Plano de Aula

Plano de aula: As chinampas e como os astecas tinham uma agricultura desenvolvida

Plano 5 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. É interessante levar lápis grafite e folhas em branco para a atividade final.

Material complementar:

Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.

Reportagem: “China na Lua: país anuncia primeiro nascimento de broto de planta no satélite da História“

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46875192

Recorte da reportagem: “China na Lua: país anuncia primeiro nascimento de broto de planta no satélite da História“

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvBXpsrSt5bkJe7QJEENAJC28BGKw7GtXx78aNfXKuMAXYVTMsSf9YeKTxCC/recorte-da-reportagem-bbc-china-na-lua.pdf

Imagem 1: Mapa dos lagos contidos no Vale do México, com destaque a Tenochtitlán.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqjhJMF4e4d4Nzx2RnPEMntx4TCS3saWXzmwxy2zUCqs6mfcNAHBUvQ59VzY/imagem-1-mapa-dos-lagos-contidos-no-vale-do-mexico.pdf

Imagem 2: Recorte do mural de Diego Rivera representando Tenochtitlán.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UEK8DGamfVT6MMGh8BN2KSZgQFGrXJ8pnks5JJqw2Ur2ZYhzpgKRxbGeMbqZ/imagem-2-recorte-do-mural-de-diego-rivera.pdf

Trecho 1: Onofre S.A. 2005, The floating gardens in México Xochimilco, world heritage risk site. City & Time 1 (3): 5. [online] URL: http://www.ct.ceci-br.org THE FLOATING GARDENS IN MEXICO XOCHIMILCO, WORLD HERITAGE RISK SITE Saúl Alcántara Onofre (tradução livre).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k7UC85jFus4ZAt7MS2PaEJU7jaeku9cKgeWJx7YmXFtYC4vektfS3YPtaCES/trecho-1-onofre-sa-2005-the-floating-gardens-in-mexico-xochimilco.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RrzZtKf5BuFnVuKa7v23YhS546qcMX94UuFNjJuJvWf8Br3GjqxfNyx6tmp9/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender como os indígenas, principalmente os astecas, tinham uma forma engenhosa e eficiente de plantar em terrenos alagados, proporcionando alimentação para a população, que era uma das maiores da região.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados