Plano de Aula

Plano de aula: Por que nos organizamos em cidades?

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento das aprendizagens sobre os processos de ocupação humana

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Por meio desta habilidade, o aluno poderá compreender as cidades e como a construção delas alterou a relação entre homem e natureza. Neste plano, o aluno passará a entender a mudança na vida do homem quando se tornou sedentário.

Materiais necessários: lápis de cor, régua, folhas de sulfite e fita adesiva.

Material complementar:

As imagens utilizadas neste plano estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wtq88PTw7DDjwB99ucszPXsJHQH2Qh7NavPFUJ2qk2y4XYpEd9GQtbamANEW/geo6-07und01-imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Beduínos. Link disponível em : https://www.infoescola.com/sociedade/beduinos/. Acesso: 24 de janeiro de 2019.

Nomadismo. Link disponível em: https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/. Acesso: 24 de janeiro de 2019.

As aldeias neolíticas. Link disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-aldeias-neoliticas.htm. Acesso: 24 de janeiro de 2019.

O que é nomadismo?. Link disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/curiosidades/nomadismo.htm Acesso: 30/01/2019

Revolução Neolítica. LInk disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/revolucao-neolitica.htm Acesso: 30/01/2019

Nomadismo - os homens não possuíam lugares fixos, mudavam de terras de acordo com a necessidade em se alimentar: onde havia alimentos e caça, os homens se fixavam por um tempo, quando esgotavam s recursos desse lugar, procuravam outro. Foi no Neolítico que o homem passou a ser sedentário.

Sedentarização - com a descoberta da agricultura, principalmente do trigo, o homem passou a perceber que poderia se fixar em um lugar e passa a plantar aquilo que necessitava para viver. Além disso, o homem poderia formar aldeias para se proteger e domesticar animais, que depois poderiam ser utilizados como alimento.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a pergunta ou a escreva na lousa. Mostre aos alunos que nesta aula eles compreenderão porque o homem se tornou sedentário e as principais consequências da sedentarização, além de entender as diferenças entre o nomadismo e o sedentarização. Nesta aula, os alunos verão brevemente que ainda existem povos nômades no mundo, mas que a sedentarização foi um processo importante para a construção das cidades e da evolução do homem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados