Trecho 1
Plano de Aula
Plano de aula: Os códices astecas e a forma ameríndia de contar sua História
Plano 9 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante levar lápis grafite e folhas em branco para a atividade final, também seria legal ter em mãos lápis de cor para os alunos.
Material complementar:
Trecho 1: MARTINS, Eduardo Henrique Gorobets. As histórias mexicas coloniais: concepções de tempo e espaço (1530-1608). 2018, p. 35.
Trecho completo sem recortes:
Imagem 1: Codex Boturini (também conhecido como Tira de la peregrinación), fólio 1. (Como o nome trata, fala sobre a primeira migração dos astecas de sua terra natal, “Aztlan”, em direção a novos territórios.)
Imagem 2: Codex Boturini (também conhecido como Tira de la peregrinación), folio 2. (Aqui, continuando a migração, mostra a população de Mexicas, como os astecas se chamavam, tendo problemas em pontos de migração e continuando a peregrinação a novas terras.)
Documento com todas as imagens:
Para você saber mais: Um Glossário para auxiliar no trecho da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vai ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.
Compreender qual a relação das civilizações ameríndias com a terra antes da conquista e a diferença entre as visões da mesma entre a população nativa e os espanhóis.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: No início desta aula, indague os alunos de que forma eles conhecem a História do país, região ou até pessoal deles. Pergunte se eles usam alguns livros para isto. Após esta indagação, pergunte a eles se eles participam da criação desta História no sentido da profissão de historiador, se eles escrevem esta História ou se ela é apresentada a eles de alguma maneira. A intenção desta discussão é levantar a dúvida nos alunos da maneira de se relacionar com a História e a historiografia, para apresentar a maneira como os astecas construíam e pensavam em História com base nos códices.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento, apresente ao aluno a imagem 1, que é o fólio 2 do Códice Boturini. Este códice se chama Tira de la peregrinación, (Como o nome sugere, trata sobre a primeira migração dos astecas de sua terra natal, “Aztlan”, em direção a novos territórios.) Explique aos alunos que isto é um códice, que é como se fosse um livro de História para os astecas, que é a maneira de como eles contavam a História. Pergunte aos alunos, então, se eles têm ideia de como eram feitos. Quem os fazia? Se era algo como o historiador que temos hoje em dia ou se era feito de uma maneira diferente? E a sua escrita, pergunte a eles se é feita da mesma forma que os livros de História carregam, ou se é diferente. E qual esta diferença? Há aí uma maneira de se interpretar a história de uma maneira diferente da que eles conhecem?
Imagem 1: Codex Boturini (também conhecido como Tira de la peregrinación), fólio 1 (Como o nome trata, fala sobre a primeira migração dos astecas de sua terra natal, “Aztlan”, em direção a novos territórios.)
Documento com todas as imagens:
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Agora, com o primeiro códice já mostrado aos alunos, mostre outro exemplo dele, que é a continuação do códice anterior, este é o folio 2 do mesmo Códice, o Códice Boturini, ou Tira de la peregrinación (Aqui, continuando a migração, mostra a população de Mexicas, como os astecas se chamavam, tendo problemas em pontos de migração e continuando a peregrinação para novas terras.). Continue questionando os alunos sobre a maneira que foram escritos e a maneira de se ler e entender esses códices. Ela seria a mesma que eles usam quando leem um livro de História ou não? E quanto à escrita, é escrito com letras utilizando o alfabeto que conhecemos ou só estão presentes as imagens e símbolos? Aqui, é importante ressaltar que não é necessário saber ler um códice, que tem sua orientação de leitura e escrita de forma específica e diferente da qual usamos, mas, sim, entender quem eram os responsáveis por escrevê-los.
Imagem 2: Codex Boturini (também conhecido como Tira de la peregrinación), folio 2. (Aqui, continuando a migração, mostra a população de Mexicas, como os astecas se chamavam, tendo problemas em pontos de migração e continuando a peregrinação a novas terras.)
Documento com todas as imagens:
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Sobre as últimas imagens, dos códices, peça aos alunos que prestem atenção nas bordas e margens dos desenhos, para ver se tem alguma assinatura ou coisa parecida. Pergunte a eles se isso indica alguma coisa, por exemplo, se o documento não tem autoria ou se ele era feito de maneira coletiva.
Problematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Agora que os alunos já discutiram um pouco sobre os códices, suas formas e desenhos, sua maneira de escrita, mostre a eles este texto que trata da maneira como a sociedade se relacionava com a História. Dê um tempo para eles lerem, este texto possui muitas palavras diferentes que talvez requeiram um pouco de explicação, para tal, há disponível um Glossário para auxiliar nas explicações. Seguindo a análise do texto, pergunte a eles: O que acham da construção dos códices? Quem eram os responsáveis? Tinha somente uma pessoa? E estas pessoas, eram somente os mais velhos e estudados ou desde cedo se começava a ter contato com a construção da História? Sobre as pessoas que criavam os códices, eram todos da sociedade ou alguns somente?
Trecho 1: MARTINS, Eduardo Henrique Gorobets. As histórias mexicas coloniais: concepções de tempo e espaço (1530-1608). 2018, p. 35.
Trecho completo sem recortes:
Para você saber mais: Um Glossário para auxiliar no trecho da aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 21 minutos.
Orientações: Para esta atividade peça aos alunos que desenhem a trajetória deles, como turma, desde o início do ano letivo até a data atual. Não exija nada muito complicado nos desenhos, a intenção é que eles criem, junto de você, a trajetória deles até aqui, lembrando pontos importantes e os representando no desenho. O importante da atividade é que eles criem a própria historiografia coletivamente, tendo a concepção de uma história em grupo e não somente individual. Você pode, depois de finalizar a atividade, colar o desenho na parede da sala. Inclusive, no fim do ano, você pode retomar o desenho e fazer uma grande atividade final com a história de todo o ano letivo deles, fazendo com que eles façam uma reflexão sobre a História e a historiografia.
O ideal para esta atividade seria uma folha de cartolina, ou qualquer folha grande que você tiver disponível, podendo, inclusive, colar algumas folhas A4 juntas.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Paint Brush, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender de que formas os astecas relacionavam-se com a noção de História.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula estimulando os alunos a refletirem quanto às concepções que já detém sobre o assunto:
- Por quais meios conhecemos a História do nosso país, região ou povo?
- Vocês já criaram algum tipo registro sobre a História?
Disponibilize as imagens dos códices astecas. Eles devem observar:
- Podemos entender algo sobre a História dos astecas por meio destes códices? O que eles mostram?
- Quais as diferenças e semelhanças entre eles e o seu livro de História (linguagem, imagens, autoria)?
Problematização
Disponibilize o texto a respeito da confecção dos códices astecas. Os alunos devem observar e refletir:
- Quem eram os responsáveis pela produção dos códices? Tinha somente uma pessoa?
- E estas pessoas, eram somente os mais velhos e estudados, ou desde cedo se começava a ter contato com a construção da História?
- É possível concluir que os astecas valorizavam a importância da História? Por que?
Os alunos devem responder às questões no caderno ou pelos meios digitais que já fazem uso. Incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções com os colegas, por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.
- Uma sugestão para que compreendam mais a respeito do códice é o curto vídeo educativo (devem ativar as legendas): Códice Boturini - Recorrido. INAH TV. Disponível aqui.
Sistematização
Oriente-os a construir os códices desenhando manualmente ou utilizando aplicativos, como o Paint Brush (veja como usá-lo aqui), ou, até mesmo, massinha, caso prefiram. Uma boa opção é de que você crie um mural no Padlet (veja aqui como usá-lo) com o título “Códices da História da minha turma”, e compartilhe o link para que cada aluno possa postar uma foto do códice que produziu e comentar a respeito dos trabalhos dos outros colegas.
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecerem mais a respeito dos códices astecas, assistindo ao interessante vídeo educativo indicado na aula (devem ativar as legendas): Códice Boturini - Recorrido. INAH TV, 23/11/2017. Disponível aqui.
É também interessante que pesquisem em bancos de imagens para conhecer mais sobre estes códices: “Códice Azcatitlan”. Biblioteca Mundial Digital. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Felipe Pedoneze
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.
Objeto(s) de conhecimento: A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI08. Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
Palavras-chave: América pré-colombiana, civilização ameríndia, códices, tempo, relação com a História.