Plano de aula: A órbita da Lua, os eclipses e a translação ao redor do Sol

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e o tema da presente aula está intimamente ligado à aula anterior: As fases da Lua e os eclipses solar e lunar (CIE8_10TU08). Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre como ocorrem as fases lunares, sobre os eclipses e a órbita elíptica da Lua. Também é importante salientar que, durante a aula, é preciso resgatar o conhecimento prévio dos alunos a respeito da translação que foi desenvolvido através da habilidade EF06CI14. Assim, através dessa aula os alunos poderão inferir a periodicidade dos eclipses através da investigação do movimento da órbita da Lua durante a translação ao redor da Terra.

Materiais necessários para a aula: Bambolê, folha de papel sulfite, fita adesiva e bola vinil grande.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão investigar o movimento da órbita da Lua durante a translação ao redor do Sol, inferindo a periodicidade dos eclipses.