Trecho 1: Revista Ameríndia volume 3
Plano de Aula
Plano de aula: O modo de fazer guerra asteca e suas particularidades em relação ao modo de guerra europeu.
Plano 7 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante se você levasse lápis grafite e folhas em branco para a atividade final, também seria legal ter
em mãos lápis de cor para os alunos.
Material complementar:
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.
Trecho 1: Revista Ameríndia volume 3, número 1/2007 GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS Ítalo Costa Bahia.
Trecho 2: Revista Ameríndia volume 3, número 1/2007 GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS Ítalo Costa Bahia
Trecho 3: “O pensamento de Santo Tomás de Aquino (1225-1274) sobre a vida militar, a guerra justa e as ordens militares de cavalaria”, Ricardo da COSTA e Armando Alexandre dos SANTOS - In: BLASCO VALLÈS, Almudena, e COSTA, Ricardo da (coord.). Mirabilia 10. A Idade Média e as Cruzadas
La Edad Media y las Cruzadas The Middle Ages and the Crusades, Jan-Jun 2010, p. 145-157 (ISSN 1676-5818).
Documento com todos os textos:
Imagem 1: Grupo de guerreiros astecas em campo de batalha. Ilustração de Adam Hook / Osprey Publishing Ltd.
Imagem 2: Dois guerreiros astecas lutando sob o templo da Lua, em Tenochtitlán. Ilustração de Adam Hook/Osprey Publishing Ltd.
Imagem 3: Pintura sobre a batalha de Agincourt. séc XV. obra de Enguerrand de Monstrelet
Documento com todas as imagens:
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.
Compreender qual a relação das civilizações ameríndias com a terra antes da conquista e a diferença entre as visões da mesma entre a população nativa e os espanhóis.
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos quais guerras eles conhecem, não precisam ser famosas, mas instigue a curiosidade deles sobre as guerras medievais, fale sobre cavaleiros e armaduras etc. A intenção é que eles pensem, realmente, nas guerras cinemáticas com muitos guerreiros completamente reforçados com armaduras de aço e espadas longas. Você pode direcionar as questões, perguntando a eles sobre guerras medievais, tipos de armadura e arma, alguns jogos que conhecem que incluem este tipo de roupagem dos cavaleiros medievais.
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante essa aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Agora com os alunos já com as imagens em mente, das guerras e dos seus cavaleiros característicos e todo aquele imaginário medieval de armas e armaduras, apresente a eles as imagens a seguir.
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para discutir um pouco estas duas imagens não deixe que se alongue demais a discussão em detalhes externos, como por exemplo
o local específico que representa as imagens. Tente conduzir a discussão dos alunos para alguns outros detalhes, como por exemplo: Que tipo de “armadura” estes homens vestem? Que homens são estes, são europeus ou nativos americanos? Na primeira imagem, as tropas estão perfeitamente alinhadas ou há espaços entre soldados, uma certa distância onde seriam propícios combates individuais, por exemplo? As armas, elas têm corte ou
são armas de contusão? Na segunda imagem, em específico, é um campo de batalha ou é algo parecido como um “ringue” de luta? Para as duas
imagens, levante a questão das cores e desenhos específicos de cada guerreiro.
Imagem 1: Grupo de guerreiros astecas em campo de batalha. Ilustração de Adam Hook / Osprey Publishing Ltd.
Imagem 2: Dois guerreiros astecas lutando sob o templo da Lua, em Tenochtitlán. Ilustração de Adam Hook/Osprey Publishing Ltd.
Documento com todas as imagens:
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para esta imagem, faça as perguntas na mesma linha das imagens anteriores. Que homens são estes? Eles são mais próximos ou mais distantes dos homens que estavam nas guerras citadas na primeira parte da aula? O alinhamento deles, ele tem espaços para movimentações individuais
ou não? E as armas, elas seriam armas de contusão ou armas com corte, mais letais?
Imagem 3: Pintura sobre a batalha de Agincourt. séc XV. obra de Enguerrand de Monstrelet
Documento com todas as imagens:
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Agora com os alunos inteirados das diferenças entre as imagens e, principalmente, nas maneiras de posicionamento, armamento
e “mortalidade” (entre aspas exatamente porque as armas de contusão também são mortais, entretanto, estas eram usadas pelos povos nativos exatamente para se evitar a morte naquele momento, poupando o soldado inimigo para o sacrifício posterior) das armas utilizadas por cada Exército, peça a eles que atentem para os próximos textos.
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para relacionar este texto com as imagens, fale com os alunos um pouco sobre os sacrifícios. Diga a eles que eles tinham um local específico, por ser algo religioso. Portanto, pergunte a eles: Quando estes povos, principalmente o asteca destacado no texto, faziam guerra a intenção era a de dizimar o outro Exército ou também se tinha a intenção de capturar guerreiros adversários desacordados para fazer estes sacrifícios?
Trecho 1: BAHIA, C. I. GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS. Revista Ameríndia. Ceará, volume 3, número 1/2007.
Documento com todos os textos:
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Relacione este texto com o anterior, principalmente depois da questão levantada no último. Pergunte aos alunos, sobre a intenção
que permeava as guerras nativas, sobre a captura de inimigos para sacrifícios e sobre as armas de contusão citadas nas primeiras imagens.
Trecho 2: BAHIA, C. I. GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS. Revista Ameríndia. Ceará, volume 3, número 1/2007.
Documento com todos os textos:
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Sobre este texto, pergunte aos alunos qual a relação dele com os outros dois textos. Sabendo-se que os colonizadores europeus eram cristãos e relacionando com a terceira imagem, sobre a batalha de Agincourt e sobre os armamentos utilizados por eles no encontro com os nativos, e, dado o texto, sobre qual seria a finalidade de uma guerra dos europeus, eles queriam atordoar os inimigos para sacrifícios posteriores ou iriam somente dizimar o outro Exército?
Trecho 3: COSTA, Ricardo da; SANTOS, Armando Alexandre dos. “O pensamento de Santo Tomás de Aquino (1225-1274) sobre a vida militar, a guerra justa e as ordens militares de cavalaria”, - In: BLASCO VALLÈS, Almudena, e COSTA, Ricardo da (coord.). Mirabilia 10. A Idade Média e as Cruzadas La Edad Media y las Cruzadas The Middle Ages and the Crusades, Jan-Jun 2010, p. 145-157 (ISSN 1676-5818).
Documento com todos os textos:
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Sistematização
Tempo sugerido: 19 minutos.
Orientações: Para esta atividade, converse um pouco com os alunos de como seria o desfecho de uma suposta batalha entre estes dois povos e seus Exércitos. As ideias sobre a guerra, a forma de fazer guerra e a finalidade da mesma iriam influenciar neste desfecho?
Peça aos alunos que se juntem em grupos de três ou quatro alunos para esta atividade final.
Sobre o desenho final, diga a eles que não é para ser um desenho extremamente detalhado, mas que é interessante que eles ressaltem os pontos debatidos nas análises anteriores, sobre as armas, posicionamento e finalidade das guerras e, se possível, peça a eles para utilizar cores para destacar os distintos Exércitos.
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Canva, Movavi, Loom.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a visão asteca sobre luta e guerra, e quais suas influências na conquista de seus territórios no século XV.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Chame a atenção dos alunos para o tema que será estudado:
- Qual imagem você faz de uma guerra? Sabe citar alguma? Qual a motivação dela?
Problematização
Disponibilize as imagens dos guerreiros astecas e dos guerreiros europeus da batalha de Agincourt. Os alunos devem observar:
- Quais são os guerreiros ameríndios e europeus?
- O que podemos observar a respeito das vestes?
- Quais diferenças entre os armamentos?
- Algum deles parece ser mais letal? Por que?
- As posições de batalha são semelhantes ou se diferem?
Disponibilize os textos sobre perspectivas astecas e cristãs quanto a Guerra. Algumas questões mais diretas para mediar a análise são :
- Qual era a intenção destes povos ao guerrearem?
- Como a guerra é relacionada com a religião asteca e cristã?
- Qual a diferença de tratamento com os inimigos derrotados?
Os alunos devem responder às questões no caderno ou pelos meios digitais que já fazem uso. Incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções com os colegas por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.
Sistematização
Dê aos alunos algumas opções de como podem representar o pensamento sobre a guerra para astecas e europeus:
- Produção de texto: relato, carta ou notícia.
- Produção de imagem: figurinhas, charges ou memes (podem ser feitos utilizando o Canva, disponível aqui).
- Produção de áudios ou vídeos curtos: reportagem ou vídeo educativo. Caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi - saiba como usá-lo aqui) ou sites gratuitos (Loom - como usá-lo aqui).
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecerem mais a respeito da cultura asteca, assistindo a um curto vídeo educativo animado sobre o deus da Guerra Huitzilopochtli. Oriente-os a ativarem as legendas do vídeo e prestarem atenção às pronúncias do vocabulário de matriz asteca. “Huitzilopochtli, Mitologia del Pueblo del sol”. 04/10/2017. Disponível aqui.
Também podem observar representações deste deus nos códices astecas (registros): “Huitzilopochtli, o principal deus asteca”. Biblioteca Mundial Digital. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Felipe Pedoneze
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.
Objeto(s) de conhecimento: A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI08. Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
Palavras-chave: América pré-colombiana, civilização ameríndia, colonização, guerra, finalidade das guerras.