GE06_08UND05 - Contextualização e Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Compreendendo a escala por meio da sensorialidade
Plano 5 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: uso de mapas no cotidiano.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é que os alunos possam compreender a importância de uma mapa e de seus elementos cartográficos a partir da reprodução de mapas em 3D. Essa proposta possibilita aos alunos compreenderem com maior facilidade as informações contidas no mapa e identificarem do mesmo modo os elementos cartográficos nele contidos, uma vez que participam do processo de sua produção.
Materiais necessários: Providencie previamente mapas de material físico de diversas escalas cartográficas, do Brasil, de estados brasileiros e de municípios próximos à sua localidade, tinta 3D ou barbante, cola para isopor e tiras/pedaços de panos escuro, que possam vedar a visão dos alunos.
Material complementar:
Contextualização e Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqrMwUz3ec9cTzmUPbM97GJneTWW9Y9tkMCvFYvtdRqVcrrHQVGMnA5qQXsJ/ge06-08und05-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.
LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.
Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.
Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.
Contextos prévios:
Para o plano em questão, os alunos devem saber interpretar um mapa e compreender sua utilidade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos ou escreva no quadro o tema a ser abordado na aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que compreendam melhor a escala enquanto um elemento cartográfico e que, para isso, farão uma atividade sensorial. Explique que a atividade tem como objetivo que os alunos percebam a escala cartográfica a partir do toque e tateamento de mapas, percebendo diferentes detalhamentos e tamanhos. Ao final, os alunos devem realizar as devidas associações dos detalhamentos e tamanhos com as escalas apresentadas.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:
- Quais as finalidades de um mapa?
- O que pode ser representado num mapa?
- O que é uma representação num mapa?
Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.
Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.
Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.
Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.
Para você saber mais:
Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.
LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.
Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.
Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:
- Quais as finalidades de um mapa?
- O que pode ser representado num mapa?
- O que é uma representação num mapa?
Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.
Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.
Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.
Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.
Para você saber mais:
Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.
LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.
Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.
Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:
- Quais as finalidades de um mapa?
- O que pode ser representado num mapa?
- O que é uma representação num mapa?
Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.
Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.
Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.
Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.
Para você saber mais:
Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.
LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.
Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.
Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Para iniciar esta etapa, questione aos alunos:
- Quais as finalidades de um mapa?
- O que pode ser representado num mapa?
- O que é uma representação num mapa?
Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando a eles que os mapas têm também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e ao espaço geográfico. Para tanto, apresente os slides 4, 5, 6 e 7 aos alunos, associando-se assim às informações variadas, divisão político-administrativa do mundo, mapa turístico, dados estatísticos e populacionais. Mas que todas essas representações têm algo em comum: a representação dos fenômenos geográficos e os elementos cartográficos.
Os principais elementos cartográficos de um mapa são: título, legenda, escala (gráfica ou numérica), orientação geográfica e fonte. Comente identificando junto com os alunos os elementos dos mapas dos slides 4, 5, 6 e 7. Assim como estabeleça uma relação das cores representados com suas informações, questionando o motivo pelo qual é representada desta forma.
Não sendo possível utilizar os mapas sugeridos, busque mapas semelhantes no livro didático ou mapas em material físico poderão ser dispostos no chão da sala de aula para a realização das discussões.
Os mapas utilizados nessa etapa, estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thrFgFVz87SduZs6Se4SUabkbqTaSDrqwGaeSKABn54TBF95huYmUCEqsA5a/ge06-08und05-contextualizacao-e-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.
Para você saber mais:
Leitura e análise de mapas e imagens. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6386/leitura-e-analise-de-mapas-e-imagens>. Acesso em: 16 mar 2019.
LIBERATTI, M.I.S.; ROSOLEM, N.P. Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço. Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf>. Acesso em: 09 fev 2019.
Neste vídeo, é possível compreender como os mapas são realizados a partir da aerofotogrametria, aerotriangulação, estereoscopia, reangulação e georreferenciamento.
Como são feitos os mapas? Youtube, 2015 (13min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM>. Acesso em: 17 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Neste momento da aula, peça aos alunos que reflitam sobre as questões disponíveis no slide 7, observando os mapas dos slides 8 e 9, pensando no que foi estudado até o momento (principais elementos cartográficos). Solicite que registrem as respostas no caderno para posterior averiguação.
Espera-se que os alunos possam responder que os mapas não representam extensões e áreas semelhantes, uma vez que o primeiro não há um maior detalhamento, representando um espaço menor, e o segundo há uma diminuição dos detalhes por representar um espaço maior. Além dessa observação, há uma possibilidade, porém menor, de os alunos identificarem as diferentes áreas representadas a partir da diferença de suas escalas cartográficas.
Discuta com os alunos acerca da relação da escala geográfica (global, regional e local) com a escala cartográfica, a partir de seu detalhamento ou não do espaço geográfico.
Não sendo possível projetar o slide, você poderá registrar as perguntas no quadro.
Os mapas utilizados nessa etapa estão disponíveis em:
Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, de forma que eles percebam o mapa enquanto representação do espaço geográfico. Para esta etapa, utilize esses mapas como referência para responderem às questões, adequando-as de acordo com os mapas expostos.
Problematização
Orientações: Neste momento da aula, peça aos alunos que reflitam sobre as questões disponíveis no slide 7, observando os mapas dos slides 8 e 9, pensando no que foi estudado até o momento (principais elementos cartográficos). Solicite que registrem as respostas no caderno para posterior averiguação.
Espera-se que os alunos possam responder que os mapas não representam extensões e áreas semelhantes, uma vez que o primeiro não há um maior detalhamento, representando um espaço menor, e o segundo há uma diminuição dos detalhes por representar um espaço maior. Além dessa observação, há uma possibilidade, porém menor, de os alunos identificarem as diferentes áreas representadas a partir da diferença de suas escalas cartográficas.
Discuta com os alunos acerca da relação da escala geográfica (global, regional e local) com a escala cartográfica, a partir de seu detalhamento ou não do espaço geográfico.
Não sendo possível projetar o slide, você poderá registrar as perguntas no quadro.
Os mapas utilizados nessa etapa estão disponíveis em:
Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, de forma que eles percebam o mapa enquanto representação do espaço geográfico. Para esta etapa, utilize esses mapas como referência para responderem às questões, adequando-as de acordo com os mapas expostos.
Problematização
Orientações: Neste momento da aula, peça aos alunos que reflitam sobre as questões disponíveis no slide 7, observando os mapas dos slides 8 e 9, pensando no que foi estudado até o momento (principais elementos cartográficos). Solicite que registrem as respostas no caderno para posterior averiguação.
Espera-se que os alunos possam responder que os mapas não representam extensões e áreas semelhantes, uma vez que o primeiro não há um maior detalhamento, representando um espaço menor, e o segundo há uma diminuição dos detalhes por representar um espaço maior. Além dessa observação, há uma possibilidade, porém menor, de os alunos identificarem as diferentes áreas representadas a partir da diferença de suas escalas cartográficas.
Discuta com os alunos acerca da relação da escala geográfica (global, regional e local) com a escala cartográfica, a partir de seu detalhamento ou não do espaço geográfico.
Não sendo possível projetar o slide, você poderá registrar as perguntas no quadro.
Os mapas utilizados nessa etapa estão disponíveis em:
Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, de forma que eles percebam o mapa enquanto representação do espaço geográfico. Para esta etapa, utilize esses mapas como referência para responderem às questões, adequando-as de acordo com os mapas expostos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para a atividade sensorial, providencie antecipadamente mapas de diversas escalas cartográficas, do Brasil, de estados brasileiros e de municípios próximos à sua localidade. Esses mapas precisam, necessariamente, ser de material físico, podendo ser impresso em casa ou na escola, adquirido em livrarias, fotocopiados de prefeituras etc. No link a seguir, apresentamos algumas sugestões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqrMwUz3ec9cTzmUPbM97GJneTWW9Y9tkMCvFYvtdRqVcrrHQVGMnA5qQXsJ/ge06-08und05-acao-propositiva.pdf
Ainda em um processo anterior à aula, contorne as linhas limítrofes dos mapas com tinta 3D ou então com barbante, colando-o a partir de cola para isopor. Para a dinâmica, é interessante que tenha cerca de seis mapas.
Providencie também tiras/pedaços de panos escuro, que possam vedar a visão dos alunos.
Siga as instruções abaixo para a dinâmica em sala de aula:
1º Antecipadamente reserve uma sala e organize-a, dispondo os mapas sobre as mesas, organizadas no centro.
2º Em sala de aula, faça uma breve orientação aos alunos acerca do que será desenvolvido.
3º Selecione o primeiro grupo e entregue para cada membro um pedaço de pano.
4º Ao encaminhar os alunos para a outra sala, oriente-os a colocar a venda e os encaminhe em direção aos mapas. Oriente-os a tatear os mapas de modo que todos possam sentir todos os mapas ali dispostos, o seu tamanho, suas linhas limítrofes e outras informações disponíveis.
5º Deixe-os tatear os mapas. Organize o tempo de cada aluno de acordo com o número de alunos.
6º Questione-os se tatearam espaço de diferentes áreas e qual maior ou menor área em seguida, peça que tirem as vendas e observem os diferentes mapas que tatearam, identificando cada um deles.
Como adequar à sua realidade: Adeque os mapas sugeridos nos slides anteriores com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Neste momento, faça um momento de socialização entre os alunos. Organize-os em “U” na sala de aula e realize as perguntas disponíveis no slide 11.
É provável que os alunos tenham tido certo estranhamento de estarem vendados durante uma atividade e que não tenham conseguido indicar com precisão qual dos mapas era maior. Espera-se que eles indiquem que, ao perceber que os mapas representavam áreas diferentes, percebam que a escala é determinante no tamanho e detalhamento de um mapa. Esclareça aos alunos que quanto maior a escala, menor o detalhamento, pois representa uma área maior; quanto menor a escala, mais próximo dos detalhes, pois há maior redução do espaço.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_08UND05
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
O tema dessa aula é a aproximação com a noção de escala cartográfica. A proposta original da aula é excelente, no entanto, no ensino remoto ela não se aplica, dada a necessidade de preparação do material prévio para a aula. Assim, vamos adaptar praticamente a aula toda para o ensino remoto. Para a apresentação da aula, envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica a seguinte pergunta: "Você sabe para que serve a escala nos mapas?".
Contextualização
Para a contextualização, peça que os estudantes utilizem o Atlas Geográfico, o material didático de Geografia com mapas ou, caso não tenha nenhuma dessas opções, podem acessar o Atlas do IBGE, disponível aqui. Com o Atlas em mãos, peça que os estudantes observem dois mapas em especial - o mapa do Brasil político e o mapa do mundo político. Caso esteja usando o Atlas do IBGE, recomende que imprima os dois mapas. Com os dois mapas em mãos, oriente, por texto enviado por alguma ferramenta de comunicação tecnológica, a seguinte comanda: "O mapa do Brasil e o mapa do mundo estão representados na folha de papel do mesmo tamanho, certo? Possivelmente, uma folha do tamanho A4 ou semelhante. Certamente você concorda que o mundo é muito maior do que o Brasil, certo? Se isso é verdade, como pode os dois mapas estarem ocupando o mesmo tamanho de folha do Atlas? Reflita sobre isso, registre as suas hipóteses no caderno e envie a sua explicação por e-mail". Leia com atenção esses parágrafos, professor, pode ser que muitos estudantes já tenham entendido a função da escala cartográfica em um mapa. Identifique as diferentes hipóteses levantadas pelos estudantes.
Ação propositiva
Para a ação propositiva, adaptada completamente para o ensino remoto, vamos utilizar a sequência de mapas, disponível neste link. Você pode acrescentar outros mapas também, professor. Peça que os estudantes observem os mapas e elaborem uma sequência levando em consideração os mapas mais e menos detalhados. Esclareça que mapas detalhados são aqueles que apresentam escala maior e que conseguem representar mais informações. Após a definição da sequência dos mapas por detalhamento - observe, professor, que alguns mapas terão o mesmo nível de detalhe - peça atenção especial a escala cartográfica do mapa.
Após a identificação da escala cartográfica dos mapas enviados, peça que os estudantes assistam ao seguinte vídeo, disponível aqui. Nesse vídeo, o professor apresenta a noção de escala fazendo referência às diferentes escalas cartográficas. Outra opção, professor, é você gravar um vídeo fazendo essas explicações com base nos mapas que foram enviados.
Sistematização
Feito todo esse caminho, peça que os estudantes retornem ao que escreveram na hipótese na etapa da contextualização e, após a ação propositiva, reescrevam as conclusões sobre os diferentes tipos de mapas e suas escalas. Oriente-os novamente a enviar para você a hipótese reformulada. Com base nas novas hipóteses e na comparação com a hipótese inicial, professor, você terá condições de avaliar a compreensão da turma sobre as escalas cartográficas.
Convite às famílias
Está disponível no site do IBGE um Atlas Escolar que apresenta alguns conteúdos geográficos através de animações que auxiliam a compreender a dinâmica de captação de informações por satélites, como por exemplo o GPS (Sistema de Posicionamento Global), Sensoriamento Remoto, Aerofotogrametria, dentre outros assuntos relacionados à cartografia, inclusive a escala cartográfica. Ele está disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Freitas
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender e perceber a escala cartográfica por meio de atividades sensoriais
Habilidade (s) da Base: (EF08GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.