GEO6_08UND01 - Ação propositiva - Estação 1
Plano de Aula
Plano de aula: Elementos cartográficos de um mapa
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: uso de mapas no cotidiano.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos identifiquem os principais elementos cartográficos de um mapa, essenciais para sua leitura, assim como consigam transformar a distância gráfica em distância real a partir da escala e por meio de espaços de vivência. E para isso, é proposto uma metodologia híbrida a partir da rotação por estações de aprendizagem, em que os alunos poderão participar ativamente a cada etapa.
Materiais necessários: Caderno dos alunos, lápis grafite ou caneta esferográfica, papel sulfite, régua e computador de mesa ou notebook.
Link dos materiais utilizados:
- Link do mapa: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
Material complementar:
- Atividade da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mg88JnrEUXpTQySfmUBPkXv2fKSZPRJJh4gY6bxmTDpn3d635QyQ8ZRuQX6E/geo6-08und01-problematizacao-2.pdf
- Estação 1 da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k5WR6hTReSPRGSFuZ3NS8kUagVgSWTZ8ppjQRG6MKKVZGx9Vv83DGZ6Nnvaw/geo6-08und01-acao-propositiva-estacao-1.pdf
- Estação 3 da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NK7qJn2BCECJhRHVEdrgbqDBGHV5kPZN3fE3gnQuKM8gBpPdavJzqPn8WB6p/geo6-08und01-acao-propositiva-estacao-3.pdf
Para você saber mais:
- Os elementos que compõem um mapa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
- Vídeoaula dos elementos do mapa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tx2ywfEHCzI. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
- Vídeo acerca de conversões de medidas: https://www.youtube.com/watch?v=xs07ZXbwgo4. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
- Metodologias do ensino híbrido. Disponível em: https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Rotação por estações. Disponível em: https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Vídeo acerca de metodologia por estações de aprendizagem. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Os elementos que compõem um mapa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
- Vídeoaula dos elementos do mapa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tx2ywfEHCzI. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na identificação dos elementos cartográficos, dando ênfase para a identificação e aplicação da escala, transformando a distância gráfica em distância real. Informe aos alunos que será proposta uma atividade coletiva, consistindo na metodologia de rotação por estações de aprendizagem.
Como adequar à sua realidade: É importante que substitua, sempre que possível, os mapas sugeridos para mapas do estado, município e bairro onde os alunos vivem, assim alunos poderão aplicar as atividades à espaços próximos.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Neste momento retome a importância dos elementos cartográficos para a interpretação e leitura do mapa. Indique que cada um dos elementos são peças fundamentais para compreender de forma eficaz as informações contidas nele. Localize juntos com os alunos no mapa do slide os elementos cartográficos, ressaltando a importância de cada um. Caso não seja possível projetar o mapa, pesquise no livro didático mapas semelhantes, podendo utilizá-los também como exemplo.
- Link do mapa: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
É importante destacar que os elementos cartográficos podem ser muitos e ir além dos que foram propostos nesta aula. No entanto, a aula em questão tem como objetivo introduzir os elementos cartográficos para os alunos.
Como adequar à sua realidade: É importante que substitua, sempre que necessário, os mapas sugeridos para mapas do estado, município e bairro onde os alunos vivem, assim os alunos poderão aplicar as atividades à espaços próximos.
Para você saber mais:
- Os elementos que compõem um mapa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
- Vídeoaula dos elementos do mapa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tx2ywfEHCzI. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Neste momento da aula, apresente aos alunos a imagem do slide. Informe que a imagem representa um dos elementos cartográficos de um mapa e oriente-os a resolver a atividade solicitada. Os alunos devem resolver a atividade no caderno. Espera-se que os alunos possam identificar a ideia de escala na imagem e a não proporcionalidade das figuras em relação aos seus tamanhos reais. No entanto, é possível que isso não aconteça, sendo necessário orientar os alunos. Caso não seja possível projetar a imagem, organize os alunos em grupos e imprima uma cópia da figura para cada grupo.
Material complementar
A imagem está disponível no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mg88JnrEUXpTQySfmUBPkXv2fKSZPRJJh4gY6bxmTDpn3d635QyQ8ZRuQX6E/geo6-08und01-problematizacao-2.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Para esta etapa, divida os alunos em quatro grandes grupos e providencie alterações no ambiente da sala de aula. A sala deve ser organizada em quatro conjuntos, os quais servirão como estações de aprendizagem. Um exemplo de organização por rotação de aprendizagem pode ser encontrado em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AXRupQnrwX8Zn4ZfmEbmGmC2Mp2UpfCexX6EZJUWybtDdKY97E8W3TnXQ7jV/geo6-08und01-acao-propositiva-organizacao-da-sala.pdf .
Para isso, providencie e organize previamente o que será utilizado. Sugere-se organizar a sala unindo conjuntos de carteiras, como disposto no slide 6. Cada estação representa uma atividade em que cada grupo deve circular, a cada oito minutos. Todos os grupos circulam por todas as estações. Exemplo: nos primeiros oito minutos, o grupo 1 estará na estação 1, o grupo 2 na estação 2 e assim por diante. Num segundo momento, o grupo 4 passa para a estação 1, o grupo 1 para a estação 2, o grupo 2 para a estação 3, o grupo 3 para a estação 4, e assim sucessivamente até que todos os grupos tenham passado por todas as estações. Caso considere um grande número de alunos dividindo-os em quatro grupos, as estações devem ser replicadas e os alunos divididos em oito grupos ao invés de quatro. Sugere-se que a organização da sala seja anterior à aula, para que o tempo seja melhor aproveitado. É importante também que os materiais sejam organizados para cada estação e grupo e os materiais organizados com antecedência. Logo, se a atividade da primeira estação necessitar de uma folha sulfite por aluno, providencie previamente o número de folhas necessárias, por exemplo. Antes de iniciar a dinâmica, oriente os alunos a colocar o número do grupo na folha de atividades para a avaliação posterior, considerando que registrem os nomes e o respectivo grupo. Informe-os que a cada sete minutos, troca-se de estação. Auxilie-os no momento das trocas de estações para que se atentem ao tempo, que deve ser cronometrado.
Materiais para as estações:
- Estação 1: Apresente nesta estação um mapa em que não apareçam todos os elementos cartográficos para que os alunos possam identificá-los. Ao identificar os elementos cartográficos que faltam no mapa, os alunos devem sugerir soluções para complementar a leitura dele. Por exemplo: complementar a legenda, sugerir um título, colocar a orientação geográfica etc. Os alunos também devem identificar os elementos já existentes no mapa. O mapa deve estar impresso para que os alunos realizem a atividade. Sugere-se o mapa a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k5WR6hTReSPRGSFuZ3NS8kUagVgSWTZ8ppjQRG6MKKVZGx9Vv83DGZ6Nnvaw/geo6-08und01-acao-propositiva-estacao-1.pdf. Neste caso, os elementos não existentes no mapa são: título, legenda e orientação geográfica. Já os elementos existentes são: escala e legenda. Caso haja a impossibilidade de impressão, mapas semelhantes poderão ser fotocopiados de atlas geográficos ou do próprio livro didático. Algumas dicas podem ser sugeridas, tais como: o mapa indica um dado sobre a população, o mapa foi retirado de um grande e importante órgão público brasileiro etc.
- Estação 2: Para esta estação providencie previamente um computador ou notebook da escola ou particular. Deixe aberto o site do Google Maps (https://www.google.com.br/maps). No dispositivo, determine dois pontos a serem identificados, como por exemplo a escola e um ponto de referência próximo (mercado, posto, loja etc.). Os alunos devem neste momento tirar print da tela, colar a imagem em um documento Word e calcular a distância real entre os pontos delimitados. Para isso é necessário régua. Neste momento, oriente os alunos a se atentarem para a distância dos pontos traçados, uma vez que os mapas do Google Maps apresentam escalas em quilômetros, e se a localidade entre a escola e a casa dos alunos for menor que 1km, por exemplo, eles terão que transformar os valores da escala ou para decimal ou em metros para que se possa trabalhar com as mesmas unidades de medida. Verificar mais informações acerca do cálculo das distâncias reais no tópico “Para saber mais”. Posteriormente, os alunos devem atribuir um título, legenda e identificar a orientação geográfica, assim como a escala (gráfica ou numérica). Caso não seja possível a utilização de meios digitais, determine o local, tire print e imprima para cada grupo, ao passo que poderão realizar a atividade no papel impresso.
- Estação 3: Apresente aos alunos a seguinte situação-problema: “Os amigos João e Pedro vão realizar uma viagem para uma cidade do litoral. Ansiosos, os amigos pesquisaram no Google Maps e identificaram que a distância no dispositivo era de 5 cm, medindo na régua, com uma escala de 1:250.000. No entanto, João e Pedro ficaram em dúvida acerca de qual seria a distância real entre as duas cidades. Ajude os amigos e determine a distância real entre as duas cidades.” A distância real é de 12,5 km. A situação-problema poderá ser registrada no quadro em que os alunos devem responder em uma folha sulfite ou impressa para cada grupo, a partir do documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NK7qJn2BCECJhRHVEdrgbqDBGHV5kPZN3fE3gnQuKM8gBpPdavJzqPn8WB6p/geo6-08und01-acao-propositiva-estacao-3.pdf
Como adequar à sua realidade: É importante que substitua, sempre que possível, os mapas sugeridos para mapas do estado, município e bairro onde os alunos vivem, assim os alunos poderão aplicar as atividades à espaços próximos. Assim como sugerir espaços para cálculo de escala que sejam próximos aos alunos.
Para você saber mais:
- Como calcular as distâncias usando a escala: para descobrir a distância real entre dois pontos, é necessário medir em centímetros a distância entre eles no mapa, com uma régua. Em seguida, verificar na escala, gráfica ou numérica, a distância correspondente ao terreno. Para realizar o cálculo utiliza-se a fórmula E=d/D, a qual o “E” corresponde à escala, “d” à distância medida no mapa e “D” à distância real, a qual deseja-se descobrir. Atentar-se à utilizar sempre as mesmas unidades de medidas, por exemplo: se a escala for numérica o cálculo será realizado em centímetros; caso a escala seja gráfica e se apresente em quilômetros, essa deve ser transformada em centímetros para a realização do cálculo. Sugere-se a utilização de uma tabela de medidas a ser apresentada aos alunos. Segue sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xs07ZXbwgo4. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
- Metodologias do ensino híbrido. Disponível em: https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Rotação por estações. Disponível em: https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Vídeo acerca de metodologia por estações de aprendizagem. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Os elementos que compõem um mapa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
- Vídeoaula dos elementos do mapa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tx2ywfEHCzI. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: No momento da sistematização, os alunos compartilharão as experiências das estações. Sugere-se que haja a intervenção por meio das questões do slide. Na impossibilidade de projeção do slide, as questões poderão ser registradas no quadro. É importante neste momento que as dúvidas sejam discutidas, assim como os erros levantados e analisados. Espera-se que na Estação 1 o aluno perceba que cada elemento cartográfico é fundamental para o complemento de informações que darão base para a sua leitura e interpretação. Na Estação 2 espera-se que o aluno relacione a redução do espaço real em espaço gráfico e vice-versa, sendo necessária para obter parâmetro de quantas vezes foi necessário diminuir o espaço real para a representação gráfica. Já na Estação 3, espera-se que os alunos possam ter chegado ao resultado de 12,5 km de distância, resultado este obtido por meio da operação de escala.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_08UND01
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Site do IBGE
Valor trabalhado
O fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum;
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula pretende trabalhar com os principais elementos cartográficos. Para apresentar o tema, envie uma mapa político do mundo (que tenha legenda, escala, orientação e título) juntamente com o título da aula.
Contextualização
Esse plano de aula trabalha os principais elementos cartográficos, devendo retomar com os alunos os elementos cartográficos para a interpretação e leitura do mapa. Ressaltando que cada elemento cartográfico são peças fundamentais para compreender de forma eficaz as informações contidas nele. Assim, aproveitando o envio do mapa político do mundo, pergunte aos estudantes quais elementos presentes nesse mapa eles consideram fundamentais para o entendimento do mapa. O mapa e a pergunta podem ser enviados por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, assim como a resposta. Com as respostas em mãos, professor, você já terá ideia de quais são os conhecimentos prévios dos estudantes sobre linguagem cartográfica.
Ação propositiva
A ação propositiva deste plano é uma adaptação da proposta original do plano de aula. A primeira adaptação será a realização da atividade de forma individual, dado o perfil conceitual da aula, da atividade e a pouca interação que essa atividade promoveria entre os estudantes. Levamos em cosideração a ampliação dos espaços de troca entre os estudantes nos demais planos de aula e a demanda de dedicação e organização desses espaços de debates virtuais entre estudantes, professores e familiares. Envie para a turma o mapa das regiões brasileiras, disponível aqui, e o vídeo, que você pode acessar aqui. Indique que, individualmente, cada aluno imprima o mapa, cole no caderno de geografia e aponte cada um dos elementos cartográficos visualizados no mapa. Os alunos devem apontar no mapa e descrever no caderno os elementos cartográficos, ressaltando a importância de cada um.
Sistematização
A sistematização dessa atividade deve seguir a orientação do plano de aula com um pequena adaptação. Ao invés de discutir as 3 questões presentes no slide, vamos dar prioridade para a primeira questão: "Qual a importância dos elementos cartográficos para a leitura e interpretação dos mapas?". Peça que os estudantes, sob supervisão dos familiares, façam um vídeo mostrando o mapa com a identificação dos elementos e, oralmente, apresentem a resposta da questão. O vídeo deve ter, no máximo, 2 minutos. Professor, caso considere viável, você pode socializar os vídeos da turma. Se souber trabalhar com edição, pode juntar os vídeos para um único envio. Se não souber, pode enviá-los um por um.
Convite às famílias
Professor, sugira as famílias que visualizem, junto com os estudantes, os diferentes mapas de um Atlas. Caso não tenham Atlas impresso em casa, você pode sugerir que consultem o Atlas do IBGE, disponibilizado aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Freitas
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar os elementos cartográficos do mapa e transformar a distância gráfica em distância real por meio da escala.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.