Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças climáticas e o ciclo da água

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este é um conjunto de duas aulas, de 50 minutos cada uma, com foco na biodiversidade e nas mudanças climáticas. Ao integrar a IA nesse processo, os estudantes poderão organizar, visualizar e compreender melhor os fenômenos ambientais, desenvolvendo uma maior conscientização sobre questões ecológicas. Os estudantes utilizarão ferramentas de IA para interpretar grandes conjuntos de dados sobre a biodiversidade e mudanças climáticas. A IA ajudará a organizar, analisar e visualizar os dados, facilitando a interpretação de fenômenos biológicos e ambientais. Além disso, na segunda aula, serão capazes de propor soluções para as mudanças climáticas e para a conservação ambiental usando ferramentas de IA.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.

    Projetor multimídia.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

  • Materiais diversos:
    Aula 01: Cards com as palavras: BIODIVERSIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, INTERVENÇÕES HUMANAS. Podem ser impressas ou escritas em folha de papel A4.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Clima

Objetivos de aprendizagem

  • Organizar dados sobre fenômenos ambientais em forma de gráficos para explicar questões ecológicas relacionadas às mudanças climáticas.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

9. Empatia e cooperação.

10. Responsabilidade e cidadania.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Avançado
doubts

Acesse

Materiais Adicionais - aula 01

Materiais Adicionais - aula 02

Bibliografia

  • ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: Penso.

  • WILSON, Edward Osborne. Biodiversidade. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.

  • BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula. Porto Alegre: Penso.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF08CI16 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS