Plano de aula: O eclipse solar

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. O tema da presente aula inicia a sequência de aulas envolvendo os eclipses: eclipse solar, eclipse lunar (CIE8_10TU07), as fases da Lua e os eclipses solar e lunar (CIE8_10TU08) e a frequência dos eclipses - órbita da Lua e a translação ao redor do Sol (CIE8_10TU09). Para esta aula, espera-se que os alunos possuam conhecimentos prévios a respeito das fases lunares e o movimento da Lua ao redor da Terra. Para saber mais sobre o assunto, acesse: http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm.

Materiais necessários para a aula: Folhas de papel sulfite, bolinhas de isopor pequena, palitos de madeira, tesouras e lanternas.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão compreender como ocorre o eclipse solar através da investigação da projeção de uma sombra.