Plano de aula: O descarte do lixo orgânico

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cuidados com os lugares de vivência.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO8) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A turma deverá ser dividia em quatro grupos.

Materiais necessários: 8 garrafas pet (duas por grupo), tesoura, palito, tecido fino com poros, areia, terra e água. Caso queira fazer apenas uma composteira, substitua às garrafas pet por uma caixa.

Materiais complementares:

Passo a passo para fazer a composteira: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zCkymknpBAdJ9Q5BD2mtqQ4pSEbky43MjE3CmdxGU4cQmJxD6uZtwe8sSTcY/geo3-08und05-acao-propositiva-passo-a-passo-para-fazer-uma-mini-composteira.pdf

Para você saber mais:

COSTA, A. P; SILVA, W. C. M. Compostagem como recurso metodológico para o ensino de ciências naturais e geografia no ensino fundamental. Cajazeiras. PB: [s.n], 2011.

PEREIRA, M. S. et al. Compostagem na escola. In: PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA, 1., 2012, Manaus. Anais... Manaus v. 1, n. 1, 2012.

http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html acesso em 08/03/2019.

Tema da aula

Orientações: Faça os alunos refletirem sobre a pergunta do slide, de modo a conduzir a reflexão na direção das diferentes formas de utilizar o lixo como algo útil no nosso dia a dia.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA