Leitura Complementar - Sistematização - O eclipse solar
Plano de Aula
Plano de aula: O eclipse solar
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. O tema da presente aula inicia a sequência de aulas envolvendo os eclipses: eclipse solar, eclipse lunar (CIE8_10TU07), as fases da Lua e os eclipses solar e lunar (CIE8_10TU08) e a frequência dos eclipses - órbita da Lua e a translação ao redor do Sol (CIE8_10TU09). Para esta aula, espera-se que os alunos possuam conhecimentos prévios a respeito das fases lunares e o movimento da Lua ao redor da Terra. Para saber mais sobre o assunto, acesse: http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm.
Materiais necessários para a aula: Folhas de papel sulfite, bolinhas de isopor pequena, palitos de madeira, tesouras e lanternas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão compreender como ocorre o eclipse solar através da investigação da projeção de uma sombra.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, desenhe no quadro a imagem publicada pela Nasa juntamente com o texto. Caso a escola possua computador com internet, clique na imagem para visualizá-la em movimento ou acesse ao site da Nasa que originou a postagem no Twitter <https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2017/nasas-sdo-spots-a-lunar-transit>. É importante salientar que a duração do movimento da Lua ocultando parte do Sol, mostrada na imagem divulgada pela Nasa, foi de aproximadamente 45 minutos. Explique para os alunos que a imagem mostrada no slide foi divulgada pela Nasa, através do Twitter, informando que a espaçonave da Nasa, próxima da Terra, estava gravando imagens em ultravioleta do Sol, quando a Lua ocultou parte do Sol, como se estivesse fazendo uma “photobomb” ou fotobomba. Pergunte aos alunos se eles conhecem essa palavra. Caso não conheçam, revele que se refere a algo ou alguém que aparece no meio de uma cena que está sendo fotografada ou filmada de forma intrusa, só para sacanear. Através da visualização da imagem suscite a reflexão da turma: O que vocês acham que aconteceu na imagem? Qual a posição da Lua para ela aparecer dessa forma na imagem?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “O que acontece quando a Lua oculta o Sol?” e relatem o que eles acham que ocorre quando a Lua oculta o Sol? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Observe que na pergunta não há menção sobre o local do observador, ou seja, se o observador está na Terra ou fora dela, portanto, é possível que algum aluno revele que a Lua fará sombra na Terra (observador fora da Terra) ou vai “atrapalhar” a visualização do Sol (observador na Terra), retomando a contextualização. Explique aos alunos que eles irão investigar o que acontece quando a Lua oculta o Sol através de uma prática.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de pelo menos três alunos e explique para a turma que serão realizadas duas atividades diferentes. Nesta primeira etapa, eles irão investigar a projeção da sombra de uma bolinha de isopor em um papel sulfite feita com a lanterna. Adiante que a sala deverá ficar escura (com as luzes apagadas) para uma melhor visualização da sombra. Distribua para os grupos os materiais básicos que serão utilizados: bolinha de isopor pequena, que representará a Lua, palitos de madeira, como suporte para a bolinha-Lua, e lanterna, que representará o Sol. Caso a escola não possua esses materiais, eles podem ser substituído por, respectivamente, qualquer esfera pequena e opaca, lápis para segurar a esfera, que pode ser fixada com fita adesiva e a luz do celular, luminária ou afins. Explique a atividade que os alunos irão fazer: “Vocês irão utilizar o palito para segurar a bolinha de isopor. Posteriormente, vocês irão analisar como é a projeção da sombra da bolinha de isopor na folha de papel, utilizando a lanterna. Verifiquem se na sombra aparece partes mais escuras e mais claras de acordo com a distância da bolinha de isopor na folha de papel, marcando as posições que ocorrem na folha. Façam anotações sobre suas observações, elas serão importantes para discutirmos posteriormente. Vocês terão 15 minutos para fazer essa etapa”. Nessa etapa, desligue as luzes da sala para uma melhor visualização da sombra na folha. É importante, nesse momento, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: “Como vocês estão percebendo que ocorre com a sombra quando a bolinha se afasta da folha de papel? Vocês conseguem identificar uma parte mais clara próxima a borda e outra mais escura no centro?”
Materiais necessários: Bolinhas de isopor pequenas, palitos de madeira, tesouras e lanternas.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Ainda em grupo, explique a segunda etapa: “Agora que vocês puderam perceber como é a sombra de uma bolinha de isopor na folha de papel, vocês irão investigar como a sombra é formada, vendo por trás dessa folha. Para isso, vocês irão utilizar a tesoura para fazer três furos na folha de papel de acordo com as marcações feitas na etapa anterior, em que vocês identificaram a parte mais clara e a mais escura, além de fazer um outro furo que ficará fora da sombra projetada. Posteriormente, um aluno irá segurar a lanterna, o outro a bolinha de isopor e o outro a folha de papel. O aluno com a bolinha deverá posicioná-la a uma distância cuja a parte mais escura da sombra da bolinha ou seu centro fique posicionada em um dos furos, a parte mais clara ou a margem da sombra ficará posicionada em outro e, fora da sombra projetada, deverá ficar posicionado o outro furo. O aluno com a folha deverá visualizar em cada um dos furos e esquematizar como ele vê a bolinha de isopor e a lanterna emitindo a luz através dos três furos. Cada aluno deverá revezar as posições, de modo que todos visualizem e esquematizem suas observações nos furos. Vocês terão 20 minutos para concluir as observações e os esquemas”. Neste momento, é importante passar pelos grupos para orientar as posições que os alunos devem ficar para que a sombra fique alinhada de acordo com as explicações. Para esta etapa não utilize a observação direta do Sol para substituir a luz da lanterna, pois é extremamente perigoso olhar o Sol diretamente, e qualquer exposição acima de 15 segundos pode danificar permanentemente o olho!
Materiais necessários: Bolinhas de isopor pequenas, palitos de madeira, tesouras e lanternas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo explique como ficaram as sombras nas diversas distâncias e o que foi percebido quando eles olharam através dos furos na folha de papel. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: ”O que vocês perceberam que ocorre com a sombra da bolinha de isopor projetada na folha de papel nas diferentes distâncias da bolinha em relação ao papel? Vocês conseguiram perceber uma parte mais clara e outra mais escura na sombra? O que vocês observaram quando olharam através dos furos na folha de papel nas diferentes posições da sombra?”
Sistematização
Orientações: Retome a questão disparadora exiba o vídeo Eclipse solar total. Nele, será explicado sobre a sombra da Lua na Terra e a visualização do eclipse total e parcial. Se na escola não for possível a exibição do vídeo, alternativamente, utilize o arquivo Sistematização - CIE8_10TU06, imprimindo uma cópia e mostrando as imagens do arquivo. Se houver algum aluno com deficiência visual, utilize o roteiro disponível no arquivo Eclipse e sombra para sentir - CIE8_10TU06 para confeccionar materiais para que o aluno possa sentir o que ocorre durante um eclipse. Suscite as reflexões para que os alunos possam explicar como ocorre o eclipse solar e a sombra que a Lua faz na Terra durante esse eclipse através das perguntas: “O que vocês podem inferir sobre o investigação que vocês fizeram e o eclipse solar? Em qual dos furos vocês acham que representa o eclipse total? E o parcial? Um observador na Terra que não se encontra na sombra que a Lua faz na Terra conseguirá ver o eclipse? Em qual dos furos essa observação está representada? O que acontece, então, quando a Lua oculta o Sol?”. Durante as reflexões com os alunos é importante inserir ou retomar os termos científicos, como a órbita da Lua, movimento de revolução, eclipse solar, entre outros. Posteriormente, construa um texto coletivo com os alunos sobre o eclipse, se necessário, leia o arquivo Sistematização - CIE8_10TU06 para a turma e, coletivamente, elaborem um texto no quadro. Após concluir a construção do do texto no quadro, solicite aos alunos que, após validarem o texto coletivo, transfira-o para o caderno. Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm.
Materiais Complementares
Os contextos utilizados nas aulas podem servir de inspiração para quem está produzindo adaptações de conteúdo para a educação online. É importante ressaltar que atividades práticas devem ser possíveis de serem realizadas com os materiais que estão disponíveis em casa, evitando a saída para a compra de materiais.
As tecnologias digitais podem ser aliadas neste processo, pois oferecem oportunidade es experimentação virtual por meio do uso de simuladores digitais.
Um bom banco de dados com estes recursos é o https://phet.colorado.edu/pt_BR/, com diversas possibilidades em português.
Para os anos finais, atividades de leitura e discussão de texto podem ser realizadas por meio de recursos digitais.
Os simuladores são ferramentas ideais para este segmento.
Os estudantes podem explorar os vídeos e contextos das aulas e criar materiais que possam ajudar a organizar as aprendizagens, como mapa mental, a construção de infográficos e outros materiais que possam ser construídos com mediação de recursos digitais.
Também podemos aproveitar para promover a leitura de textos científicos adequados para a idade, na busca de informações por meio de roteiros de investigação, com questões norteadoras para estimular o levantamento de dados e a argumentação, para promover o letramento científico.
8º Ano
Objetivos de aprendizagem
Explicar como ocorre o eclipse solar e a sombra que a Lua faz na Terra durante esse eclipse.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Hederson Vinicius de Souza
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda