Plano de aula: As posições relativas do Sol, da Terra e da Lua durante o dia e a noite

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a da habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e pode ser considerada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Observe que esta habilidade está vinculada à habilidade desenvolvida no 6º ano “(EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.” Por isso, espera-se que o aluno tenha uma noção básica a respeito dos movimentos da Terra.

Materiais necessários para a aula: folha de sulfite, lápis e as imagens impressa.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as posições que o Sol, a Terra e a Lua ocupam tanto durante o dia quanto a noite.