The Conquest of Tenochtitlán
Plano de Aula
Plano de aula: O conquistador espanhol e a conquista, uma visão diferente da história.
Plano 3 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI08) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante algum dispositivo para poder mostrar a imagem da aula com cores, para eles poderem ver e analisar melhor.
Material complementar:
Imagem: "The Conquest of Tenochtitlán," from the Conquest of México series, Mexico, second half of seventeenth century, Oil on canvas. Jay I. Kislak Collection Rare Book and Special Collections Division, Library of Congress (26.2)”
Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre onde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente, que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.
Compreender que a atuação dos espanhóis durante a conquista do México contou com forças além do poderio militar e bélico dos espanhóis, como algumas vertentes contam. Demonstrar aos alunos que os espanhóis contaram tanto com alianças com indígenas quanto com a disseminação involuntária de doenças, como a varíola, na população indígena nativa, o que acabou por enfraquecer o poderio do império Asteca e possibilitando a conquista da região.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO