Plano de aula: Construção de planta baixa da sala de aula

Plano 2 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: uso de mapas no cotidiano.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos compreendam a escala como um elemento cartográfico que reduz o espaço real e o transforma em espaço gráfico, mantendo sua proporcionalidade. Para tanto, propõem-se neste plano a confecção de uma planta baixa da sala de aula.

Materiais necessários: Barbante, folha sulfite branca, lápis grafite e de cor, caderno do aluno, régua e caneta esferográfica.

Material complementar:

Link para os mapas e imagens utilizados:

Para você saber mais:

• Alfabetização cartográfica em sala de aula. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
  • Interpretação de mapas com figuras proporcionais. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6295/interpretacao-de-mapas-com-figuras-proporcionais. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
  • Como calcular as distâncias usando a escala: para descobrir a distância real entre dois pontos, é necessário medir em centímetros a distância entre eles no mapa, com uma régua. Em seguida, verificar na escala, gráfica ou numérica, a distância correspondente ao terreno. Para realizar o cálculo utiliza-se a fórmula E=d/D, a qual o “E” corresponde à escala, “d” à distância medida no mapa e “D” à distância real, a qual deseja-se descobrir. Atentar-se à utilizar sempre as mesmas unidades de medidas, por exemplo: se a escala for numérica o cálculo será realizado em centímetros; caso a escala seja gráfica e se apresente em quilômetros, essa deve ser transformada em centímetros para a realização do cálculo. Sugere-se a utilização de uma tabela de medidas a ser apresentada aos alunos. Segue sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xs07ZXbwgo4. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Tema da aula

Orientações: Comente com os alunos ou escreva no quadro o tema a ser abordado na aula, que consiste na compreensão de um dos principais elementos cartográficos de um mapa, que é a escala cartográfica. Informe aos alunos que será proposta uma atividade em grupo, em que os alunos deverão reduzir proporcionalmente a sala de aula em uma folha sulfite.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA