Apolo 11 - contextualização - Fases lunares e os eclipses na missão espacial
Plano de Aula
Plano de aula: Fases lunares e os eclipses na missão espacial
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, será finalizada a sequência de aulas que envolvem a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12). Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que o tema da presente aula está ligado ao da aula anterior “A órbita da Lua, os eclipses e a translação ao redor do Sol - CIE8_10TU09” e retoma os assuntos desenvolvidos em toda a habilidade. Portanto, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre como ocorrem as fases lunares e os eclipses para que, durante a aula, possam explicar e relacionar as posições relativas entre o Sol, a Terra e a Lua com as fases lunares e os eclipses, superando os desafios propostos na presente aula. Por meio desta aula, também, será possível avaliar o desenvolvimento da habilidade e a compreensão dos conteúdos que envolvem as fases lunares e os eclipses.
Materiais necessários para a aula: Sucatas (exs:. tampinhas, isopor, palitos de madeira, entre outros).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão planejar a realização de uma missão espacial com dois objetivos: Estudar o lado oculto da Lua e os eclipses. Para isso eles deverão relacionar e explicar as posições relativas entre o Sol, a Terra e a Lua, utilizando objetos ou sucatas, para que os objetivos da missão tenham êxito.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO