Plano de aula: A relação dos povos indígenas da américa com a terra antes da colonização

Plano 6 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI08), de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante se você levasse lápis grafite e folhas em branco para a atividade final, também seria legal ter em mãos lápis de cor para os alunos.

Material complementar:

Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.

Trecho 1: Diego de Landa, Relación de las cosas de Yucatán. In: MORLEY, S. G., La civilización maya, Fondo de Cultura Econômica, p. 200.

A obra La relación de las cosas de Yucatán é um manuscrito datado de 1566 escrito pelo bispo espanhol Diego de Landa. O texto foi escrito como um registro da vida cotidiana e da cultura dos mayas yucatecas no momento da conquista. A obra tinha o propósito de ajudar os novos evangelizadores a cumprir sua tarefa de maneira mais eficiente.

Trecho 2: Vidas de duro labor e alegre diversão. In: Civilizações perdidas. Rio de Janeiro: abril, 1998, p. 126

O trecho “Vidas de duro labor e alegre diversão” vem de uma coleção, da Editora Abril, feita na década de 90. A intenção da obra era contar como viviam as antigas civilizações, neste caso o recorte é do livro Império inca.

Trecho 3: Revista Ameríndia, vol. 12. Dez 2012, pg7.

O trecho foi retirado de uma publicação da Revista Ameríndia, nomeada Revista Ameríndia – História, cultura e outros combates. Periódico criado em 2006, pelo Departamento de História da Universidade Federal do Paraná. A intenção da revista é tratar da história da América em suas diferentes temporalidades. O trecho específico foi retirado do periódico nº 12, de dezembro de 2012. O artigo desta publicação é intitulado “Mecanismos e o processo de conquista e colonização da américa indígena”, escrito por: Lauren Waiss da Rosa, Natalia Devitte e Neli Galarce Machado.

Documento com todos os textos:

Como adequar à sua realidade: Este plano fala sobre o uso de terras e as diferentes relações entre os povos nativos americanos e os europeus colonizadores como também um pouco sobre as relações dos alunos e suas famílias com a terra. Se você, professor, for de uma região do Brasil onde exista uma grande área rural próxima à escola, você pode fazer relações com o uso atual da terra em sua região. Por exemplo, se você for do Centro-Oeste do Brasil, seria interessante pontuar sobre a questão agropecuária e das grandes plantações de soja regionais, entre outras coisas.
Em todo o Brasil, este plano também pode ser utilizado para discutir a questão da posse de terras.

Para saber mais: Disponibilizamos aqui um Glossário com alguns termos usados nos documentos para auxiliar no desenvolvimento da aula.

Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DXXYv7ubeAN8aeGv4qMjUsuYE4rBPRcdb6m9zXDMys2zrsEuSe9yGJSZbJ6S/glossario.pdf

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender qual a relação das civilizações ameríndias com a terra antes da conquista e a diferença entre as visões da mesma entre a população nativa e os espanhóis.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência