GEO6_08UND01 - Ação propositiva - Estação 1
Plano de Aula
Plano de aula: Elementos cartográficos de um mapa
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: uso de mapas no cotidiano.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos identifiquem os principais elementos cartográficos de um mapa, essenciais para sua leitura, assim como consigam transformar a distância gráfica em distância real a partir da escala e por meio de espaços de vivência. E para isso, é proposto uma metodologia híbrida a partir da rotação por estações de aprendizagem, em que os alunos poderão participar ativamente a cada etapa.
Materiais necessários: Caderno dos alunos, lápis grafite ou caneta esferográfica, papel sulfite, régua e computador de mesa ou notebook.
Link dos materiais utilizados:
- Link do mapa: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
Material complementar:
- Atividade da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mg88JnrEUXpTQySfmUBPkXv2fKSZPRJJh4gY6bxmTDpn3d635QyQ8ZRuQX6E/geo6-08und01-problematizacao-2.pdf
- Estação 1 da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k5WR6hTReSPRGSFuZ3NS8kUagVgSWTZ8ppjQRG6MKKVZGx9Vv83DGZ6Nnvaw/geo6-08und01-acao-propositiva-estacao-1.pdf
- Estação 3 da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NK7qJn2BCECJhRHVEdrgbqDBGHV5kPZN3fE3gnQuKM8gBpPdavJzqPn8WB6p/geo6-08und01-acao-propositiva-estacao-3.pdf
Para você saber mais:
- Os elementos que compõem um mapa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
- Vídeoaula dos elementos do mapa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tx2ywfEHCzI. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
- Vídeo acerca de conversões de medidas: https://www.youtube.com/watch?v=xs07ZXbwgo4. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
- Metodologias do ensino híbrido. Disponível em: https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Rotação por estações. Disponível em: https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Vídeo acerca de metodologia por estações de aprendizagem. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Os elementos que compõem um mapa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
- Vídeoaula dos elementos do mapa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tx2ywfEHCzI. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na identificação dos elementos cartográficos, dando ênfase para a identificação e aplicação da escala, transformando a distância gráfica em distância real. Informe aos alunos que será proposta uma atividade coletiva, consistindo na metodologia de rotação por estações de aprendizagem.
Como adequar à sua realidade: É importante que substitua, sempre que possível, os mapas sugeridos para mapas do estado, município e bairro onde os alunos vivem, assim alunos poderão aplicar as atividades à espaços próximos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO