Plano de Aula

Plano de aula: Reivindicações atuais de identidades de povos indígenas da era pré-conquista

Plano 10 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante se você levasse lápis grafite e folhas em branco para a atividade final, também seria legal ter em mãos lápis de cor para os alunos.

Material complementar:

Trecho 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSXkHUr4vTcbrRpYMbvr4tw25bZz2eNJUnppyZvAN8TpjGBS3Nj8qkyScw7y/reportagem-1.pdf

Reportagem 1 - Extermínio dos primeiros povos americanos é explicado pelo DNA

Trecho 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8d5WnpBfZGKAEHWp4FPVCvtAtvnmtZuf62KsdgXP2EawRvmXXyvmRWcnUDMM/reportagem-2.pdf

Reportagem 2 - Cientistas buscam origem dos incas em marcas genéticas

Trecho 3: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZmpysR2fFqUB7QfVHDBtkD8FU9pfxGyj2dJd28pMhbUjt88wFBNd285kR75Z/reportagem-3.pdf

Reportagem 3 - Tradição maia se populariza, mas descendentes estão esquecidos

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=vN38qs8DaOk

Conheça descendentes dos Incas que mantêm uma tradição antiga em SP, equatorianos, seus cabelos, suas artes e o preconceito

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estejam inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula. Compreender a atual relação dos povos que hoje habitam o espaço geográfico onde antigamente hospedava as civilizações ameríndias e a relação de descendência que hoje são reivindicadas. A intenção do plano é fazer com que os alunos pensem nas formas que podem herdar traços, não somente biológicos, de outras civilizações, inclusive as consideradas “extintas”.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados