Plano de Aula

Plano de aula: Elementos cartográficos de um mapa

Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: uso de mapas no cotidiano.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos identifiquem os principais elementos cartográficos de um mapa, essenciais para sua leitura, assim como consigam transformar a distância gráfica em distância real a partir da escala e por meio de espaços de vivência. E para isso, é proposto uma metodologia híbrida a partir da rotação por estações de aprendizagem, em que os alunos poderão participar ativamente a cada etapa.

Materiais necessários: Caderno dos alunos, lápis grafite ou caneta esferográfica, papel sulfite, régua e computador de mesa ou notebook.

Link dos materiais utilizados:

Material complementar:

Para você saber mais:

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na identificação dos elementos cartográficos, dando ênfase para a identificação e aplicação da escala, transformando a distância gráfica em distância real. Informe aos alunos que será proposta uma atividade coletiva, consistindo na metodologia de rotação por estações de aprendizagem.

Como adequar à sua realidade: É importante que substitua, sempre que possível, os mapas sugeridos para mapas do estado, município e bairro onde os alunos vivem, assim alunos poderão aplicar as atividades à espaços próximos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO