Plano de Aula

Plano de aula: Biodiversidade brasileira

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE12) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A mencionada habilidade será trabalhada nesta aula por meio de comparação das áreas ambientais no Brasil, tendo como objeto de pesquisa e comparação, o espaço escolar, sendo ela, uma habilidade de desenvolvimento inicial para a contextualização da grande biodiversidade presente no Brasil.

Materiais necessários: Revistas para recorte; tesouras; colas; cartolinas; canetinhas e lápis de cor.

Material complementar:

Tabela de análise da paisagem (Contextualização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MpZnBy6kMn68Jpch87PWHaCEADqZtAMTw7VkSWGSDd9xMcPyepPngsJWE55m/geo7-12und01-tabela-de-analise-da-paisagem.pdf

Mapa mudo do Brasil (Ação Propositiva):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPdAHShjGz9Wb2gQ4RgZXsRsrpjjAdVjPyQ3sYp2rnz53Mvpgv9fm3pYXEzq/geo7-12und01-mapa-mudo.pdf

Mapa - Biomas do Brasil (Contextualização)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jDv2sq8hMzh7FWEGWfPpBM2UfNpqZahxZJmERQGcQQCTQGsQFDyyyQRhbVkA/geo7-12und01.pdf

Para você saber mais:

A grande biodiversidade brasileira é resultado de diversos elementos naturais. Quando combinados apresentam essa grande variedade em sua fauna, flora, clima, relevo e hidrografia. Uma das características mais observadas acerca da diversidade natural do Brasil deve-se a sua variedade paisagística, resultado de uma grande extensão latitudinal do Brasil somado à influência das massas de ar e disposição do relevo. Sendo assim, o Brasil apresenta formações fitogeográficas que transitam de áreas semiáridas a espaços extremamente úmidos, trazendo características endêmicas ao Brasil.

Materiais didáticos:

MENDONÇA, Cláudio. Clima, o que é, fatores e elementos. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/clima-o-que-e-fatores-e-elementos.htm>. Acesso em: 24 jan 2019.

BAGLINI, Rodrigo. Geografia: Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano). 2018 (16min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sB177pxEwtM&t=11s>. Acesso em: 25 jan 2019.

______________. GEOGRAFIA - Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano) - PARTE 02. 2018 (13min47seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=acnDgWBgvjs&t=1s>. Acesso em: 25 jan 2019.

Materiais acadêmicos:

AB’SABER, Aziz. Os Domínios de Natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê, 2003.

ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: EdUsp, 2001.

STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

Contextos prévios:

Para o desenvolvimento efetivo desta aula, é necessário que o professor já tenha desenvolvido em sala de aula alguns conceitos, elementos e fatores climáticos, tais como latitude, altitude, maritimidade e continentalidade.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

Peça para os alunos assistirem de maneira antecipada duas vídeo aulas sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros a fim de contextualizar a grande biodiversidade brasileira solicitando para realizar os exercícios que se encontram na descrição dos vídeos. Caso os alunos não tenham acesso a internet, pesquise em algum livro didático da escola algum material que sirva de leitura prévia para a compreensão da biodiversidade brasileira.

Aula 01- https://www.youtube.com/watch?v=sB177pxEwtM&t=11s

Aula 02- https://www.youtube.com/watch?v=acnDgWBgvjs&t=1s

A aula deverá ser realizada num espaço aberto da escola que apresente alguma paisagem natural que sirva para contextualizar as discussões;

Organize os alunos num grande círculo, preferencialmente num terreno no qual o solo esteja aparente.

Pergunte aos alunos se o Brasil apresenta uma grande ou uma pequena variedade paisagística. Convide-os a refletirem sobre as diferenças paisagísticas do bairro em que eles moram. Para isso dê pistas de reflexão para eles como as diferenças observáveis na vegetação, na temperatura e altitude de diferentes lugares onde transitam;

Comente com os alunos sobre a temperatura dos climas e as diferenças de relevo que contribuem bastante para a mudança paisagística de um lugar para o outro

Fonte das imagens:

ABNEY, Chris. Plant, jungle, flora and palm tree. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/qLW70Aoo8BE>. Acesso em: 10 fev 2019.

PONS, Andrew. Macaw parrot. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/lylCw4zcA7I>. Acesso em: 10 fev 2019.

ARNOLD, Sam. Iguaçu Falls, Brazil. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/Cky5M2gFzuI>. Acesso em: 10 fev 2019.

Como adequar à sua realidade: Utilize referências da cidade/estado em que você mora para contextualizar melhor o tema da aula e torná-la mais significativa para o aluno. Essas informações podem ser adquiridas durante a preparação da aula no site da prefeitura de sua cidade ou da secretaria do meio ambiente de seu município.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO