GE08_08UND04 - Contextualização - Mapa
Plano de Aula
Plano de aula: América Latina e África no período da Guerra Fria e a construção da lógica do terceiro mundo.
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ordem Mundial na Guerra Fria
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, terá como objetivo analisar o contexto da regionalização econômica ao longo da Guerra Fria, em relação às periferias do sistema capitalista e o terceiro mundismo.
Materiais necessários: Papel A1, ou flipchart, ou cartolina branca, lápis, borracha, canetinha, material impresso, jornais velhos e revista para recorte.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3F7V77TR2gZTdXB2NnXuy3ESRgXT5yyvk5HwE5VDwqjcvxM92w34DNf6SWVe/ge08-08und04-contextualizacao-mapa.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HbQvZXmTj4JXq4HjfbmYRdAfs9pM7rK8J7k9aw7Mg84R8G92Dc68jpDtBRFD/ge08-08und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Link para os mapas:
Regionalização do Espaço Mundial durante o período da Guerra Fria - Primeiro, Segundo, Terceiro Mundo.
( https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cold_War_alliances_mid-1975.svg )
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/terceiro-mundo/ acesso em 02 de abril de 2019.
Artigo disponível em: http://revistacontemporartes.com.br/2018/05/29/estudo-comparativo-ditaduras-militares-da-argentina-e-do-brasil/ acesso em 02 de abril de 2019.
Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/primeiro-segundo-terceiro-mundo.htm acesso em 02 de abril de 2019.
Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-divida-externa-dos-paises-america-latina.htm acesso em 02 de abril de 2019.
Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019
Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.
Artigo disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/20/teorias-para-o-desenvolvimento/ acesso em 12 de abril de 2019.
Artigo disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/08/mundo/10.html acesso em 12 de abril de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o tema da aula, para os alunos e solicite que eles observem a proposta de divisão regional do espaço mundial durante o período da Guerra Fria. Nesta perspectiva, teremos os países de primeiro mundo, com industrialização completa e alinhados ao capitalismo e os de segundo mundo com industrialização e alinhados ao socialismo, e os de terceiro mundo com industrialização tardia ou incompleta e que sofreram influência direta na constituição de suas estruturas de estado, sendo chamados ainda de não alinhados. O termo terceiro mundo, apresenta uma abordagem de divisão que coloca esses países como produtores de matéria-prima, consumidores de tecnologia produzida no primeiro ou segundo mundo.
Material complementar
Para você saber mais:
Artigo disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/20/teorias-para-o-desenvolvimento/ acesso em 12 de abril de 2019.
Artigo disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/08/mundo/10.html acesso em 12 de abril de 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Reafirme junto aos alunos que as condições de pobreza, estabeleceram relação direta a intervenção dos países do primeiro e segundo mundo na economia do terceiro mundo, o que limitou esses países a uma periferia do capitalismo globalitário. O socialismo não teve na América Latina uma capilaridade, limitando-se apenas a Cuba. Em outro sentido, a imposição de golpes militares e instalação de regimes nacionalistas, que também assolaram o continente africano e americano, consolidaram o capitalismo pautado no intervencionismo estatal. Logo, as duas regiões são consideradas periféricas em função da posição global de fornecedor de matérias-primas ou produtos agrícolas primários, e industrialização tardia pautada na substituição das importações e forte aspecto nacionalista. Neste sentido, muitos países só conseguiram desenvolver seu parque industrial e suas economias às custas de organismos internacionais como o FMI - Fundo Monetário Internacional, que surgiu nesse contexto a fim de emprestar volumosas quantidades de dinheiro aos países, o que gerou dívidas exorbitantes que mantiveram o domínio da superpotência, principalmente a soberania dos Estados Unidos.
Material complementar
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3F7V77TR2gZTdXB2NnXuy3ESRgXT5yyvk5HwE5VDwqjcvxM92w34DNf6SWVe/ge08-08und04-contextualizacao-mapa.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Explique ao alunos quais características marcam os países do terceiro mundo, a partir da lógica capitalista globalitária, o limite de tecnológico e a limitação a exportação de produtos primários, e havidos consumidores de tecnologias criadas em países de primeiro mundo.
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/terceiro-mundo/ acesso em 02 de abril de 2019.
Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019
Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.
Artigo disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/20/teorias-para-o-desenvolvimento/ acesso em 12 de abril de 2019.
Artigo disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/08/mundo/10.html acesso em 12 de abril de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Oriente os alunos a produzirem um mural de fatos e notícias, para isso siga as instruções:
1º Reúna os alunos em grupos de até 5 pessoas;
2º Explique que existem três temas a serem sorteados pelos grupos:
Tema 1: América Latina no contexto econômico da Guerra Fria - do endividamento externo ao terceiro mundismo
Tema 2: África no contexto econômico da Guerra Fria - o endividamento externo ao terceiro mundismo
Tema 3: América Latina e África semelhanças e contradições no contexto econômico da Guerra Fria, do endividamento ao terceiro mundismo.
3º Os temas 1 e 2, tem um texto base a ser entregue aos alunos;
4º O grupo que sair com o tema 3, deverá produzir uma síntese a partir dos textos do tema 1 e 2;
5º Oriente os alunos a lerem os texto, selecionando palavras-chave, frases de efeito, para serem transcritas no mural de fatos e notícias, sugira ainda que os alunos podem fazer desenhos, ou usar colagem para montagem do mural.
Mostre aos aluno o exemplo o mural de fatos e notícias.
Material complementar
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HbQvZXmTj4JXq4HjfbmYRdAfs9pM7rK8J7k9aw7Mg84R8G92Dc68jpDtBRFD/ge08-08und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019
Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os alunos a produzirem um mural de fatos e notícias, para isso siga as instruções:
1º Reúna os alunos em grupos de até 5 pessoas;
2º Explique que existem três temas a serem sorteados pelos grupos:
Tema 1: América Latina no contexto econômico da Guerra Fria - do endividamento externo ao terceiro mundismo
Tema 2: África no contexto econômico da Guerra Fria - o endividamento externo ao terceiro mundismo
Tema 3: América Latina e África semelhanças e contradições no contexto econômico da Guerra Fria, do endividamento ao terceiro mundismo.
3º Os temas 1 e 2, tem um texto base a ser entregue aos alunos;
4º O grupo que sair com o tema 3, deverá produzir uma síntese a partir dos textos do tema 1 e 2;
5º Oriente os alunos a lerem os texto, selecionando palavras-chave, frases de efeito, para serem transcritas no mural de fatos e notícias, sugira ainda que os alunos podem fazer desenhos, ou usar colagem para montagem do mural.
Mostre aos aluno o exemplo o mural de fatos e notícias.
Material complementar
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HbQvZXmTj4JXq4HjfbmYRdAfs9pM7rK8J7k9aw7Mg84R8G92Dc68jpDtBRFD/ge08-08und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019
Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que colem os murais de fatos e notícias, e circularem lendo os murais dos temas que não foram sorteados, a fim de observarem possíveis conclusões sobre a caracterização da lógica do terceiro mundismo durante o período da guerra fria, e como essa lógica ainda se faz presente, porém com outra roupagem. Neste sentido, hoje temos países emergentes.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Google Jamboard
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar o contexto da regionalização econômica ao longo da Guerra Fria, com relação às periferias do sistema capitalista e ao terceiro mundismo. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula a questão da desigualdade social estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos os mapas disponíveis aqui e grave um áudio pedindo que os analisem. A seguir, peça que exponham suas opiniões, de modo que você possa perceber o que os alunos sabem sobre o tema. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Nesta etapa, questione os alunos: "Como se caracterizou a construção das periferias do sistema capitalista global? Por que terceiro mundismo?". Incentive-os a refletir sobre os questionamentos e peça que enviem mensagens ou áudios. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Envie o arquivo disponível aqui. Grave um áudio ou vídeo curto para explicar os detalhes aos alunos. Oriente-os a produzirem um mural de fatos e notícias; eles podem usar o Google Jamboard (acesse o tutorial disponível aqui) ou fazer no papel. Siga as instruções:
1) Reúna os alunos em grupos de até 5 pessoas;
2) Explique que existem três temas a serem sorteados pelos grupos: Tema 1 - América Latina no contexto econômico da Guerra Fria - do
endividamento externo ao terceiro mundismo; Tema 2 - África no contexto econômico da Guerra Fria - do endividamento externo ao terceiro mundismo; Tema 3 - América Latina e África: semelhanças e contradições no contexto econômico da Guerra Fria, do endividamento ao terceiro mundismo;
3) Os temas 1 e 2 têm um texto-base a ser entregue aos alunos;
4) O grupo que estiver com o tema 3 deverá produzir uma síntese a partir dos textos dos temas 1 e 2.
Oriente os alunos a lerem os textos selecionando palavras-chave e frases de efeito para serem transcritas no mural de fatos e notícias. Sugira ainda que façam desenhos ou colagens na montagem do mural. Mostre aos alunos o exemplo do mural de fatos e notícias. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Solicite aos alunos que exponham, pelo WhatsApp, seus murais de fatos e notícias: fotos dos que fizeram no papel ou links dos que fizeram no Google Jamboard. Observe possíveis conclusões sobre a caracterização da lógica do terceiro mundismo durante o período da Guerra Fria, e como essa lógica ainda se faz presente; porém, com outra roupagem. Nesse sentido, hoje temos países emergentes. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário sobre a Guerra Fria, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar o contexto da regionalização econômica ao longo da guerra fria, em relação às periferias do sistema capitalista e o terceiro mundismo.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.