GEO8_08UND01 - Ação Propositiva_ Dupla 1
Plano de Aula
Plano de aula: O advento da guerra fria e a ordem bipolar na segunda metade do século XX
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ordem Mundial na Guerra Fria
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Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, esta aula tem o objetivo de apresentar os pressupostos da Guerra Fria no contexto geopolítico mundial do pós-guerra e a manutenção da ordem mundial em dois pólos antagônicos: E.U.A. e U.R.S.S, definir o período a fim de entender a estrutura de domínio geopolítico e econômico, na construção do espaço global.
Materiais necessários: Lápis, borracha e material complementar impresso.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y2HHRsKjzmT7mDgGQPF55WTY8zZGzsxCfJ27dwn7FNm5ydz2ZkvSXA3dAyTN/geo8-08und01-contextualizacao.pdf
Ação Propositiva:
Link para os mapas:
Guerra Fria 1980. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guerra_Fria_1980.png>. Acesso em: 08 mar 2019.
Para você saber mais:
ENRICONI, Louise. Guerra Fria: a guerra ideológica entre duas potências. Politize! Disponível em: <https://www.politize.com.br/guerra-fria/>. Acesso em: 08 mar 2019.
PEDROSO, Rodrigo A. A. Guerra Fria e anticomunismo nas histórias em quadrinhos do Capitão América de 1954. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, Niterói - RJ, 2014 (Anais). Disponível em: <http://anphlac.fflch.usp.br/sites/anphlac.fflch.usp.br/files/Rodrigo%20Aparecido%20de%20Ara%C3%BAjo%20Pedroso.pdf>. Acesso em: 08 mar 2019.
VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. O Sistema de Yalta como condicionante da política internacional do Brasil e dos países do Terceiro Mundo. Rev. bras. polít. int.,Brasília, v. 40, n. 1, p. 5-17, Junho 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73291997000100001>. Acesso em: 08 mar 2019.
Excelente texto, apresenta uma análise bem elaborada sobre o tratado de Yalta. Contextualiza a situação bipolar do mundo e atuação dos agentes que lideram na a América Latina e África. O autor estabelece uma relação entre as forças políticas e a estruturação econômica, que configuraram o que Milton Santos chamou de terceiromundismo, solidificado pelo apoio dos EUA aos regimes totalitários alinhados a sua ideologia, com a oferta expressiva de capitais via Banco Mundial.
DOMINGOS, Charles S. M. O Brasil no jogo de espionagem da Guerra Fria: as relações Cuba-URSS vistas pela diplomacia brasileira (1962). História: Debates e Tendências, vol.18, n.2, mai-ago 2018, p.276-292. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/324904287_O_Brasil_no_jogo_de_espionagem_da_Guerra_Fria_as_relacoes_Cuba-URSS_vistas_pela_diplomacia_brasileira_1962>. Acesso em: 08 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Explique aos alunos que a fotografia foi feita em 1945 na Conferência de Yalta, com a presença de Winston Leonard Spencer Churchill (primeiro ministro da Inglaterra), Franklin Delano Roosevelt (presidente do Estados Unidos - EUA) e Josef Stalin (líder da URSS - União das Repúblicas Socialista Soviéticas), que foi o marco inicial do que conhecemos como Guerra Fria.
A Guerra fria foi o período histórico que dividiu o mundo em dois pólos, Capitalistas (EUA) e Socialistas (URSS), e durou aproximadamente 46 anos, de 1994 à 1991 com o fim da URSS.
A guerra fria ficou marcada por não ocorrer um conflito direto entre as potências. Neste sentido, uma série de ações de ambos os lados foram tomadas a fim de ampliar sua rede de dominação, seja pela via política, ideológica, econômica e militar. Nesta estrutura geopolítica, em relação ao espaço latino americano e africano o período reafirmou o papel limitado das periferias do sistema capitalista e socialista. Assim, apesar de menos representativas no contexto global, as periferias foram fundamentais para a engrenagem da consolidação do sistema capitalista em relação ao socialista.
Para você saber mais:
VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. O Sistema de Yalta como condicionante da política internacional do Brasil e dos países do Terceiro Mundo. Rev. bras. polít. int.,Brasília, v. 40, n. 1, p. 5-17, Junho 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73291997000100001>. Acesso em: 08 mar 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Questione os alunos, o que significa bipolar?
Explique que esse conceito é aplicado ao contexto da Guerra Fria, onde o mundo foi dividido em dois pólos antagônicos de esfera de poder. Assim os países se alinhavam a política econômica, social e ideológica dos EUA ou da URSS. Comente que países do oeste europeu como França e Inglaterra eram alinhados ao EUA, por outro lado países do leste europeu eram alinhados a URSS como Ucrânia e Iugoslávia. No contexto dos continentes periféricos ao centro de poder global, como América Latina e África, chame atenção para que apesar de atores secundários, foram fundamentais para a solidificação do sistema bipolar, como por exemplo, Chile e Brasil (América Latina), Argélia e Líbia (África).
Em caso de dúvida sobre o que seria na prática esse alinhamento, explique que funcionava em vários campos, como militar, financeiro, econômico. Assim os países alinhados periféricos eram submetidos às ordens oriundas do centros de poder central.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y2HHRsKjzmT7mDgGQPF55WTY8zZGzsxCfJ27dwn7FNm5ydz2ZkvSXA3dAyTN/geo8-08und01-contextualizacao.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Explique como funciona o jogo geopolítico de alinhamento territorial, use como exemplo o caso de Cuba, que seguiu o alinhamento à URSS, e como isso afetou atuação dos EUA neste país. Como consequência cite a crise dos mísseis, o embargo econômico que geram consequências até os dias atuais.
Em relação à América do Sul fale sobre a operação condor e o estímulo a regimes ditatoriais alinhados à ideologia dos EUA. A situação mais complexa ocorreu com o avanço dos regimes ditatoriais no Brasil (1964/1985), Chile (1975/1990), Argentina (1976/1983) que foi a forma mais dura da influência dos Estados Unidos na América Latina. Esses regimes eram submissos ao modelo capitalista entreguista e limitado às ambições norte americanas. Por outro lado é fato que os norte-americanos tentaram pela via econômica através de investimentos nos países da região latina americana, potencializar o liberalismo econômico, porém não logrou êxito por falta de iniciativa política e corrupção, gerando um crescente desemprego, inflação e revoltas sociais, que foram os precedentes da implantação das ditaduras.
Para você saber mais:
DOMINGOS, Charles S. M. O Brasil no jogo de espionagem da Guerra Fria: as relações Cuba-URSS vistas pela diplomacia brasileira (1962). História: Debates e Tendências, vol.18, n.2, mai-ago 2018, p.276-292. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/324904287_O_Brasil_no_jogo_de_espionagem_da_Guerra_Fria_as_relacoes_Cuba-URSS_vistas_pela_diplomacia_brasileira_1962>. Acesso em: 08 mar 2019.
LYRA JUNIOR, A.A.; BELLINTANE, A. I. Segunda Guerra e Guerra Fria: reflexões para a América Latina. OPSIS, Catalão-GO, vol.14, número especial, p.225-242, 2014. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/Opsis/article/download/30403/18240/>. Acesso em: 19 mar 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4 pessoas. Agora solicite que formem duplas dentro dos grupos. Entregue o material impresso para cada dupla conforme a descrição:
- Dupla 1 - objetivo: A partir da leitura do texto e do mapa, analisar a constituição das alianças territoriais e produzir uma conclusão;
- Dupla 2 - objetivo: A partir da leitura do texto e dos mapas, analisar a constituição das alianças econômicas e produzir uma conclusão;
- Após completado a primeira etapa, solicite aos alunos que montem uma síntese, relacionando as conclusões alcançadas pelas duplas 1 e 2.
Espera-se que os alunos entendam a relação direta entre a composição das alianças territoriais em função da característica econômicas presentes em cada bloco de alinhamento bipolar, e como isso se materializa no espaço global.
Material complementar:
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Solicite que dois grupos leiam as conclusões na seguinte ordem:
1º Leiam as conclusões das duplas
2º Leiam a conclusão do grupo
Retome a ideia central dos aspectos ligados à situação bipolar durante o período da guerra fria. Chame atenção que neste cenário, os países centrais dominavam a cena geopolítica global e influenciava as regiões periféricas e por isso até mesmo nos livros escolares pouco se observa sobre o viés tomado, por exemplo na América Latina e na África, que conforme o mapa da contextualização também eram submetido ao alinhamento bipolar. Conclua sobre atuação do bloco capitalista que exerceu influências na América Latina e na África, com o domínio das ações seja na estrutura de poder, seja na imposição do agravamento do status de subdesenvolvimento.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é apresentar os pressupostos da Guerra Fria, no contexto geopolítico mundial do pós-guerra, e a manutenção da ordem mundial em dois pólos antagônicos: EUA e URSS. Caso a turma ainda não tenha um grupo virtual, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o arquivo de contextualização, disponível aqui, para iniciar esta etapa. Grave um áudio e explique que a fotografia foi feita em 1945, na Conferência de Yalta, com a presença de Winston Leonard Spencer Churchill (primeiro ministro da Inglaterra), Franklin Delano Roosevelt (presidente dos Estados Unidos) e Josef Stalin (líder da URSS - União das Repúblicas Socialista Soviéticas), que foi o marco inicial do que conhecemos como Guerra Fria. Envie também o mapa do alinhamento do mundo Bipolar, disponível aqui. Explique que esse conceito é aplicado ao contexto da Guerra Fria, quando o mundo foi dividido em dois pólos antagônicos de esferas de poder: os países se alinhavam à política econômica, social e ideológica dos EUA ou da URSS. Incentive-os a enviarem áudios ou mensagens pelo WhatsApp. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Pergunte ao alunos: "Quais estratégias foram tomadas pelos blocos antagônicos para exercerem seu domínio ideológico, econômico e territorial?". Peça que participem; com base em suas respostas, você terá acesso aos conhecimentos prévios da turma. Tempo estimado: 5 minutos.
Ação propositiva
Nesta etapa, você precisará destes dois arquivos: Dupla 1, disponível aqui, e Dupla 2, disponível aqui. Grave um áudio ou vídeo curto para explicar os detalhes da atividade. Reúna os alunos em grupos de 4 pessoas. Agora, solicite que formem duplas dentro dos grupos. Entregue o material impresso a cada dupla, conforme a descrição:
Dupla 1 - Objetivo: A partir da leitura do texto e dos mapas, analisar a constituição das alianças territoriais e produzir uma conclusão;
Dupla 2 - Objetivo: A partir da leitura do texto e dos mapas, analisar a constituição das alianças econômicas e produzir uma conclusão.
Completada a primeira etapa, solicite aos alunos que façam uma síntese relacionando as conclusões alcançadas pelas duplas 1 e 2. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Solicite que os grupos gravem áudios e leiam as conclusões na seguinte ordem: primeiro, as conclusões das duplas e, depois, a conclusão do grupo. Compartilhe os áudios com toda a turma. Retome a ideia central dos aspectos ligados à situação bipolar durante o período da Guerra Fria. Chame a atenção para o fato de que, nesse cenário, os países centrais dominavam a cena geopolítica global e influenciavam as regiões periféricas; por isso, até mesmo nos livros escolares pouco se observa o viés tomado, por exemplo, pela América Latina e pela África que, conforme o mapa da contextualização, também eram submetidas ao alinhamento bipolar. Conclua sobre a atuação do bloco capitalista que exerceu influências na América Latina e na África, com o domínio das ações, seja na estrutura de poder, seja na imposição do agravamento do status de subdesenvolvimento. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo antigo sobre a Guerra Fria disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar os pressupostos da Guerra Fria no contexto geopolítico mundial do pós-guerra e a manutenção da ordem mundial em dois pólos antagônicos: E.U.A. e U.R.S.S. seus impactos e desafios.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.