GEO6_08UND01 - Ação propositiva - Estação 1
Plano de Aula
Plano de aula: Elementos cartográficos de um mapa
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: uso de mapas no cotidiano.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos identifiquem os principais elementos cartográficos de um mapa, essenciais para sua leitura, assim como consigam transformar a distância gráfica em distância real a partir da escala e por meio de espaços de vivência. E para isso, é proposto uma metodologia híbrida a partir da rotação por estações de aprendizagem, em que os alunos poderão participar ativamente a cada etapa.
Materiais necessários: Caderno dos alunos, lápis grafite ou caneta esferográfica, papel sulfite, régua e computador de mesa ou notebook.
Link dos materiais utilizados:
- Link do mapa: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
Material complementar:
- Atividade da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mg88JnrEUXpTQySfmUBPkXv2fKSZPRJJh4gY6bxmTDpn3d635QyQ8ZRuQX6E/geo6-08und01-problematizacao-2.pdf
- Estação 1 da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k5WR6hTReSPRGSFuZ3NS8kUagVgSWTZ8ppjQRG6MKKVZGx9Vv83DGZ6Nnvaw/geo6-08und01-acao-propositiva-estacao-1.pdf
- Estação 3 da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NK7qJn2BCECJhRHVEdrgbqDBGHV5kPZN3fE3gnQuKM8gBpPdavJzqPn8WB6p/geo6-08und01-acao-propositiva-estacao-3.pdf
Para você saber mais:
- Os elementos que compõem um mapa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
- Vídeoaula dos elementos do mapa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tx2ywfEHCzI. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
- Vídeo acerca de conversões de medidas: https://www.youtube.com/watch?v=xs07ZXbwgo4. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
- Metodologias do ensino híbrido. Disponível em: https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Rotação por estações. Disponível em: https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Vídeo acerca de metodologia por estações de aprendizagem. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Os elementos que compõem um mapa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa. Acesso em 27 de janeiro de 2019.
- Vídeoaula dos elementos do mapa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tx2ywfEHCzI. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na identificação dos elementos cartográficos, dando ênfase para a identificação e aplicação da escala, transformando a distância gráfica em distância real. Informe aos alunos que será proposta uma atividade coletiva, consistindo na metodologia de rotação por estações de aprendizagem.
Como adequar à sua realidade: É importante que substitua, sempre que possível, os mapas sugeridos para mapas do estado, município e bairro onde os alunos vivem, assim alunos poderão aplicar as atividades à espaços próximos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO