GEO8_08UND01 - Ação Propositiva_ Dupla 1
Plano de Aula
Plano de aula: O advento da guerra fria e a ordem bipolar na segunda metade do século XX
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ordem Mundial na Guerra Fria
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, esta aula tem o objetivo de apresentar os pressupostos da Guerra Fria no contexto geopolítico mundial do pós-guerra e a manutenção da ordem mundial em dois pólos antagônicos: E.U.A. e U.R.S.S, definir o período a fim de entender a estrutura de domínio geopolítico e econômico, na construção do espaço global.
Materiais necessários: Lápis, borracha e material complementar impresso.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y2HHRsKjzmT7mDgGQPF55WTY8zZGzsxCfJ27dwn7FNm5ydz2ZkvSXA3dAyTN/geo8-08und01-contextualizacao.pdf
Ação Propositiva:
Link para os mapas:
Guerra Fria 1980. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guerra_Fria_1980.png>. Acesso em: 08 mar 2019.
Para você saber mais:
ENRICONI, Louise. Guerra Fria: a guerra ideológica entre duas potências. Politize! Disponível em: <https://www.politize.com.br/guerra-fria/>. Acesso em: 08 mar 2019.
PEDROSO, Rodrigo A. A. Guerra Fria e anticomunismo nas histórias em quadrinhos do Capitão América de 1954. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, Niterói - RJ, 2014 (Anais). Disponível em: <http://anphlac.fflch.usp.br/sites/anphlac.fflch.usp.br/files/Rodrigo%20Aparecido%20de%20Ara%C3%BAjo%20Pedroso.pdf>. Acesso em: 08 mar 2019.
VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. O Sistema de Yalta como condicionante da política internacional do Brasil e dos países do Terceiro Mundo. Rev. bras. polít. int.,Brasília, v. 40, n. 1, p. 5-17, Junho 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73291997000100001>. Acesso em: 08 mar 2019.
Excelente texto, apresenta uma análise bem elaborada sobre o tratado de Yalta. Contextualiza a situação bipolar do mundo e atuação dos agentes que lideram na a América Latina e África. O autor estabelece uma relação entre as forças políticas e a estruturação econômica, que configuraram o que Milton Santos chamou de terceiromundismo, solidificado pelo apoio dos EUA aos regimes totalitários alinhados a sua ideologia, com a oferta expressiva de capitais via Banco Mundial.
DOMINGOS, Charles S. M. O Brasil no jogo de espionagem da Guerra Fria: as relações Cuba-URSS vistas pela diplomacia brasileira (1962). História: Debates e Tendências, vol.18, n.2, mai-ago 2018, p.276-292. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/324904287_O_Brasil_no_jogo_de_espionagem_da_Guerra_Fria_as_relacoes_Cuba-URSS_vistas_pela_diplomacia_brasileira_1962>. Acesso em: 08 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Explique aos alunos que a fotografia foi feita em 1945 na Conferência de Yalta, com a presença de Winston Leonard Spencer Churchill (primeiro ministro da Inglaterra), Franklin Delano Roosevelt (presidente do Estados Unidos - EUA) e Josef Stalin (líder da URSS - União das Repúblicas Socialista Soviéticas), que foi o marco inicial do que conhecemos como Guerra Fria.
A Guerra fria foi o período histórico que dividiu o mundo em dois pólos, Capitalistas (EUA) e Socialistas (URSS), e durou aproximadamente 44 anos, de 1947 a 1991 com o fim da URSS.
A guerra fria ficou marcada por não ocorrer um conflito direto entre as potências. Neste sentido, uma série de ações de ambos os lados foram tomadas a fim de ampliar sua rede de dominação, seja pela via política, ideológica, econômica e militar. Nesta estrutura geopolítica, em relação ao espaço latino americano e africano o período reafirmou o papel limitado das periferias do sistema capitalista e socialista. Assim, apesar de menos representativas no contexto global, as periferias foram fundamentais para a engrenagem da consolidação do sistema capitalista em relação ao socialista.
Para você saber mais:
VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. O Sistema de Yalta como condicionante da política internacional do Brasil e dos países do Terceiro Mundo. Rev. bras. polít. int.,Brasília, v. 40, n. 1, p. 5-17, Junho 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73291997000100001>. Acesso em: 08 mar 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO