Plano de aula: A face oculta da Lua

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fases da lua e eclipses

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo (EF08CI12). Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes, as quais abordarão o tema eclipse - CIE8_10TU06 e CIE8_10TU07. O tema da presente aula está ligado à aula anterior: A órbita elíptica da Lua e a Lua cheia no perigeu (superlua) (CIE8_10TU04). Para esta aula, é necessário que os alunos já tenham compreendido como ocorrem as fases lunares e o movimento de revolução da Lua ao redor da Terra, que também pode ser chamado de translação ao redor da Terra. O tema da presente aula é importante para que o aluno consiga explicar o motivo pelo qual vemos apenas uma das faces da Lua, com base na observação da Terra, e constatar que a Lua é igualmente iluminada pelos raios solares durante toda sua trajetória de revolução ao redor da Terra.
Materiais necessários para a aula: Bolinhas de isopor grande, média e pequena, palitos de madeira para suporte de ambas as bolinhas.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão entender por que existe uma lado que é oculto por meio da investigação dos movimentos de rotação e revolução da Lua.