Plano de Aula

Plano de aula: Compreendendo a escala por meio da sensorialidade

Plano 5 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: uso de mapas no cotidiano.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é que os alunos possam compreender a importância de uma mapa e de seus elementos cartográficos a partir da reprodução de mapas em 3D. Essa proposta possibilita aos alunos compreenderem com maior facilidade as informações contidas no mapa e identificarem do mesmo modo os elementos cartográficos nele contidos, uma vez que participam do processo de sua produção.

Materiais necessários: Providencie previamente mapas de material físico de diversas escalas cartográficas, do Brasil, de estados brasileiros e de municípios próximos à sua localidade, tinta 3D ou barbante, cola para isopor e tiras/pedaços de panos escuro, que possam vedar a visão dos alunos.

Material complementar:

Contextualização e Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqrMwUz3ec9cTzmUPbM97GJneTWW9Y9tkMCvFYvtdRqVcrrHQVGMnA5qQXsJ/ge06-08und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.

LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.

Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.

Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.

Contextos prévios:

Para o plano em questão, os alunos devem saber interpretar um mapa e compreender sua utilidade.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos ou escreva no quadro o tema a ser abordado na aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que compreendam melhor a escala enquanto um elemento cartográfico e que, para isso, farão uma atividade sensorial. Explique que a atividade tem como objetivo que os alunos percebam a escala cartográfica a partir do toque e tateamento de mapas, percebendo diferentes detalhamentos e tamanhos. Ao final, os alunos devem realizar as devidas associações dos detalhamentos e tamanhos com as escalas apresentadas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO