Reportagem 1
Plano de Aula
Plano de aula: Reivindicações atuais de identidades de povos indígenas da era pré-conquista
Plano 10 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante se você levasse lápis grafite e folhas em branco para a atividade final, também seria legal ter em mãos lápis de cor para os alunos.
Material complementar:
Reportagem 1 - Extermínio dos primeiros povos americanos é explicado pelo DNA
Reportagem 2 - Cientistas buscam origem dos incas em marcas genéticas
Reportagem 3 - Tradição maia se populariza, mas descendentes estão esquecidos
Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=vN38qs8DaOk
Conheça descendentes dos Incas que mantêm uma tradição antiga em SP, equatorianos, seus cabelos, suas artes e o preconceito
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estejam inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula. Compreender a atual relação dos povos que hoje habitam o espaço geográfico onde antigamente hospedava as civilizações ameríndias e a relação de descendência que hoje são reivindicadas. A intenção do plano é fazer com que os alunos pensem nas formas que podem herdar traços, não somente biológicos, de outras civilizações, inclusive as consideradas “extintas”.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO