GEO7_12UND01_planejamento (1)
Plano de Aula
Plano de aula: Biodiversidade brasileira
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE12) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A mencionada habilidade será trabalhada nesta aula por meio de comparação das áreas ambientais no Brasil, tendo como objeto de pesquisa e comparação, o espaço escolar, sendo ela, uma habilidade de desenvolvimento inicial para a contextualização da grande biodiversidade presente no Brasil.
Materiais necessários: Revistas para recorte; tesouras; colas; cartolinas; canetinhas e lápis de cor.
Material complementar:
Tabela de análise da paisagem (Contextualização):
Mapa mudo do Brasil (Ação Propositiva):
Mapa - Biomas do Brasil (Contextualização)
Para você saber mais:
A grande biodiversidade brasileira é resultado de diversos elementos naturais. Quando combinados apresentam essa grande variedade em sua fauna, flora, clima, relevo e hidrografia. Uma das características mais observadas acerca da diversidade natural do Brasil deve-se a sua variedade paisagística, resultado de uma grande extensão latitudinal do Brasil somado à influência das massas de ar e disposição do relevo. Sendo assim, o Brasil apresenta formações fitogeográficas que transitam de áreas semiáridas a espaços extremamente úmidos, trazendo características endêmicas ao Brasil.
Materiais didáticos:
MENDONÇA, Cláudio. Clima, o que é, fatores e elementos. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/clima-o-que-e-fatores-e-elementos.htm>. Acesso em: 24 jan 2019.
BAGLINI, Rodrigo. Geografia: Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano). 2018 (16min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sB177pxEwtM&t=11s>. Acesso em: 25 jan 2019.
______________. GEOGRAFIA - Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano) - PARTE 02. 2018 (13min47seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=acnDgWBgvjs&t=1s>. Acesso em: 25 jan 2019.
Materiais acadêmicos:
AB’SABER, Aziz. Os Domínios de Natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê, 2003.
ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: EdUsp, 2001.
STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
Contextos prévios:
Para o desenvolvimento efetivo desta aula, é necessário que o professor já tenha desenvolvido em sala de aula alguns conceitos, elementos e fatores climáticos, tais como latitude, altitude, maritimidade e continentalidade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Peça para os alunos assistirem de maneira antecipada duas vídeo aulas sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros a fim de contextualizar a grande biodiversidade brasileira solicitando para realizar os exercícios que se encontram na descrição dos vídeos. Caso os alunos não tenham acesso a internet, pesquise em algum livro didático da escola algum material que sirva de leitura prévia para a compreensão da biodiversidade brasileira.
Aula 01- https://www.youtube.com/watch?v=sB177pxEwtM&t=11s
Aula 02- https://www.youtube.com/watch?v=acnDgWBgvjs&t=1s
A aula deverá ser realizada num espaço aberto da escola que apresente alguma paisagem natural que sirva para contextualizar as discussões;
Organize os alunos num grande círculo, preferencialmente num terreno no qual o solo esteja aparente.
Pergunte aos alunos se o Brasil apresenta uma grande ou uma pequena variedade paisagística. Convide-os a refletirem sobre as diferenças paisagísticas do bairro em que eles moram. Para isso dê pistas de reflexão para eles como as diferenças observáveis na vegetação, na temperatura e altitude de diferentes lugares onde transitam;
Comente com os alunos sobre a temperatura dos climas e as diferenças de relevo que contribuem bastante para a mudança paisagística de um lugar para o outro
Fonte das imagens:
ABNEY, Chris. Plant, jungle, flora and palm tree. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/qLW70Aoo8BE>. Acesso em: 10 fev 2019.
PONS, Andrew. Macaw parrot. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/lylCw4zcA7I>. Acesso em: 10 fev 2019.
ARNOLD, Sam. Iguaçu Falls, Brazil. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/Cky5M2gFzuI>. Acesso em: 10 fev 2019.
Como adequar à sua realidade: Utilize referências da cidade/estado em que você mora para contextualizar melhor o tema da aula e torná-la mais significativa para o aluno. Essas informações podem ser adquiridas durante a preparação da aula no site da prefeitura de sua cidade ou da secretaria do meio ambiente de seu município.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO