GE06_08UND05 - Contextualização e Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Compreendendo a escala por meio da sensorialidade
Plano 5 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: uso de mapas no cotidiano.
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é que os alunos possam compreender a importância de uma mapa e de seus elementos cartográficos a partir da reprodução de mapas em 3D. Essa proposta possibilita aos alunos compreenderem com maior facilidade as informações contidas no mapa e identificarem do mesmo modo os elementos cartográficos nele contidos, uma vez que participam do processo de sua produção.
Materiais necessários: Providencie previamente mapas de material físico de diversas escalas cartográficas, do Brasil, de estados brasileiros e de municípios próximos à sua localidade, tinta 3D ou barbante, cola para isopor e tiras/pedaços de panos escuro, que possam vedar a visão dos alunos.
Material complementar:
Contextualização e Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqrMwUz3ec9cTzmUPbM97GJneTWW9Y9tkMCvFYvtdRqVcrrHQVGMnA5qQXsJ/ge06-08und05-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.
LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.
Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.
Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.
Contextos prévios:
Para o plano em questão, os alunos devem saber interpretar um mapa e compreender sua utilidade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos ou escreva no quadro o tema a ser abordado na aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que compreendam melhor a escala enquanto um elemento cartográfico e que, para isso, farão uma atividade sensorial. Explique que a atividade tem como objetivo que os alunos percebam a escala cartográfica a partir do toque e tateamento de mapas, percebendo diferentes detalhamentos e tamanhos. Ao final, os alunos devem realizar as devidas associações dos detalhamentos e tamanhos com as escalas apresentadas.
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