GEO8_08UND05 - Contextualização - Mapas
Plano de Aula
Plano de aula: O nascimento de uma nova ordem multipolar: O contexto da América Latina e da África no novo alinhamento global.
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ordem Mundial na Guerra Fria
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, tem como objetivo analisar como o fim da ordem bipolar impactou a estrutura econômica na América Latina e África, e o surgimento dos blocos econômicos
Materiais necessários: Lápis, borracha, papel sulfite ou cartolina branca, canetinha e lápis de cor.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dBbhuXKjZ5ZDxy8TgkZEgEMSwGjGGgJAaMXKU2VMPqVEuefmz5nURxPQVAw/geo8-08und05-contextualizacao-mapas.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9u65yNSVvjzeFXD9rsjeARSQWt5cvnuKbwVMk4akZXDEu2TrWj6q387dMM4Z/geo8-08und05-acao-propositiva-atividade.pdf
Link para os mapas:
O fim da ordem bipolar e a ordem multipolar em blocos econômicos. (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:800px-ActiveBlocs_2008.PNG )
SADC - Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Southern_African_Development_Community.svg)
Mapa do Mercosul e Comunidade Andina (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercosur-map-pt.svg)
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13782/15600/ acesso em 10 de abril de 2019
Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019
Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019
Artigo disponível em: http://www.apec.unesc.net/V_EEC/sessoes_tematicas/Temas%20Especiais/COMUNIDADE%20DE%20DESENVOLVIMENTO%20DA%20%C3%81FRICA%20AUSTRAL.pdf acesso em 10 de abril de 2019.
Artigo disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2274/como-surgiu-e-como-funciona-o-mercosul acesso em 10 de abril de 2019.
Texto para discussão. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0494.pdf acesso em 15 de abril de 2019.
Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pepi/2018/defesa_pepi/mestrado/ana_paula_de_mattos__calich_073de.pdf acesso em 19 de abril de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Explique aos alunos que o fim da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) se deu a partir de um colapso na estrutura econômica interna. A fome e o aumento da pobreza, por exemplo, foram fatores que impulsionaram o fim da ordem bipolar em 1989, que teve como símbolo a queda do muro de Berlim, na Alemanha. A partir de então nascia uma nova ordem de domínio capitalista, que conduziu os países a se organizarem em blocos econômicos, que a princípio são rearranjos entre países vizinhos a fim de potencializar o comércio. Pode ser entendido também como um processo e agrupamento de países com interesses semelhantes na construção das atividades econômicas e sociais como: moeda única, livre circulação de mercadorias e pessoas, união aduaneira, integração socioeconômica. Neste sentido ainda, nem todos os blocos econômicos apresentam todas as formas de integrações possíveis, pois há muitas desigualdades entre países, mesmo que sejam de mesmas regiões geográficas. São exemplos de blocos econômicos Mercosul - Mercado Comum do Sul, SADC - Comunidade para Desenvolvimento da África Austral, U.E - União Europeia. O mapa mostra a organização dos blocos em 2008.
Material complementar
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13782/15600/ acesso em 10 de abril de 2019
Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019
Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente aos alunos dois exemplos de blocos econômicos regionais que surgiram após a Guerra Fria, SADC (1992) - Comunidade Para Desenvolvimento da África Austral, formado por: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue e o MERCOSUL - Mercado Comum do Sul (1991), Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, países da América do Sul. Os dois blocos apresentam como objetivo integrar a economia dos países membros a partir da união aduaneira. Dê exemplos para os alunos como a importação de produtos ou matérias primas do cotidiano, como a compra de farinha de trigo pelo Brasil da Argentina, que por sua vez importa Eletrodoméstico do Brasil, que com a instituição do Mercosul diminuíram as tarifas e impostos. Nesta perspectiva, entres os países membros do Mercosul não há necessidade do passaporte para circular entre as nações.
Material complementar
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dBbhuXKjZ5ZDxy8TgkZEgEMSwGjGGgJAaMXKU2VMPqVEuefmz5nURxPQVAw/geo8-08und05-contextualizacao-mapas.pdf
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.
Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.
Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/mercosul/ acesso em 12 de abril de 2019.
Contextualização
Orientações: Apresente aos alunos dos dois exemplos de blocos econômicos regionais que surgiram após a guerra fria, SADC (1992) - Comunidade Para Desenvolvimento da África Austral, formado por: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, e MERCOSUL - Mercado Comum do Sul (1991), Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, países da América do Sul. Os dois blocos apresentam como objetivo integrar a economia dos países membros a partir da união aduaneira. Dê exemplos para os alunos como a importação de produtos ou matérias primas do cotidiano, como a compra de farinha de trigo pelo Brasil da Argentina, que por sua vez importa Eletrodoméstico do Brasil, que com a instituição do Mercosul diminuíram as tarifas e impostos. Nesta perspectiva, entres os países membros do Mercosul não há necessidade do passaporte para circular entre as nações. É importante destacar que a Venezuela foi suspensa do bloco em 2016.
Material complementar
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dBbhuXKjZ5ZDxy8TgkZEgEMSwGjGGgJAaMXKU2VMPqVEuefmz5nURxPQVAw/geo8-08und05-contextualizacao-mapas.pdf
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.
Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.
Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/mercosul/ acesso em 12 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Oriente os alunos a questionarem sobre o que de fato mudou nos países, após o fim da ordem bipolar. Neste sentido irão observar que a Guerra Fria refletiu no espaço dos países seja pelo endividamento externo, seja pela imposição de golpes militares que limitaram o desenvolvimento de muitos. Com isso a proposta de blocos econômicos, ganhou uma visão de integração econômica necessária, a fim de melhorar as condições econômica e social dos países, agora entendidos no cenário global como em desenvolvimento.
Para você saber mais:
Artigo disponível em https://www.encontro2018.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1529346384_ARQUIVO_GLOBALIZACAOEOSDESAFIOSDOSBLOCOSECONOMICOS_OCASODAALIANCADOPACIFICOcor.pdf acesso em 12 de abril de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4 membros, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição, seguida de um verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Conceitual_Aprendizagem_Significativa.png . Acesso em 15 de abril de 2018. Perceba que a orientação aos alunos precisa ser bem caracterizada, pois a ordem hierárquica requer uma clareza semântica, ou seja, que os elementos conceituais sejam conectados de forma coerente e coesa. Siga as etapas abaixo:
1º - Reúnam-se em grupos de até 4 pessoas. Vocês irão criar um mapa conceitual sobre o Mercosul e a SADC
2º - Sortearemos a pergunta sobre o tema.
Pergunta 1 - Como o Mercosul atua no mercado interno e global?
Pergunta 2 - Quais os desafios do Bloco Econômico SADC?
3º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 1 será “MERCOSUL”
4º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 2 será “SADC”
5º Cada grupo receberá um texto base para auxiliar a produção do mapa conceitual
Material complementar
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9u65yNSVvjzeFXD9rsjeARSQWt5cvnuKbwVMk4akZXDEu2TrWj6q387dMM4Z/geo8-08und05-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
Texto para discussão. Disponivel em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0494.pdf acesso em 15 de abril de 2019.
Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pepi/2018/defesa_pepi/mestrado/ana_paula_de_mattos__calich_073de.pdf acesso em 19 de abril de 2019
Ação Propositiva
Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4 membros, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição, seguida de um verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Conceitual_Aprendizagem_Significativa.png . Acesso em 15 de abril de 2018. Perceba que a orientação aos alunos precisa ser bem caracterizada, pois a ordem hierárquica requer uma clareza semântica, ou seja, que os elementos conceituais sejam conectados de forma coerente e coesa. Siga as etapas abaixo:
1º - Reúnam-se em grupos de até 4 pessoas. Vocês irão criar um mapa conceitual sobre o Mercosul e a SADC
2º - Sortearemos a pergunta sobre o tema.
Pergunta 1 - Como o Mercosul atua no mercado interno e global?
Pergunta 2 - Quais os desafios do Bloco Econômico SADC?
3º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 1 será “MERCOSUL”
4º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 2 será “SADC”
5º Cada grupo receberá um texto base para auxiliar a produção do mapa conceitual
Material complementar
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9u65yNSVvjzeFXD9rsjeARSQWt5cvnuKbwVMk4akZXDEu2TrWj6q387dMM4Z/geo8-08und05-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
Texto para discussão. Disponivel em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0494.pdf acesso em 15 de abril de 2019.
Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pepi/2018/defesa_pepi/mestrado/ana_paula_de_mattos__calich_073de.pdf acesso em 19 de abril de 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Solicite que dois a quatro grupos explique o mapa conceitual produzido, reflita que apesar da organização em blocos econômicos as melhorias sociais e econômicas nos países ditos em desenvolvimento foram visíveis, porém ainda não foram suficientes para de fato mudar o panorama socioeconômicos dos países seja no Mercosul ou na SADC. Neste sentido, ressaltar que as diferenças entre os países membros também é um desafio a integração.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Participação
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar como o fim da ordem bipolar impactou na estrutura econômica da América Latina e da África, além do surgimento dos blocos econômicos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos os mapas disponíveis aqui e grave um áudio pedindo que os analisem. A seguir, peça que exponham suas opiniões, de modo que você possa perceber o que os alunos sabem sobre o tema. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
"O que de fato mudou nos países após o fim da ordem bipolar, com a nova ordem global multipolar?". Solicite que enviem áudios ou mensagens respondendo a esta questão pelo WhatsApp. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui e grave um áudio ou vídeo curto para explicar os detalhes. Reúna os alunos em grupos de 4 membros, nos quais irão produzir um mapa conceitual, uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição seguida de um verbo de ligação e outra proposição. Acesse o exemplo disponível aqui. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Solicite que os grupos compartilhem e expliquem pelo WhatsApp o mapa conceitual produzido. Eles devem refletir que, apesar da organização em blocos econômicos, as melhorias sociais e econômicas nos países ditos em desenvolvimento foram visíveis; porém, ainda não foram suficientes para de fato mudar o panorama socioeconômico desses países, seja no Mercosul ou na SADC. Nesse sentido, ressalte que as diferenças entre os países-membros também são um desafio para a integração. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar como o fim da ordem bipolar impactou a estrutura econômica na América Latina e na África, além do surgimento dos blocos econômicos.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.