HIS7_08UND01 - Recorte inteiro
Plano de Aula
Plano de aula: Eram os povos nativo americanos “atrasados” ?
Plano 1 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI08) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante levar lápis de cor e folhas em branco para a atividade final.
Material complementar:
Recorte do livro de Bernal Dias del Castilho (Recorte inteiro)
Recorte do livro de Bernal Dias del Castilho (Trechos já selecionados e marcados no documento para a utilização na atividade de análise)
Imagens 1 e 2 - Mapa de Tenochtitlán do século XVI e Mural de Diego Rivera feito no Palácio Nacional do México.
Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre onde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente, que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.
O objetivo é compreender que as sociedades nativas eram desenvolvidas e tinham sua própria concepção de civilidade e complexidade social.
Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre a conceituação de desenvolvimento e “atraso” em relação a um povo nativo americano em contraste aos conquistadores espanhóis e sua visão sobre os povos recém encontrados na América. Caso você viva em uma cidade considerada pequena, ou até mesmo uma capital, tente fazer o paralelo utilizando a sua região e as cidades vizinhas.
Para você saber mais: Um glossário para auxiliar nos termos que podem ser levantados durante a aula pelos alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kj54RwrfYU6aUY6jsM6HZJBczsAfhpU4dXFYfbXP25TJdWyhwnrSExA8gRPT/his7-08und01-glossario.pdf
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO