Recorte da reportagem BBC - China na Lua
Plano de Aula
Plano de aula: As chinampas e como os astecas tinham uma agricultura desenvolvida
Plano 5 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. É interessante levar lápis grafite e folhas em branco para a atividade final.
Material complementar:
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.
Reportagem: “China na Lua: país anuncia primeiro nascimento de broto de planta no satélite da História“
https://www.bbc.com/portuguese/geral-46875192
Recorte da reportagem: “China na Lua: país anuncia primeiro nascimento de broto de planta no satélite da História“
Imagem 1: Mapa dos lagos contidos no Vale do México, com destaque a Tenochtitlán.
Imagem 2: Recorte do mural de Diego Rivera representando Tenochtitlán.
Trecho 1: Onofre S.A. 2005, The floating gardens in México Xochimilco, world heritage risk site. City & Time 1 (3): 5. [online] URL: http://www.ct.ceci-br.org THE FLOATING GARDENS IN MEXICO XOCHIMILCO, WORLD HERITAGE RISK SITE Saúl Alcántara Onofre (tradução livre).
Documento com todas as imagens:
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.
Compreender como os indígenas, principalmente os astecas, tinham uma forma engenhosa e eficiente de plantar em terrenos alagados, proporcionando alimentação para a população, que era uma das maiores da região.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos sobre as civilizações antigas que eles conhecem que se desenvolveram tendo em seu cerne a produção de alimento, o lugar onde se estabeleceram para se desenvolver e o quanto isso influenciou. Você pode dar dicas a eles, por exemplo lembrar da civilização egípcia e a famosa “crescente fértil” do Nilo, dentre outros. Pergunte a eles, também, o que eles acreditam ser “terrenos acidentados”,
por exemplo as plantações verticais da Índia e até de outras regiões da América Latina nativa.
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre a engenhosidade do povo asteca para o cultivo de alimentos em terrenos alagados.
Caso você resida em uma região do Brasil com solo parecido com este você pode procurar referências de atividades parecidas na sua região.
Por exemplo, caso more próximo do Pantanal, você pode procurar referências locais com os ribeirinhos da sua região. Você também não precisa se concentrar somente nas técnicas de plantio em terreno alagado, mas também pode explorar outras, como a técnica ribeirinha de “criar” terra para o gado na época de cheia, fazendo pequenas balsas onde se coloca o gado até o nível do Pantanal retornar ao normal.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre esta reportagem aos alunos e peça para que eles a leiam, tendo em mente a discussão anterior. Para ajudar na discussão, peça a eles que se concentrem em alguns aspectos importantes. Quanta tecnologia está envolvida neste processo? Que tipo de tecnologia é esta?
O que este processo poderia marcar, com a produção de alimento e diversas culturas em um local inesperado? O quanto isso pode ser impactante para a população? Peça aos alunos para que pensem no fato de a China ter olhado para um lugar onde não se via, originalmente, um lugar propenso a plantio e decidiu tentar investir neste lugar.
Link para a reportagem completa:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-46875192
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos a questão, não a desenvolva muito por enquanto. Ela só serve neste momento para fazer com que os alunos tenham em mente a ideia de que tecnologia não é necessariamente algo contemporâneo, mas, sim, algo inovador.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Mostre o mapa aos alunos, chamando a atenção para as áreas em azul, que é a região de lagos em torno de Tenochtitlán. Peça a eles que imaginem como, com uma população estimada de mais de 100 mil habitantes, era possível cultivar alimentos em torno da cidade. Há uma legenda importante neste mapa, que está pintada de verde (“Verde água”) e denominada chinampas. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar disso e se têm noção do que é.
Imagem 1: Mapa dos lagos contidos no Vale do México, com destaque para Tenochtitlán.
Documento com todas as imagens:
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Mais uma vez, mostre o recorte do mural para os alunos, agora, entretanto, peça a eles que atentem e tentem descrever as construções ques estão representadas no mural, principalmente as que estão nos lagos, no entorno das estradas. Pergunte o que eles acreditam que sejam estas formações e se são naturais ou não.
Imagem 2: Recorte do mural de Diego Rivera representando Tenochtitlán.
Documento com todas as imagens:
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Depois das indagações sobre as imagens, mostre o texto aos alunos. Peça para que leiam com calma tendo em mente as imagens anteriores e os trechos destacados em cada uma. Relembre com eles a discussão sobre o cultivo em terrenos acidentados e sobre o contorno geográfico de Tenochtitlán.
Trecho 1: Onofre S.A. 2005, The floating gardens in México Xochimilco, world heritage risk site. City & Time 1 (3): 5. [online] URL: http://www.ct.ceci-br.org THE FLOATING GARDENS IN MEXICO XOCHIMILCO, WORLD HERITAGE RISK SITE Saúl Alcántara Onofre (tradução livre).
Sistematização
Tempo sugerido: 29 minutos.
Orientações: Após a interpretação das imagens e de uma breve discussão com os alunos sobre a engenhosidade para criar áreas férteis em locais de difícil acesso de plantio, peça aos alunos, primeiramente, para que se dividam em cinco grupos e depois para que pensem e reflitam se, com formas de plantios como esta que conheceram, seriam úteis ou não nos dias de hoje, em um contexto diferente ou não, que eles conhecem ou já ouviram falar.
Para você saber mais: Aqui estão três links com modelos visuais de diferentes ângulos de chinampas, você pode mostrar eles aos alunos para ajudar na criação do projeto.
Primeira imagem: Um desenho em ângulo de perspectiva representando o recorte horizontal e lateral das chinampas (colorido)
https://www.simplecapacity.com/wp-content/uploads/2016/08/chinampas.jpg?x29527
Segunda imagem: Um recorte horizontal em preto e branco mostrando a seção da chinampa.
https://ancientamerindia.files.wordpress.com/2012/12/tenoch10.jpg
Terceira imagem: As chinampas representadas em uma pintura
*Para um momento futuro: Você também pode fazer uma troca com o professor responsável da área de Geografia da sua escola, conversando sobre os usos atuais no Brasil sobre técnicas parecidas, como as plantações hidropônicas, por exemplo. Seria interessante, caso fosse possível,
em um momento com os alunos tentar construir efetivamente uma versão em miniatura de uma chinampa e tentar cultivar nela, como um projeto
a longo prazo. Esta aula tem muito potencial para ser expandida.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Formulários do Google.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a eficiência e complexidade da tecnologia agrícola em terrenos alagados da sociedade asteca.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Estimule a curiosidade dos alunos para o tema. Disponibilize o texto sobre o cultivo de plantas na China e faça algumas perguntas mais diretas para que apenas reflitam:
- É possível cultivar alimentos em “terrenos acidentados” (não planos)?
- O que você avalia sobre a tecnologia utilizada para cultivar alimentos na lua? O quanto isso pode ser impactante para a população?
- Povos antepassados já conseguiram fazer algo semelhante na Terra?
Incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções com os colegas por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.
Problematização
Disponibilize o Mapa do Vale do México (1519) e o recorte do mural de Diego Rivera. Estipule um tempo e oriente-os a fazerem uma leitura atenta, buscando observar algumas questões:
- A qual local em comum os documentos se referem?
- Segundo o texto, o que são as chinampas? Para que serviam? Do que eram feitas?
- Localize as chinampas no mapa e na pintura.
Os alunos devem responder as questões no caderno ou em arquivos digitais que já fazem uso. Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp, para interação. Outra opção é realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos, que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais grupos interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.
Sistematização
Uma opção ao modelo proposto é a de que os alunos elaborem “relatórios técnicos” por escrito a respeito de locais em que o uso de chinampas seria relevante. Oriente-os a organizarem uma checklist de fatores, como: locais, tipo de terreno, clima, comunidade do entorno a ser beneficiada, entre outros. Poderão entrevistar familiares ou colegas para aprofundar o estudo (para isso, podem utilizar um modelo de Formulário do Google, veja como usá-lo).
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um curto vídeo educativo a respeito da complexidade da sociedade asteca em torno da cidade de Tenochtitlan. Dentre outros aspectos, aborda sobre a importância das chinampas.
“Tenochtitlán: Expressão da riqueza asteca”. Um pouco sobre quase tudo, 17/09/2018. Disponível aqui.
É interessante que discutam a respeito das possibilidades de agricultura nos atuais espaços urbanos em que vivemos. Sugira que se informem a respeito das hortas urbanas na atualidade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Felipe Pedoneze
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.
Objeto(s) de conhecimento: A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI08 Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
Palavras-chave: América pré-colombiana, civilização ameríndia, colonização, alimentação, engenharia indígena, tecnologia.