Plano de Aula

Plano de aula: Os códices astecas e a forma ameríndia de contar sua História

Plano 9 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante levar lápis grafite e folhas em branco para a atividade final, também seria legal ter em mãos lápis de cor para os alunos.

Material complementar:

Trecho 1: MARTINS, Eduardo Henrique Gorobets. As histórias mexicas coloniais: concepções de tempo e espaço (1530-1608). 2018, p. 35.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HSD8kWMHAq5wqwcS3UwDzh2hYa5fZTTrWwAAgGbVp4ZhuXAYd7eeZXgfKgV3/trecho-1.pdf

Trecho completo sem recortes:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KSS5dkpEbwp8S2sqkMZHapEyj94T2NayRfsKP8qTXtsvszD9yYNxMpNZnEvu/trecho-completo-sem-recortes.pdf

Imagem 1: Codex Boturini (também conhecido como Tira de la peregrinación), fólio 1. (Como o nome trata, fala sobre a primeira migração dos astecas de sua terra natal, “Aztlan”, em direção a novos territórios.)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqaBQWStzDrGkHyVQK93ZQ7AfeqtudwgCVmzP2cpzMxnCZM82wx4v4szmRDn/imagem-1-codex-boturini.pdf

Imagem 2: Codex Boturini (também conhecido como Tira de la peregrinación), folio 2. (Aqui, continuando a migração, mostra a população de Mexicas, como os astecas se chamavam, tendo problemas em pontos de migração e continuando a peregrinação a novas terras.)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Umnjne93nHCSaVeAFdpncMSVFzZT8WTF7dkTcRGhwxPZZyNQupsMnB4DSxKT/imagem-2-codex-boturini.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8ZbYZMsSx5XNbevPqxFfYbh86pFkcMuKSQx7vfT8PRCgRk7b2chNA3j8fqdb/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Para você saber mais: Um Glossário para auxiliar no trecho da aula.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6KuxT3KgTJpuHAdeK7GKJknNjE8ZcPyUUEKbDDjsqzCXePauEmSytTeEPwWB/glossario.pdf

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vai ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender qual a relação das civilizações ameríndias com a terra antes da conquista e a diferença entre as visões da mesma entre a população nativa e os espanhóis.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos