GEO6_07UND01 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Por que nos organizamos em cidades?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento das aprendizagens sobre os processos de ocupação humana
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Por meio desta habilidade, o aluno poderá compreender as cidades e como a construção delas alterou a relação entre homem e natureza. Neste plano, o aluno passará a entender a mudança na vida do homem quando se tornou sedentário.
Materiais necessários: lápis de cor, régua, folhas de sulfite e fita adesiva.
Material complementar:
As imagens utilizadas neste plano estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wtq88PTw7DDjwB99ucszPXsJHQH2Qh7NavPFUJ2qk2y4XYpEd9GQtbamANEW/geo6-07und01-imagens-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
Beduínos. Link disponível em : https://www.infoescola.com/sociedade/beduinos/. Acesso: 24 de janeiro de 2019.
Nomadismo. Link disponível em: https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/. Acesso: 24 de janeiro de 2019.
As aldeias neolíticas. Link disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-aldeias-neoliticas.htm. Acesso: 24 de janeiro de 2019.
O que é nomadismo?. Link disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/curiosidades/nomadismo.htm Acesso: 30/01/2019
Revolução Neolítica. LInk disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/revolucao-neolitica.htm Acesso: 30/01/2019
Nomadismo - os homens não possuíam lugares fixos, mudavam de terras de acordo com a necessidade em se alimentar: onde havia alimentos e caça, os homens se fixavam por um tempo, quando esgotavam s recursos desse lugar, procuravam outro. Foi no Neolítico que o homem passou a ser sedentário.
Sedentarização - com a descoberta da agricultura, principalmente do trigo, o homem passou a perceber que poderia se fixar em um lugar e passa a plantar aquilo que necessitava para viver. Além disso, o homem poderia formar aldeias para se proteger e domesticar animais, que depois poderiam ser utilizados como alimento.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a pergunta ou a escreva na lousa. Mostre aos alunos que nesta aula eles compreenderão porque o homem se tornou sedentário e as principais consequências da sedentarização, além de entender as diferenças entre o nomadismo e o sedentarização. Nesta aula, os alunos verão brevemente que ainda existem povos nômades no mundo, mas que a sedentarização foi um processo importante para a construção das cidades e da evolução do homem.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Este momento de contextualização é para introduzir os conceitos de nomadismo e sedentarização. Antes de projetar as imagens aos alunos, questione:
- O que é ser uma pessoa sedentária nos dias de hoje?
Neste momento, espera-se que os alunos se lembrem que uma pessoa sedentária nos dias atuais é aquela pessoa que não pratica exercícios físicos regularmente. A partir dessa fala dos alunos, introduza a ideia da sedentarização, falando aos alunos que a sedentarização foi o momento da história em que o homem parou em determinado lugar.
Em seguida, pergunte aos alunos quais as diferenças que ele pensa que possam existir entre a vida sedentária e a nômade.
Espera-se que os alunos compreendam que a vida sedentária permitiu ao homem se fixar e assim passar a criar vilas, bairros, cidades. Isso foi eficiente para a nossa proteção e para a nossa evolução, ou seja, a fixação permitiu a sobrevivência (de maneira mais fácil) dos homens na natureza.
Caso a sala ressalte ou não a ideia da dominação da natureza, questione os alunos se essa dominação é algo positivo ou negativo Em caso positivo, os alunos poderão afirmar que dominando a natureza, nos mantemos numa posição privilegiada. Em caso negativo, há a questão dos limites impostos pela natureza.
Após os questionamentos, projete as imagens para os alunos. Ainda no contexto da ideia da proteção e da sobrevivência, peça para que eles observem as imagens e respondam em qual das situações (nomadismo ou sedentarização) a sobrevivência se torna mais fácil para o homem.
Explique aos alunos, que mesmo na vida nômade, há sobrevivência, devido às técnicas milenares que muitos povos possuem, porém, a sobrevivência é dificultada pela falta de fixação. Dê o exemplo dos ciganos, que são povos nômades, que vivem em cidades e são marginalizados.
Após a comparação das imagens, mostre aos alunos o trecho do livro Sapiens. Leia o trecho com eles rapidamente e questione a razão da agricultura ter sido importante para o homem se tornar sedentário. Ressalte com os alunos que a agricultura permitiu que o homem não precisasse mais sair em busca de alimentos, ele podia plantar seu próprio alimento onde havia mais oportunidades para se plantar e animais próximos para caçar ou domesticar.
Se achar pertinente, no próprio livro Sapiens, o autor faz um questionamento sobre a relação do trigo e do homem: quem domesticou quem? O autor relata que o homem crê que domesticou o trigo, a partir do momento que passou a plantá-lo. Entretanto, é possível ver essa história de uma outra perspectiva, que o trigo domesticou o homem, pois agora era necessário preparar a terra, plantá-lo, livrá-lo de pragas, colher e comer. De certo modo, para se alimentar era necessário cuidar do trigo, se tornar “trabalhador do trigo”.
Para você saber mais:
- A difícil relação homem x natureza: o caminho da sustentabilidade para um desenvolvimento sustentável. Disponível no link: http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1187 Acesso em 07/02/2019
Contextualização
Orientações: Este momento de contextualização é para introduzir os conceitos de nomadismo e sedentarização. Antes de projetar as imagens aos alunos, questione:
- O que é ser uma pessoa sedentária nos dias de hoje?
Neste momento, espera-se que os alunos se lembrem que uma pessoa sedentária nos dias atuais é aquela pessoa que não pratica exercícios físicos regularmente. A partir dessa fala dos alunos, introduza a ideia da sedentarização, falando aos alunos que a sedentarização foi o momento da história em que o homem parou em determinado lugar.
Em seguida, pergunte aos alunos quais as diferenças que ele pensa que possam existir entre a vida sedentária e a nômade.
Espera-se que os alunos compreendam que a vida sedentária permitiu ao homem se fixar e assim passar a criar vilas, bairros, cidades. Isso foi eficiente para a nossa proteção e para a nossa evolução, ou seja, a fixação permitiu a sobrevivência (de maneira mais fácil) dos homens na natureza.
Caso a sala ressalte ou não a ideia da dominação da natureza, questione os alunos se essa dominação é algo positivo ou negativo Em caso positivo, os alunos poderão afirmar que dominando a natureza, nos mantemos numa posição privilegiada. Em caso negativo, há a questão dos limites impostos pela natureza.
Após os questionamentos, projete as imagens para os alunos. Ainda no contexto da ideia da proteção e da sobrevivência, peça para que eles observem as imagens e respondam em qual das situações (nomadismo ou sedentarização) a sobrevivência se torna mais fácil para o homem.
Explique aos alunos, que mesmo na vida nômade, há sobrevivência, devido às técnicas milenares que muitos povos possuem, porém, a sobrevivência é dificultada pela falta de fixação. Dê o exemplo dos ciganos, que são povos nômades, que vivem em cidades e são marginalizados.
Após a comparação das imagens, mostre aos alunos o trecho do livro Sapiens. Leia o trecho com eles rapidamente e questione a razão da agricultura ter sido importante para o homem se tornar sedentário. Ressalte com os alunos que a agricultura permitiu que o homem não precisasse mais sair em busca de alimentos, ele podia plantar seu próprio alimento onde havia mais oportunidades para se plantar e animais próximos para caçar ou domesticar.
Se achar pertinente, no próprio livro Sapiens, o autor faz um questionamento sobre a relação do trigo e do homem: quem domesticou quem? O autor relata que o homem crê que domesticou o trigo, a partir do momento que passou a plantá-lo. Entretanto, é possível ver essa história de uma outra perspectiva, que o trigo domesticou o homem, pois agora era necessário preparar a terra, plantá-lo, livrá-lo de pragas, colher e comer. De certo modo, para se alimentar era necessário cuidar do trigo, se tornar “trabalhador do trigo”.
Contextualização
Orientações: Este momento de contextualização é para introduzir os conceitos de nomadismo e sedentarização. Antes de projetar as imagens aos alunos, questione:
- O que é ser uma pessoa sedentária nos dias de hoje?
Neste momento, espera-se que os alunos se lembrem que uma pessoa sedentária nos dias atuais é aquela pessoa que não pratica exercícios físicos regularmente. A partir dessa fala dos alunos, introduza a ideia da sedentarização, falando aos alunos que a sedentarização foi o momento da história em que o homem parou em determinado lugar.
Em seguida, pergunte aos alunos quais as diferenças que ele pensa que possam existir entre a vida sedentária e a nômade.
Espera-se que os alunos compreendam que a vida sedentária permitiu ao homem se fixar e assim passar a criar vilas, bairros, cidades. Isso foi eficiente para a nossa proteção e para a nossa evolução, ou seja, a fixação permitiu a sobrevivência (de maneira mais fácil) dos homens na natureza.
Caso a sala ressalte ou não a ideia da dominação da natureza, questione os alunos se essa dominação é algo positivo ou negativo Em caso positivo, os alunos poderão afirmar que dominando a natureza, nos mantemos numa posição privilegiada. Em caso negativo, há a questão dos limites impostos pela natureza.
Após os questionamentos, projete as imagens para os alunos. Ainda no contexto da ideia da proteção e da sobrevivência, peça para que eles observem as imagens e respondam em qual das situações (nomadismo ou sedentarização) a sobrevivência se torna mais fácil para o homem.
Explique aos alunos, que mesmo na vida nômade, há sobrevivência, devido às técnicas milenares que muitos povos possuem, porém, a sobrevivência é dificultada pela falta de fixação. Dê o exemplo dos ciganos, que são povos nômades, que vivem em cidades e são marginalizados.
Após a comparação das imagens, mostre aos alunos o trecho do livro Sapiens. Leia o trecho com eles rapidamente e questione a razão da agricultura ter sido importante para o homem se tornar sedentário. Ressalte com os alunos que a agricultura permitiu que o homem não precisasse mais sair em busca de alimentos, ele podia plantar seu próprio alimento onde havia mais oportunidades para se plantar e animais próximos para caçar ou domesticar.
Se achar pertinente, no próprio livro Sapiens, o autor faz um questionamento sobre a relação do trigo e do homem: quem domesticou quem? O autor relata que o homem crê que domesticou o trigo, a partir do momento que passou a plantá-lo. Entretanto, é possível ver essa história de uma outra perspectiva, que o trigo domesticou o homem, pois agora era necessário preparar a terra, plantá-lo, livrá-lo de pragas, colher e comer. De certo modo, para se alimentar era necessário cuidar do trigo, se tornar “trabalhador do trigo”.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: No primeiro momento, divida a sala em grupos de 4 ou 5 pessoas. Discuta com toda a sala as questões abaixo:
- O homem realmente domina a natureza?
- A natureza impõe limites à dominação humana?
A ideia das questões acima é que os alunos reflitam sobre o que é dominar a natureza de fato. Os alunos podem concordar que o homem domina a natureza, se mantendo na posição superior e colocando a natureza como algo que se faz necessário para a extração de recursos. Entretanto, é importante ressaltar com eles que a natureza não é 100% dominada, uma vez que, impõe limites para a dominação, há momentos em que a natureza é mais forte do que o homem. Cite alguns exemplos de desastres ambientais como enchentes, vulcões, furacões.
Após esses questionamentos, os alunos conseguirão ter um direcionamento para responder a principal questão: a relação entre sedentarização e dominação da natureza.
Dê 2 minutos para os grupos discutirem e peça para que alguns grupos (os que desejarem) compartilharem a discussão. Espera-se que os alunos tenham compreendido que há uma relação entre sedentarização e dominação da natureza. A sedentarização possibilitou que o homem pudesse extrair da natureza cada vez mais recursos e sem ter seu tempo respeitado: os recursos são extraídos sem pensar no amanhã ou sem permitir que natureza consiga repor a tempo.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Mantenha a sala em grupos. Cada grupo receberá uma frase e uma folha de sulfite cortada ao meio (é importante que os outros grupos não vejam as frases, cada um deve ver apenas a sua). O grupo deve fazer um desenho que represente a frase e escrever uma pequena fala neste desenho (a frase pode ser usada como dica). O desenho será usado na próxima etapa da aula.
Caso seja necessário, as frases podem ser replicadas, ou seja, grupos diferentes podem fazer o desenho da mesma informação.
As frases são as seguintes:
- Os homens viviam como nômades.
- Os homens caçavam e aproveitavam os alimentos que estavam disponíveis no lugar onde ficavam por um tempo.
- Quando os alimentos acabavam, os homens procuravam outros lugares para se alimentarem.
- No período Neolítico, os homens aprenderam a técnica da agricultura.
- Depois da agricultura, os homens passaram a criar animais
- Assim nasceram as aldeias, onde os homens puderam se proteger de maneira mais eficiente.
- Com o avanço das técnicas agrícolas e da criação de animais, a maioria dos homens passou a ser sedentário.
- Ainda existem alguns grupos nômades no mundo.
- Entretanto, a maioria dos homens são sedentários.
- A sedentarização nos dá a ideia de que dominamos a natureza.
- Mas não há como impor limites para o meio natural.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Neste momento, os alunos farão uma história em quadrinhos coletiva com os desenhos que realizaram na etapa anterior da aula. Não é mais necessário manter os alunos em grupos, a atividade agora é de toda a sala que deverá colocar em ordem os desenhos. Diga para a sala que o objetivo final da história é mostrar o processo de sedentarização do homem. Com o objetivo definido, os alunos conseguirão colocar com mais facilidade os desenhos em ordem.
Os desenhos podem ser colados na lousa na ordem que os alunos julgarem correta.
Assim que os alunos colocarem os desenhos em ordem, peça para um dos alunos ler em voz alta a história, neste momento, observe com a sala se a história está coerente ou se precisa de ajustes na ordem dos desenhos.
Para você saber mais:
Como a história em quadrinho pode ser utilizada em sala de aula. Disponível no link: https://pontodidatica.com.br/historia-quadrinho-utilizada-sala-aula/ - Acesso em 04/02/2019
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Carrasco
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a importância da mata ciliar para a preservação dos rios e lagoas
Habilidade (s) da Base: (EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.