Plano de Aula

Plano de aula: A noção cíclica de mundo ameríndia e sua maneira de marcar o tempo

Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante se você levasse lápis grafite e folhas em branco para a atividade final, também seria legal ter
em mãos lápis de cor para os alunos.

Material complementar:

Trecho 1: GENDROP, Paul. – A civilização maia. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1998. P.29 (Inspiração cíclica na observação do cosmo)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nE626cYZ6BRPqhCQpAHJEtbaQEWnU6hDFNhzWJ3uNkHr9tzVWyYRYfrGk3uP/trecho-1.pdf

Trecho 2: GENDROP, Paul. – A civilização maia. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1998. P.29 (Explicação da contagem dos calendários)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/752ZDzkZesMdPGpfJGEV6Sxcs5pRst7vQXDjxTH4YbzGFwRTNh3WRfJJ5hd6/trecho-2.pdf

Trecho completo sem recortes:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxr4ZrNQA9eJucyfg8AAGzYHW3xj46KXJn3eNute9vmmp8DXPcp28SQA46ez/texto-integral.pdf

Imagem 1: Calendário de pedra encontrado durante a restauração da praça central do méxico, 1790.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jhgsExuJTfy5pxPgJ76UfKcWhudhhvN44h5vf4wuNsbZpWycDFamRD6ysaCf/imagem-1-calendario.pdf

Imagem 2: Exemplo do calendário maia, conhecido como Tzolkin, que marca 260 dias

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8PP5gBFD3qj5Fuqm7bjncpUq5XCUtwHsrEAwDSaCAgJFtbjvGGdXxxxfgwu/imagem-2-exemplo-do-calendario-maia.pdf

Imagem 3: Exemplo da junção dos dois calendários, marcando o ciclo de 52 anos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5EjPNVSprEqA8tMS3s3ggvDTmy6XTRHHkZ3yNpZcdrHPpvGCDngx736QrfdT/imagem-3-exemplo-do-calendario-haab-que-marca-os-365-dias.pdf

Imagem 4: Exemplo do calendário maia de 52 anos, composto da união do Tzolkin com o Haab'.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AnAtAYhT6PZNjnur7cMqvdjzKMby5Tzmqhxg2CHHkCaQBvtAD2TsrYYAyPKr/imagem-4-exemplo-do-calendario-maia-de-52-anos.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hAeCtMFuGsArWTE5VTeAkFKmXKRFnE3EDW7jjF5CVMdsY3DN9hTdBw88PU5w/todas-as-imagens.pdf

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante que os alunos estejam inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vai ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender qual a relação das civilizações ameríndias com a terra antes da conquista e a diferença entre as visões da mesma entre a população nativa e os espanhóis.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos