Roteiro para construção do modelo das fases lunares - As posições relativas do Sol, da Terra e da Lua durante as fases lunares
Plano de Aula
Plano de aula: As posições relativas do Sol, da Terra e da Lua durante as fases lunares
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12). Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula diagnóstica para identificar as concepções que os alunos formaram sobre as fases da Lua.
Materiais necessários para a aula: Base de isopor, bolas de isopor pequena, média e grande, tinta guache amarela, pincéis, palitos de madeira, cartolina, tesoura, régua e lápis.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão compreender e explicar as posições relativas do Sol, da Terra e da Lua na formação das fases lunares.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida levante as seguintes questões para resgatar os conhecimentos que os alunos possuem sobre as fases da Lua: O que podemos observar nesta imagem? Quais fases vocês conseguem identificar? Alguém observou a Lua ontem? Em qual fase ela estava?
Se houver algum aluno com deficiência visual é importante entregar para ele as figuras das fases da Lua com suas bordas ressaltadas, não somente a parte da fase lunar mas toda a Lua, as quais podem ser feitas com cola, e, para destacar a parte sombreada da Lua, representada pela parte escura, é importante diferenciá-la recortando e colando sobre esta porção um papel aveludado ou áspero para que o aluno possa sentir como são as fases da Lua.
Em seguida, comente sobre as atividades que eles irão realizar: Hoje vocês irão planejar um modelo que explique como ocorrem as fases lunares identificando as posições relativas do Sol, da Terra e da Lua e, posteriormente, vocês irão pegar os materiais necessários e construir o modelo planejado.
Para saber mais acesse: https://www.youtube.com/watch?v=N2wTtaJEtNY
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda em semicírculo peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta Quais as posições da Terra, da Lua e do Sol durante as fases lunares? e relatem como eles acham que seria a posição relativa da Terra, da Lua e do Sol em uma determinada fase lunar. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações sobre as posições dos astros durante a determinada fase lunar. Explique que tanto a Terra quanto a Lua se movimentam em torno do Sol e esses movimentos ocasionam a visualização, do observador na Terra, das diferentes fases da Lua e, nesta aula, eles irão explicar como são formadas as fases da Lua por meio da confecção de um modelo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, cinco alunos. Explique para a turma que serão realizadas duas atividades diferentes. Nesta primeira atividade os alunos irão planejar a construção de um modelo que explique as posições do Sol, da Terra e da Lua durante as diferentes fases lunares. Apresente os materiais que os alunos podem utilizar durante a construção: base de isopor, bolas de isopor pequena, média e grande, tinta guache amarela, pincéis, palitos de madeira, cartolina, tesoura, régua e lápis. É interessante montar, junto com os alunos, um “sucatário”, no qual os alunos podem armazenar objetos que eles considerarem úteis para a elaboração dos trabalhos de Ciências, como caixas, bolinhas, tampinhas etc. Caso a escola não possua os materiais necessários e ainda não haja o sucatário, peça para que os alunos tragam para a aula materiais alternativos que possam servir para a construção do modelo. É importante lembrar que os alunos não precisam usar todos os materiais disponíveis ou podem utilizar outros materiais que a escola possua como clipes, tachinhas, barbantes, fita adesiva, entre outros, inclusive materiais para ser descartados, como plásticos, tiras de papel, isopor, pedaços de madeira etc.
Leia ou explique a atividade: Nesta atividade vocês irão planejar um modelo para explicar quais posições o Sol, a Terra e a Lua ocupam durante as diferentes fases lunares. Vocês podem representar o reflexo da luz solar na Lua com a tinta guache amarela, esquematizando a fase da Lua vista por um observador na Terra. Vocês terão 10 minutos para discutir em grupo e refletir sobre a construção do modelo, fazendo um esquema na folha de papel. É importante, neste momento, passar pelos grupos estimulando reflexões por meio de perguntas como: Como ficaria a reflexão da luz solar na Lua, para um observador fora da Terra, quando ela fica entre a Terra e o Sol? Como o observador na Terra veria a Lua? Como é chamada esta fase lunar? É importante, nesta etapa, que os alunos percebam a reflexão dos raios solares na Lua vista pelo observador na Terra e fora dela. No arquivo Roteiro para construção do modelo das fases lunares há um exemplo de como orientar os alunos durante o planejamento e a construção do modelo.
Nesta etapa, também, oriente para que o grupo eleja um membro que irá visitar os outros grupos para refletir sobre o que cada grupo está planejando, e trazer para o seu grupo novas ideias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Distribua para os grupos os materiais básicos que serão utilizados (base de isopor, bolas de isopor pequena, média e grande, tinta guache amarela, pincéis, palitos de madeira, cartolina, tesoura, régua e lápis) e explique a atividade que os alunos irão fazer: Agora vocês terão 20 minutos para construir o modelo que vocês planejaram.
Espera-se que os alunos construam um modelo posicionando o Sol, a Terra e a Lua, de tal forma que justifique as diferentes fases lunares. Estimule os alunos a refletir sobre as posições relativas dos astros. Nesta etapa é importante refletir junto a cada grupo sobre a posição da Lua cheia, já que a órbita da Lua em torno da Terra está inclinada 5° em relação à órbita da Terra em torno do Sol. Caso os alunos coloquem a Lua no mesmo plano que o Sol e a Terra, indague sobre a possibilidade de a Terra fazer sombra na Lua (fenômeno denominado de eclipse) e como seria possível a Lua receber os raios solares, sem que a Terra faça sombra nela. Outra pergunta importante para que o grupo possa refletir é se a fase da Lua nova pode ser vista durante a noite.
Durante a construção do modelo peça para que um aluno de cada grupo visite os outros grupos e discuta formas de construção do modelo.
Materiais necessários: Base de isopor, bolas de isopor pequena, média e grande, tinta guache amarela, pincel, palitos de madeira, cartolina,
tesoura, régua e lápis.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que um dos integrantes de cada grupo mostre o modelo desenvolvido e explique sobre como o grupo pensou nas posições relativas do Sol,
da Terra e da Lua para explicar as fases lunares. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos com perguntas, por exemplo: Alguém fez diferente? Qual grupo precisou mudar o esquema do planejamento durante a construção do modelo? Como vocês perceberam que ocorre a fase da Lua cheia? E a Lua nova, será que ela é visível durante a noite?
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Acesse a animação disponível no site https://www.khanacademy.org/partner-content/nasa/measuringuniverse/spacemath1/p/animate-phases-of-the-moon. Inicie a animação e reflita com os alunos sobre as posições que os astros ocupam em relação às fases da Lua. A parte superior esquerda da animação exibe a observação do Sol e da Lua a partir do observador na Terra, marcado pelo ponto vermelho. Nesta animação é possível arrastar a Lua e o observador na Terra. Peça para que os alunos escolham uma posição para a Lua e para o observador na Terra e reflitam sobre a fase da Lua. Caso a escola não possua computador com acesso à internet, projete ou desenhe no quadro o esquema do arquivo Sistematização e suscite as reflexões por meio das perguntas: Quais fases da Lua vocês colocaram em seus modelos? Como podemos visualizar a luz refletida na Lua a partir da observação na Terra e fora dela? Qual posição da Lua nova? Vocês acham que é possível vê-la durante a noite? Suscite, também, a discussão entre os alunos sobre como eles fizeram para representar a fase Lua cheia.
Finalize a discussão organizando um texto coletivo, no próprio computador com as informações geradas pelas reflexões dos alunos. Solicite que os alunos, após validarem o texto coletivo, façam correções, se necessário. Também, é interessante combinar com a turma a publicação do texto coletivo, junto com a foto do modelo que eles fizeram em um site da escola. Se a escola não possuir computador, construa o texto no quadro e, após corrigido, peça para que ele seja copiado para o caderno.
Alternativamente, se julgar conveniente, apresente aos alunos o texto sobre as fases da Lua que está disponível no arquivo Sistematização.
Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm
Materiais Complementares
Os contextos utilizados nas aulas podem servir de inspiração para quem está produzindo adaptações de conteúdo para a educação online. É importante ressaltar que atividades práticas devem ser possíveis de serem realizadas com os materiais que estão disponíveis em casa, evitando a saída para a compra de materiais.
As tecnologias digitais podem ser aliadas neste processo, pois oferecem oportunidade es experimentação virtual por meio do uso de simuladores digitais.
Um bom banco de dados com estes recursos é o https://phet.colorado.edu/pt_BR/, com diversas possibilidades em português.
Para os anos finais, atividades de leitura e discussão de texto podem ser realizadas por meio de recursos digitais.
Os simuladores são ferramentas ideais para este segmento.
Os estudantes podem explorar os vídeos e contextos das aulas e criar materiais que possam ajudar a organizar as aprendizagens, como mapa mental, a construção de infográficos e outros materiais que possam ser construídos com mediação de recursos digitais.
Também podemos aproveitar para promover a leitura de textos científicos adequados para a idade, na busca de informações por meio de roteiros de investigação, com questões norteadoras para estimular o levantamento de dados e a argumentação, para promover o letramento científico.
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Explicar as posições relativas do Sol, da Terra e da Lua na formação das fases lunares, por meio da construção de um modelo.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Hederson Vinicius de Souza
Mentor: Marcus Vinicius da Silva
Especialista: Leandro Holanda