The Conquest of Tenochtitlán
Plano de Aula
Plano de aula: O conquistador espanhol e a conquista, uma visão diferente da história.
Plano 3 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI08) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante algum dispositivo para poder mostrar a imagem da aula com cores, para eles poderem ver e analisar melhor.
Material complementar:
Imagem: "The Conquest of Tenochtitlán," from the Conquest of México series, Mexico, second half of seventeenth century, Oil on canvas. Jay I. Kislak Collection Rare Book and Special Collections Division, Library of Congress (26.2)”
Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre onde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente, que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.
Compreender que a atuação dos espanhóis durante a conquista do México contou com forças além do poderio militar e bélico dos espanhóis, como algumas vertentes contam. Demonstrar aos alunos que os espanhóis contaram tanto com alianças com indígenas quanto com a disseminação involuntária de doenças, como a varíola, na população indígena nativa, o que acabou por enfraquecer o poderio do império Asteca e possibilitando a conquista da região.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Organize a sala em duplas ou trios, indague os alunos sobre feitos de grande força, que poderiam ser atribuídos a pessoas que, para realizar tal feito, poderiam ser consideradas como “super-heróis”. Relembre a eles, por exemplo, os feitos de Hércules, e como ele, só por ter super força, pode realizá-los. A intenção é levantar a dúvida para os alunos sobre esses feitos na história: seriam essas pessoas realmente dotados de super poderes ou a história em si, em torno dessas pessoas e seus feitos, está, de certa forma, mal contada? Cuidado para a aula não avançar muito neste slide.
Link para a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wC85JJgVVwthNxzskTgNcwS4xT3QXVBcrtXvSCemcP9jmRRqXTzawfpGKVeK/his7-08und03-the-conquest-of-tenochtitlan.pdf
Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre como a narrativa histórica tradicional criou uma visão de “super-herói” em relação aos conquistadores espanhóis, como se as suas atividades nesta época dependesse somente de suas a vontade e determinação, colocando de lado as esforços coletivos de diversos outros povos nativos da região que foram imprescindíveis na conquista do território. Portanto, se você mora em alguma região do Brasil onde houveram conflitos ou passagens históricas que acabaram por colocar indivíduos como centrais e atribuindo à eles a capacidade individual de cumprir com o desfecho destes eventos históricos, você pode utilizar como exemplo nesta aula. Por exemplo, caso você more na região sudoeste do país, é interessante falar um pouco dos Bandeirantes, tratando a visão destes homens em relação à expansão colonial para o interior como feitos que estavam inseridos dentro de contextos específicos e que não dependiam somente da capacidade individual deste grupo.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Este é um slide de instrução aos alunos. Mostre a eles e peça para que fiquem atentos aos próximos slides e às fontes mostradas. Você pode somente ler este slide para os alunos, caso não seja possível projetar.
Contexto
Orientações: Peça aos alunos que leiam com calma, é um texto um pouco comprido e precisa de atenção. Peça aos alunos que se perguntem, em relação ao texto:
- Quais são os povos nativos descritos no texto?
- Qual a relação entre eles?
- Quem se aproveita dessa relação?
- No final, essa relação seria benéfica para ambos os povos que se aliaram?
Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf
Contexto
Orientações: Peça para que os alunos analisem a imagem com as perguntas em mente:
- O número de pessoas pintadas no quadro é grande?
- Quem está sendo retratado?
- O que está sendo retratado?
- Qual é o local onde este evento está se passando?
Link para a imagem: "The Conquest of Tenochtitlán," from the Conquest of México series, Mexico, second half of seventeenth century, Oil on canvas. Jay I. Kislak Collection Rare Book and Special Collections Division, Library of Congress (26.2)”
Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf
Como adequar à sua realidade:
Contexto
Orientações: Apresente as questões aos alunos e, se quiser, pode falar brevemente sobre cada uma, mas não é necessário. Só reforce a eles que é importante mantê-las em mente. No tocante à segunda pergunta, você deve falar que mesmo sendo uma visão da realidade, não quer dizer que esteja errada, pois esses povos não tinham contato com cavalos e armas de fogo, portanto, mesmo sendo uma visão do que era aquilo, é uma visão que, do ponto de vista deles, é correta e, portanto, é a realidade para eles.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Este slide apenas apresenta a intenção de levantar o questionamento aos alunos sobre a atuação dos espanhóis e a dimensão da queda populacional ocasionada pelo contato entre os dois povos, o europeu e os nativos americanos. Os alunos tem que levantar o questionamento de que mesmo com o conflito armado e o auxílio de outras populações nativas, a quantidade de mortes é muito grande para ter sido causada somente com o conflito armado direto.
Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf
Problematização
Orientações: Apresente a fonte aos alunos, peça a eles para pensarem em cidades e países atuais que tem sua população aproximada da descrita na fonte, grandes cidades e países pequenos com essa concentração populacional. A intenção é que eles tenham em mente a grandeza do desastre para os povos nativos desse contato com os europeus. Em relação à questão levantada no slide anterior, peça aos alunos para pensar, inclusive sobre os slides anteriores, do contexto:
- quem foram essas pessoas que morreram nesse processo?
- Os povos nativos que se aliaram aos europeus na conquista do império asteca, estão incluídos nessa contagem?
- E os europeus?
Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf
Problematização
Orientações: Espere os alunos lerem e debaterem um momento, coloque para a análise deles a relação dos indígenas com essas doenças. Peça para eles se perguntarem sobre as doenças que já tiveram, como se trataram? E para evitar algumas doenças, o que eles tomaram? Explique, se necessário a relação da vacina com a prevenção de doenças consideradas mais perigosas e pergunte a eles se acham que os povos nativos da América tinham acesso a vacinas e prevenção em relação a doenças, principalmente essas que vieram indiretamente com os espanhóis. Também pergunte a eles se eles acreditam que os europeus trouxeram essas doenças por intenção própria ou se elas “vieram” indiretamente com eles.
Link para o documento que contém todos os textos e a imagem que serão usados nessa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9xBWhwBgTU2Qtgv4CfDQCkyjFuJNjFRN4Yvj6kypvgPfBjh4YAnAxXd8jaQ/his7-08und03-documento-com-todos-os-trechos.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Com os grupos com todas as fontes analisadas e discutidas, peça para que redijam um texto que será acoplado à uma estátua de Hernán Cortés, que foi feita “para celebrar 500 anos do contato dos conquistadores na América”, que foi recentemente colocada em uma praça pública, ou seja, que pode ser vista por qualquer pessoa que transitar naquele local. Diga a eles que o texto tem que ser curto, no máximo 10 linhas, e que tem que ser objetivo em relação à atuação dos espanhóis, principalmente de Hernán Cortés, na conquista da América.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Movavi, Loom.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender os fatores de esforço coletivo envolvidos no processo de conquista da América.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Convide os alunos a atestarem ou refutarem a seguinte hipótese ao longo da aula: será que na vida real alguém pode ter poderes como de super heróis? Por exemplo: um homem poderia conquistar uma população de 25 milhões de habitantes?
Para adequar ao ensino remoto, selecione apenas uma das fontes para utilizar nesta etapa inicial, como a imagem da “Conquista de Tenochtitlán”. Questione-os a respeito dela:
- O que está retratado na imagem?
- Onde isso se passou?
- O número de pessoas retratadas é grande? Quem são?
Problematização
Disponibilize os três trechos de texto sobre a conquista espanhola do Império asteca. Estipule um tempo e oriente-os a fazerem uma leitura atenta, buscando observar algumas questões:
- Quais são os povos nativos descritos no texto?
- Como era relação entre eles? Quem se aproveitou dessa relação?
- A quem se refere o número de mortos apresentado: europeus ou indígenas?
- Quem foram os responsáveis pelo grande número de mortes observados? Como eles conseguiram isso?
Os alunos devem responder às questões no caderno ou em arquivos digitais que já fazem uso. Incentive-os a interagirem com os colegas por mensagens, para trocar ideias a respeito das questões analisadas e das conclusões quanto a hipótese inicial.
Sistematização
Oriente os alunos a redigirem o texto acerca da conquista do México pelos espanhóis, enfatizando o papel atribuído a Hernán Cortés:
- Ele pode ser, de fato, considerado como o maior responsável pelas mortes dos indígenas e conquista do Império asteca?
- Quais críticas podem ser feitas a esta visão?
Ofereça a opção de que gravem, em forma de áudios ou vídeos curtos, as conclusões, como se fossem vídeos educativos ou reportagens. Caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi) ou sites gratuitos (Loom - veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um interessante vídeo, em que a historiadora Débora Aladim ensina a respeito da História dos Astecas e da chegada dos espanhóis à América.
“História dos Astecas e chegada dos espanhóis na América - Contado do México”. Débora Aladim, 04/12/2018. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Felipe Pedoneze
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
Objeto (s) de conhecimento: A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação.
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI08). Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
Palavras Chave: América pré-colombiana, Civilização Ameríndia, Colonização, Mitos da colonização, Alianças, doenças.