Plano de aula: As posições relativas do Sol, da Terra e da Lua durante as fases lunares

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12). Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula diagnóstica para identificar as concepções que os alunos formaram sobre as fases da Lua.

Materiais necessários para a aula: Base de isopor, bolas de isopor pequena, média e grande, tinta guache amarela, pincéis, palitos de madeira, cartolina, tesoura, régua e lápis.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão compreender e explicar as posições relativas do Sol, da Terra e da Lua na formação das fases lunares.