GE06_08UND03 - Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: A escala cartográfica por meio de diferentes referenciais de localização
Plano 3 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: uso de mapas no cotidiano.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos identifiquem as diferentes formas de se localizar pelo espaço geográfico, principalmente pelos pontos de referência que são comumente utilizados em seus cotidianos. A partir de então, medir distâncias entre pontos de referência por meio da escala cartográfica. Para que os objetivos sejam cumpridos, os alunos também devem compreender a importância de um mapa e de sua relação estreita com a escala cartográfica, sendo uma redução da representação do espaço real para a representação gráfica.
Materiais necessários: Caderno dos alunos, lápis grafite ou caneta esferográfica, papel sulfite, régua e lápis de cor.
Material complementar:
Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QS4M7wUyzVJ5NGvB5BX2sKBgj5PNZHuBpxPsvkMG6jk7m92QYfgvAnfcu2rS/ge06-08und03-problematizacao.pdf
Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cv5CFRktxB2gCe3u6EA2G33dCuv3tFNtKyB3XW2uYgnvkGfJdCyYwGTcYbnM/ge06-08und03-acao-propositiva.pdf
Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vYExtDe7EXPD8gMkVSMJnsEMWqxjX7q5AVrdJQyV2yufwG58k9bbFmaP8tsd/ge06-08und03-sistematizacao.pdf
Link dos Mapas:
Mapa antigo da Micronésia:
EDWARDS, W. M. Marshallese Stick Chart. National Geographic. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.org/media/micronesian-stick-chart/>. Acesso em: 03 mar 2019.
Para você saber mais:
LIMA, Carlos. Elementos dos mapas. Youtube, 2016 (4min04seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tx2ywfEHCzI>. Acesso em: 30 jan 2019.
MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em: 04 mar 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Escala gráfica: aprenda a interpretar mapas. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-grafica-aprenda-a-interpretar-mapas.htm>. Acesso em: 03 mar 2019.
SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 27 jan 2019.
Tabela de conversão de unidades de medida. Youtube, 2018 (4min44seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xs07ZXbwgo4>. Acesso em: 13 fev 2019.
WALDMAN, Maurício. Mundo tradicional, imaginário e cartografia antiga. Série cartográfica, nº 3. São Paulo/SP: Editora Kotev, 2018. Disponível em: <http://mw.pro.br/mw/cartografia_03.pdf>. Acesso em: 03 mar 2019.
Contextos prévios: Para essa aula, é importante que já tenha trabalhado previamente com os alunos os principais elementos cartográficos de um mapa, em que os alunos já consigam identificar o título, fonte, orientação e escala (gráfica e numérica).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na identificação de pontos de referência para a localização do espaço, assim como calcular escalas cartográficas a partir deles. Informe que para finalizar a aula, será proposta a resolução, em grupos, de uma situação-problema relacionada ao tema exposto.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO