Plano de aula: A órbita elíptica da Lua e a Lua cheia no perigeu (superlua)

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo: “(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. O tema da presente aula está intimamente ligado ao da próxima aula (CIE8_10TU05): A face oculta da Lua. Para a presente aula, é necessário que os alunos já consigam explicar como ocorrem as fases lunares, tema desenvolvido na aula anterior (CIE8_10TU03). É importante salientar que o termo “superlua” é uma denominação popular para se referir à lua cheia no perigeu.

Materiais necessários para a aula: Folhas de papel de descarte, arame flexível, alicate, fita adesiva e palito de madeira.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar e explicar como é a órbita da lua e como se dá ocorrência da superlua. Comente também que o termo “superlua” é uma denominação popular, divulgada pela mídia, e que refere-se a um determinado posicionamento da lua em sua órbita. Comente também que o termo mais específico e mais correto, do ponto de vista da astronomia, é lua cheia no perigeu.