Roteiro para construção do modelo - Mão na Massa
Plano de Aula
Plano de aula: As fases da Lua e os eclipses solar e lunar
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas dependem de aulas anteriores e terão continuidade em aulas subsequentes. O tema da presente aula é melhor desenvolvido em conjunto com os temas das aulas: eclipse solar (CIE8_10TU06), eclipse lunar (CIE8_10TU07), as fases da Lua e os eclipses solar e lunar (presente aula) e a frequência dos eclipses - órbita da Lua e a translação ao redor do Sol (CIE8_10TU09). Para esta aula, espera-se que os alunos possuam conhecimentos prévios a respeito das fases lunares e os eclipses lunares e solares.
Para saber mais sobre o assunto acesse: https://www.youtube.com/watch?v=fSR4r1HlSJQ e https://www.youtube.com/watch?v=_bVdj_uViTg
Materiais necessários para a aula: Impressão das fases da Lua, prato de papelão ou isopor, pedaço de papelão, bolinha de isopor média ou de papel, folha de papel sulfite, base de isopor ou papelão, tachinhas, fita adesiva, tesoura e lanterna.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão relacionar as fases da Lua com os eclipses solar e lunar, explicando a ocorrência desses dois eventos.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, escreva no quadro o título e o subtítulo das notícias indicando suas fontes. Revele aos alunos que a leitura dos títulos e subtítulos das notícias irá possibilitar a reflexão sobre as fases da Lua e os eclipses solar e lunar, pois essa leitura fornecerá pistas importantes sobre o tema da aula.
Leia o título da primeira notícia disponível no site da revista Exame: “Eclipse transforma dia em noite e deixa americanos deslumbrados”. Faça algumas reflexões e antecipações com os alunos através das perguntas: O eclipse ocorreu em qual período do dia? Que tipo de eclipse é tratado na notícia? Em que fase a Lua poderia estar naquele momento? O que vocês acham que poderia ter deixado os americanos deslumbrados? Leia o subtítulo “A temperatura caiu, os pássaros se acalmaram, os grilos cantaram e as estrelas apareceram no meio do dia” e reflita: Como vocês explicariam o motivo dessas ocorrências descritas no subtítulo da reportagem?
Da mesma, forma leia o título da outra notícia disponível no site da Revista Scientific American Brasil: “Eclipse lunar pode ser visto nesta madrugada”. Faça as seguintes reflexões: Em qual período do dia ocorreu esse eclipse? Quais diferenças vocês conseguem perceber entre esses dois eventos? Em que fase a Lua poderia estar naquele momento?
Para saber mais sobre o tema da aula acesse: http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.html
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Em quais fases da Lua ocorrem os eclipses lunar e solar?” e relatem suas percepções acerca desses dois eventos. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Oriente os alunos que, nesta aula, eles irão explicar e relacionar as fases da Lua com os eclipses solar e lunar através de um modelo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, três alunos e explique para a turma que eles irão explicar e relacionar as fases da Lua com os eclipses solar e lunar e, para isso irão construir um modelo. Oriente os alunos que a construção do modelo ocorrerá em duas etapas: Na primeira etapa eles irão identificar as fases da Lua e, na segunda etapa, irão identificar os eclipses, relacionando-os às fases lunares. Apresente os materiais que serão utilizados: Prato de papelão ou isopor, pedaço de papelão, bolinha de isopor média ou de papel, folha de papel sulfite, base de isopor ou papelão, tachinhas, fita adesiva, tesoura e lanterna. Caso a escola não possua algum desses materiais, peça para que os alunos tragam para a aula esses materiais ou equivalentes. Imprima as fases da Lua do arquivo “Fases da Lua - Mão na Massa - CIE8_10TU08”, recorte na linha pontilhada e entregue para os grupos, para que eles recortem, nomeiem e fixem na base de isopor a representação da fase da Lua vista a partir da Terra. O preenchimento da atividade deve ser feita de acordo com o arquivo “Resolução das fases da Lua - mão na massa - CIE8_10TU08”. Caso não seja possível fazer a impressão, peça para os alunos desenharem as fases da Lua em uma folha de sulfite, recortando-as para fixar na base de isopor.
Oriente os alunos na construção do modelo da seguinte forma: Vocês irão recortar o fundo do prato de papelão e fixá-lo sobre a base de isopor utilizando tachinhas. Na borda do prato vocês irão fixar, com fita adesiva, uma tira de papelão com uma pequena bolinha de papel sulfite em sua extremidade, que representará a Lua. Posteriormente, vocês irão colocar a borda do prato em seu fundo que foi fixado na base do isopor. Reparem que, como foi recortado de seu fundo, agora a borda pode ser girada. Posicione a lanterna, que representará o Sol, em um dos lados desse sistema e gire a borda do prato e através das suas observações identifique as fases da Lua, como se a Terra estivesse posicionada no centro do fundo do prato, fixando na base de isopor a figura da fase da Lua correspondente. Para essa etapa vocês terão 15 minutos.
Utilize o roteiro disponível no arquivo “Roteiro para construção do modelo - Mão na Massa - CIE8_10TU08” para orientá-lo durante a mediação da construção do modelo junto aos alunos. Repare que, para a construção desse modelo, os alunos terão outros desafios a serem superados, como o equilíbrio da borda do prato para que ela não levante ou o modo e o comprimento da tira de papel para que se adeque ao propósito da explicação. Por isso, prefira mediar os alunos na construção do modelo, de forma que eles superem esses desafios, ao invés de mostrar o roteiro de construção para eles.
Nesse momento apague as luzes da sala, para uma melhor visualização da reflexão da luz da lanterna na bolinha de papel. É importante, nesse momento, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: Vocês se lembram da aula sobre as fases da Lua? Ao girar a borda do prato e observar a reflexão da luz da lanterna na bolinha de papel, qual posição ocorrerá cada fase da Lua, inferindo que a Terra estivesse posicionada no centro do fundo do prato?
Materiais necessários: Impressão das fases da Lua, prato de papelão ou isopor, pedaço de papelão, bolinha de isopor média ou de papel, folha de papel sulfite, base de isopor ou papelão, tachinhas, fita adesiva, tesoura e lanterna.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Ainda em grupo, explique a segunda etapa: Agora que vocês identificaram as fases da Lua, é hora de relacionar as fases lunares aos eclipses solar e lunar, explicando como ocorrem através das suas observações. Para isso, peguem a bolinha de isopor média e posicione no centro do fundo do prato de forma que fique alinhada com a bolinha de papel-Lua e a luz da lanterna-Sol. Gire a borda do prato para posicionar a bolinha-Lua, simulando os eclipses solares e lunares. Façam suas anotações, elas serão importantes para posterior discussão. Para essa etapa vocês terão 10 minutos.
Neste momento oriente aos alunos com as perguntas reflexivas: Vocês se lembram da aula sobre eclipse? Quais eram as posições dos astros em cada um dos eclipses? Vocês conseguem perceber as sombras em ambos os eclipses? Em que fase da Lua ocorrem os eclipses que vocês estão observando? Os eclipses sempre ocorrerão nas mesmas fases lunares? Por quê?
Materiais necessários: Impressão das fases da Lua, prato de papelão ou isopor, pedaço de papelão, bolinha de isopor média ou de papel, folha de papel sulfite, base de isopor ou papelão, tachinhas, fita adesiva, tesoura e lanterna.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo explique que relação existe entre as fases da Lua e os eclipses solar e lunar e como eles explicariam as fases da Lua e os eclipses. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: Que relação vocês observaram que existe entre as fases da Lua e os eclipses? Pode haver eclipses durante a fase da Lua quarto crescente ou quarto minguante? Por quê? Em que fases da Lua podem ocorrer os eclipses solar e lunar?
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Retome a Questão disparadora e construa, no quadro, um esquema semelhante ao mostrado no slide, considerando as anotações e discussões dos alunos durante a atividade. Oriente os alunos que o esquema é semelhante ao modelo que eles fizeram para explicar e relacionar as fases da Lua com os eclipses. Suscite as reflexões por meio das perguntas: O esquema mostra qual eclipse? Qual fase da Lua vocês identificaram quando os astros estavam nessa posição? Preencha o quadro com a fase da Lua encontrada por eles (Cheia). Elabore, coletivamente, um breve texto explicando a relação entre o eclipse lunar e a fase Lua cheia. Se necessário, utilize o texto disponível no arquivo “Modelo do texto coletivo - Sistematização - CIE8_10TU08” como modelo, para que possa mediar a construção do texto coletivo.
É possível que algum aluno pergunte o porquê do eclipse lunar não ocorrer em todas as Luas cheias. Neste caso, oriente o aluno que o plano da órbita da Lua está inclinado de, aproximadamente, 5° em relação ao plano da órbita da Terra e que, durante a translação em torno do Sol, período que leva um ano, há momentos em que a Lua fica alinhada com o Sol e a Terra, gerando os eclipses. Esse tema será abordado na aula “A frequência dos eclipses - órbita da Lua e a translação ao redor do Sol (CIE8_10TU09)”.
Após elaborar, coletivamente, o texto explicativo, peça para que os alunos validem o texto, verificando possíveis incoerências e se ele está de acordo com o observado no modelo e em suas anotações.
Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Da mesma forma, construa, no quadro, um esquema semelhante ao mostrado no slide, considerando as anotações e discussões dos alunos durante a atividade, orientando os alunos que o esquema é semelhante ao modelo que eles fizeram para explicar e relacionar as fases da Lua com os eclipses. Suscite as reflexões por meio das perguntas: Agora, o esquema está evidenciando qual eclipse? Qual fase da Lua vocês identificaram quando os astros estavam nessa posição? Preencha o quadro com a fase da Lua encontrada por eles (Nova). Pergunte, ainda, o porquê não ocorrem eclipses durante as fases Quarto minguante ou quarto crescente. Também, elabore, coletivamente, um breve texto explicando a relação entre o eclipse lunar e a fase Lua cheia. Se necessário, utilize o texto disponível no arquivo “Modelo do texto coletivo - Sistematização - CIE8_10TU08” como modelo, para que possa mediar a construção do texto coletivo.
Após elaborar, coletivamente, o texto explicativo, peça para que os alunos validem o texto, verificando possíveis incoerências e se ele está de acordo com o observado no modelo e suas anotações.
Retome a questão disparadora com os alunos e verifique se os textos produzidos respondem a pergunta “Em quais fases da Lua ocorrem os eclipses lunar e solar?” e se eles explicam a relação entre as fases da Lua e os eclipses solar e lunar. Peça para que registrem o texto coletivo em seus cadernos.
Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm
Roteiro para construção do modelo - Mão na Massa
Resolução das fases da Lua - Mão na massa
Modelo do texto coletivo - Sistematização
Fases da Lua - Mão na Massa
Os contextos utilizados nas aulas podem servir de inspiração para quem está produzindo adaptações de conteúdo para a educação online. É importante ressaltar que atividades práticas devem ser possíveis de serem realizadas com os materiais que estão disponíveis em casa, evitando a saída para a compra de materiais.
As tecnologias digitais podem ser aliadas neste processo, pois oferecem oportunidade es experimentação virtual por meio do uso de simuladores digitais.
Um bom banco de dados com estes recursos é o https://phet.colorado.edu/pt_BR/, com diversas possibilidades em português.
Para os anos finais, atividades de leitura e discussão de texto podem ser realizadas por meio de recursos digitais.
Os simuladores são ferramentas ideais para este segmento.
Os estudantes podem explorar os vídeos e contextos das aulas e criar materiais que possam ajudar a organizar as aprendizagens, como mapa mental, a construção de infográficos e outros materiais que possam ser construídos com mediação de recursos digitais.
Também podemos aproveitar para promover a leitura de textos científicos adequados para a idade, na busca de informações por meio de roteiros de investigação, com questões norteadoras para estimular o levantamento de dados e a argumentação, para promover o letramento científico.
As fases da Lua e os eclipses solar e lunar
8º Ano
Objetivos de aprendizagem
Explicar e relacionar as fases da Lua com os eclipses solar e lunar.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Professor-autor: Hederson Vinicius de Souza
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas dependem de aulas anteriores e terão continuidade em aulas subsequentes. O tema da presente aula é melhor desenvolvido em conjunto com os temas das aulas: eclipse solar (CIE8_10TU06), eclipse lunar (CIE8_10TU07), as fases da Lua e os eclipses solar e lunar (presente aula) e a frequência dos eclipses - órbita da Lua e a translação ao redor do Sol (CIE8_10TU09). Para esta aula, espera-se que os alunos possuam conhecimentos prévios a respeito das fases lunares e os eclipses lunares e solares.
Para saber mais sobre o assunto acesse: https://www.youtube.com/watch?v=fSR4r1HlSJQ e https://www.youtube.com/watch?v=_bVdj_uViTg