Plano de Aula

Plano de aula: Biodiversidade brasileira

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE12) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A mencionada habilidade será trabalhada nesta aula por meio de comparação das áreas ambientais no Brasil, tendo como objeto de pesquisa e comparação, o espaço escolar, sendo ela, uma habilidade de desenvolvimento inicial para a contextualização da grande biodiversidade presente no Brasil.

Materiais necessários: Revistas para recorte; tesouras; colas; cartolinas; canetinhas e lápis de cor.

Material complementar:

Tabela de análise da paisagem (Contextualização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MpZnBy6kMn68Jpch87PWHaCEADqZtAMTw7VkSWGSDd9xMcPyepPngsJWE55m/geo7-12und01-tabela-de-analise-da-paisagem.pdf

Mapa mudo do Brasil (Ação Propositiva):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPdAHShjGz9Wb2gQ4RgZXsRsrpjjAdVjPyQ3sYp2rnz53Mvpgv9fm3pYXEzq/geo7-12und01-mapa-mudo.pdf

Mapa - Biomas do Brasil (Contextualização)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jDv2sq8hMzh7FWEGWfPpBM2UfNpqZahxZJmERQGcQQCTQGsQFDyyyQRhbVkA/geo7-12und01.pdf

Para você saber mais:

A grande biodiversidade brasileira é resultado de diversos elementos naturais. Quando combinados apresentam essa grande variedade em sua fauna, flora, clima, relevo e hidrografia. Uma das características mais observadas acerca da diversidade natural do Brasil deve-se a sua variedade paisagística, resultado de uma grande extensão latitudinal do Brasil somado à influência das massas de ar e disposição do relevo. Sendo assim, o Brasil apresenta formações fitogeográficas que transitam de áreas semiáridas a espaços extremamente úmidos, trazendo características endêmicas ao Brasil.

Materiais didáticos:

MENDONÇA, Cláudio. Clima, o que é, fatores e elementos. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/clima-o-que-e-fatores-e-elementos.htm>. Acesso em: 24 jan 2019.

BAGLINI, Rodrigo. Geografia: Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano). 2018 (16min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sB177pxEwtM&t=11s>. Acesso em: 25 jan 2019.

______________. GEOGRAFIA - Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano) - PARTE 02. 2018 (13min47seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=acnDgWBgvjs&t=1s>. Acesso em: 25 jan 2019.

Materiais acadêmicos:

AB’SABER, Aziz. Os Domínios de Natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê, 2003.

ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: EdUsp, 2001.

STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

Contextos prévios:

Para o desenvolvimento efetivo desta aula, é necessário que o professor já tenha desenvolvido em sala de aula alguns conceitos, elementos e fatores climáticos, tais como latitude, altitude, maritimidade e continentalidade.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

Peça para os alunos assistirem de maneira antecipada duas vídeo aulas sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros a fim de contextualizar a grande biodiversidade brasileira solicitando para realizar os exercícios que se encontram na descrição dos vídeos. Caso os alunos não tenham acesso a internet, pesquise em algum livro didático da escola algum material que sirva de leitura prévia para a compreensão da biodiversidade brasileira.

Aula 01- https://www.youtube.com/watch?v=sB177pxEwtM&t=11s

Aula 02- https://www.youtube.com/watch?v=acnDgWBgvjs&t=1s

A aula deverá ser realizada num espaço aberto da escola que apresente alguma paisagem natural que sirva para contextualizar as discussões;

Organize os alunos num grande círculo, preferencialmente num terreno no qual o solo esteja aparente.

Pergunte aos alunos se o Brasil apresenta uma grande ou uma pequena variedade paisagística. Convide-os a refletirem sobre as diferenças paisagísticas do bairro em que eles moram. Para isso dê pistas de reflexão para eles como as diferenças observáveis na vegetação, na temperatura e altitude de diferentes lugares onde transitam;

Comente com os alunos sobre a temperatura dos climas e as diferenças de relevo que contribuem bastante para a mudança paisagística de um lugar para o outro

Fonte das imagens:

ABNEY, Chris. Plant, jungle, flora and palm tree. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/qLW70Aoo8BE>. Acesso em: 10 fev 2019.

PONS, Andrew. Macaw parrot. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/lylCw4zcA7I>. Acesso em: 10 fev 2019.

ARNOLD, Sam. Iguaçu Falls, Brazil. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/Cky5M2gFzuI>. Acesso em: 10 fev 2019.

Como adequar à sua realidade: Utilize referências da cidade/estado em que você mora para contextualizar melhor o tema da aula e torná-la mais significativa para o aluno. Essas informações podem ser adquiridas durante a preparação da aula no site da prefeitura de sua cidade ou da secretaria do meio ambiente de seu município.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA