Atividade para impressão - Contextualização - O eclipse lunar
Plano de Aula
Plano de aula: O eclipse lunar
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você notará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. O tema da presente relaciona-se ao da aula anterior “O eclipse solar - CIE8_10TU06” e das aulas “As fases da Lua e os eclipses solar e lunar - CIE8_10TU08 e a frequência dos eclipses - órbita da Lua e a translação ao redor do Sol - (CIE8_10TU09). Para esta aula, espera-se que os alunos possuam conhecimentos prévios a respeito das fases lunares, dos movimento da Lua ao redor da Terra e do eclipse solar.
Para saber mais sobre o assunto, acesse: http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm
Materiais necessários para a aula: Folhas de papel sulfite, bolinhas de isopor médias e grandes, palitos de madeira e lanternas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão compreender como ocorre o eclipse lunar observado a partir da Lua.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide e leia o título da animação “Eclipse lunar visto a partir da Lua”, que está disponível no link
Inicie a animação e, após finalizada, suscite a reflexão com a turma: O que vocês puderam perceber na animação? Quando a Terra oculta o Sol, o que ocorreu com a Lua? Quais semelhanças vocês identificam com o eclipse solar?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda organizados em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Como ocorrem os eclipses lunares?” e relatem o que eles acham que ocorre durante o fenômeno. Deixe que os estudantes compartilhem opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Observe que na pergunta não há menção sobre o local do observador, ou seja, se ele está na Terra ou fora dela, portanto, possivelmente, algum aluno comentará que será possível ver a sombra da Terra na Lua (observador na Terra) ou a que Terra irá ocultar o Sol (observador na Lua), retomando a contextualização. Esclareça que eles irão investigar como ocorrem os eclipses lunares e a sombra que a Terra faz na Lua, por meio de um modelo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, três alunos e comente que eles irão investigar como ocorrem os eclipses lunares por meio de um modelo que simulará o fenômeno, utilizando os materiais: Bolinha de isopor média (que representará a Lua), palitos de madeira, como suporte para a bolinha-Lua, bolinha de isopor grande (que simulará a Terra), uma lanterna e uma folha de papel sulfite (que representarão o Sol). Adiante que a sala deverá ficar escura (com as luzes apagadas) para uma melhor visualização da sombra. Distribua os materiais que serão utilizados para os grupos. Caso a escola não possua esses materiais, eles podem ser substituídos por, respectivamente, qualquer esfera média e opaca, lápis para segurar a esfera, que pode ser fixada com fita adesiva, e a luz do celular, luminária ou afins. Explique a atividade que os alunos irão fazer: Vocês irão utilizar os palitos para segurar as bolinhas de isopor. Posteriormente, vocês irão analisar como ocorre o eclipse lunar, utilizando a lanterna para simular o Sol, a bolinha grande para simular a Terra e a bolinha de isopor média para simular a Lua e, também, analisar como fica a sombra da bolinha-Terra projetada na Lua. Se preferirem, vocês poderão utilizar a folha de papel sulfite como um anteparo para projeção da sombra para facilitar sua observação e, posteriormente, utilizar a bolinha Lua para investigar o eclipse lunar nas diferentes posições da sombra. Por isso, testem as distâncias das bolinhas-astros e da lanterna para estabelecer uma distância na qual é possível visualizar a sombra na bolinha-Lua. Façam anotações sobre suas observações, inclusive sobre as posições que as bolinhas-astros estão ocupando, elas serão importantes para discutirmos posteriormente. Vocês terão 25 minutos para discutir no grupo e concluir suas observações. Nesse momento apague as luzes da sala, para uma melhor visualização da sombra na folha e na bolinha-Lua. É importante, nesse momento, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: Como vocês estão percebendo que ocorre com a sombra da bolinha-Terra nas diferentes distâncias? Vocês conseguiram identificar na sombra uma parte mais clara, próxima à borda, e outra mais escura, no centro? O que vocês estão observando quando a bolinha-Lua passa pela sombra projetada pela bolinha-Terra? Se vocês olharem a partir da bolinha-Lua em direção à bolinha-Terra e a lanterna-Sol, o que acontece com a luz da lanterna quando a Lua fica situada na parte escura da sombra? Que relação vocês conseguem estabelecer com a aula anterior, sobre o eclipse solar?
Materiais necessários: Bolinhas de isopor médias e grandes, palitos de madeira, lanternas e folhas de papel.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo explique o eclipse lunar por meio do modelo e o que eles perceberam que ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais estudantes do grupo. Suscite as reflexões com as seguintes perguntas: O que vocês perceberam que ocorre com balinha-Lua fica alinhada com a bolinha-Terra, no centro, e a lanterna-Sol? O que vocês perceberam quando visualizaram esse evento do ponto de vista da bolinha-Lua? Quais semelhanças e diferenças têm com a aula anterior, a do eclipse solar?
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Retome a Questão disparadora e construa, no quadro, um esquema semelhante ao mostrado no slide, considerando as anotações e as discussões dos alunos durante a atividade. Comente com eles que o esquema mostra a Lua passando pela sombra da Terra e suscite as reflexões por meio das perguntas: Como era a sombra projetada pela Lua durante o eclipse solar que vocês fizeram na aula anterior? É semelhante ao do esquema? Quais são as diferenças entre o eclipse solar e o lunar? Se julgar pertinente, mostre a eles a imagem do documento da aula anterior, disponível no arquivo Imagens - Sistematização - CIE8_10TU07 para que possam comprar os eclipses. Espera-se que os alunos respondam que a sombra de ambos os eclipses apresentam duas regiões, a umbra e a penumbra, porém, as posições dos astros são diferentes. Ainda, a Lua, por ser menor que a Terra, pode ficar totalmente dentro da umbra.
Para saber mais sobre o assunto, é recomendada a seguinte leitura: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete o slide ou construa, no quadro, um esquema semelhante aos das imagens mostradas, considerando as anotações e as discussões dos alunos durante as atividades. Retome a aula anterior e suscite as reflexões por meio das perguntas: Quando a Lua e o Sol ficam alinhados com a Terra no centro desse alinhamento, o que ocorre ao olhar a partir da Terra para a Lua? E olhando a partir da Lua para a Terra?
Explique para a turma que quando se observa o eclipse a partir da Terra, podem ocorrer três tipos de eclipses: O Lunar total, que ocorre quando a Lua passa inteiramente pela umbra da Terra. O lunar parcial, que ocorre quando somente parte dela passa pela umbra, e o resto passa pela penumbra; e o lunar penumbral, que ocorre quando a Lua passa pela penumbra e, nesse caso, é difícil de ver o fenômeno a olho nu, pois o brilho da Lua permanece quase o mesmo. É importante observar que durante o eclipse lunar total, a Lua aparece com uma luminosidade tênue e avermelhada. Isso acontece porque parte da luz solar é refratada na atmosfera da Terra e atinge a Lua. Porém essa luz está quase totalmente desprovida dos raios azuis, que sofreram forte espalhamento e absorção na espessa camada atmosférica atravessada.
Finalize a discussão organizando um texto coletivo que pode ser feito no quadro ou em outro material a ser disposto na sala de aula com as informações geradas pelas reflexões dos alunos. Solicite que eles, após validarem o texto coletivo, façam correções, se necessário, anotando o texto coletivo em seu caderno.
Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm
Materiais Complementares
Os contextos utilizados nas aulas podem servir de inspiração para quem está produzindo adaptações de conteúdo para a educação online. É importante ressaltar que atividades práticas devem ser possíveis de serem realizadas com os materiais que estão disponíveis em casa, evitando a saída para a compra de materiais.
As tecnologias digitais podem ser aliadas neste processo, pois oferecem oportunidade es experimentação virtual por meio do uso de simuladores digitais.
Um bom banco de dados com estes recursos é o https://phet.colorado.edu/pt_BR/, com diversas possibilidades em português.
Para os anos finais, atividades de leitura e discussão de texto podem ser realizadas por meio de recursos digitais.
Os simuladores são ferramentas ideais para este segmento.
Os estudantes podem explorar os vídeos e contextos das aulas e criar materiais que possam ajudar a organizar as aprendizagens, como mapa mental, a construção de infográficos e outros materiais que possam ser construídos com mediação de recursos digitais.
Também podemos aproveitar para promover a leitura de textos científicos adequados para a idade, na busca de informações por meio de roteiros de investigação, com questões norteadoras para estimular o levantamento de dados e a argumentação, para promover o letramento científico.
8º Ano
Objetivos de aprendizagem
Explicar como ocorre o eclipse lunar, identificando a sombra que a Terra faz na Lua como como fator desse evento.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Hederson Vinicius de Souza
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda