos.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O principal objetivo deste plano é elaborar um mapa sobre as dinâmicas internas no continente africano.

Materiais necessários: impressão dos materiais solicitados, lápis, borracha, lápis de cor, atlas escolar (ou mapa-múndi) e fita crepe.

Material complementar:

Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sCpkUaE6uPs27862MWQyar8KTMVrCWk44smNETSQckq7VxVeUMfMK42UcaBe/geo8-18und02-contextualizacao-manchetes.pdf)

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4B2AwnGXfCWZMZXsjyVvrZsJ8He2JRFtZvhfZuhgeD9AxKGNznwgSq7MTQHX/geo8-18und02-problematizacao-imagens.pdf)

África. Ação Propositiva 1 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJBrHS8BZ2V7mzg2YxtCVqDQkH2xSWWy46XCmM6BJvgFwqZ4shks5qMAsSfC/acao-propositiva-1-1.pdf)

Tabela. Ação Propositiva 2 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHHNPNPthaSj66kVGkG7c6XSD4EsyjuYPUu8GxAJsmMn2Rqm36n9CwsS5GXx/geo8-18und02-acao-propositiva-tabela-de-migracao-interna.pdf)

Modelo. Ação Propositiva 3 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N3zjDXUfw2VStFFxDhQQ8Ah9nxEQQ9ZbMzPP3CcRgw2FRr5zGsMn4Sp3DEs4/geo8-18und02-acao-propositiva-mapa-modelo-de-regioes.pdf)

Para você saber mais:

- A maioria dos africanos não emigra para onde você (possivelmente) pensa.

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/11/internacional/1515674435_555866.html. Acesso em: 26 de março de 2019.

- Migração entre países africanos pode aumentar rendimento per capita.

Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2018/05/1625411. Acesso em: 26 de março de 2019.

- África

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica#Regi%C3%B5es. Acesso em: 28 de março de 2019.

Contextos prévios: Conceitos básicos de migração.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou fale para a turma. Comente que nessa aula eles vão conhecer sobre a dinâmica interna na África e entender por que a migração interna no continente é grande, além disso, vão elaborar um mapa para mostrar de qual país as pessoas saem e para onde elas vão.

Como adequar à sua realidade: É possível estudar a dinâmica interna do seu estado ou do Brasil, para isto seria necessário pesquisar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os alunos poderiam fazer um mapa sobre essa dinâmica interna.

Contextos prévios: Conceitos básicos de migração.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO