Plano de Aula

Plano de aula: A atuação da URSS e dos Estados Unidos no contexto africano durante o período da Guerra Fria

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ordem Mundial na Guerra Fria

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, tem como objetivo analisar como foi a influência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) URSS e dos Estados Unidos (EUA) no continente africano durante Guerra Fria.

Materiais necessários: Folha A3, ou cartolina, régua, lápis, borracha, post-its, material impresso.

Material complementar:

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WZXwzzWhZekqAFtkD7XH7UTm2rmEazUuWf6wVjx2Qh4uBA77HH9wZHuTd28N/geo-08und03-tema-da-aula-mapa.pdf

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gpczfnVgtUZQXt8cVyZM5GYGadPpVVtdE98zUqjb7UhGC7wxhvepPFKW7CUN/geo-08und03-contextualizacao-imagem.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QnB3D3xZVKRH5kvSUurUSfGZ7Qb9Us4FRHXzNyjMGVvFsg7EBU67uMSKcPBX/geo-08und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

Independência da África: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Africa_independence_dates.svg acesso em 11 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/download/25600/18403 acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://www.cavok.com.br/blog/guerra-fria-o-doloroso-legado-africano-o-sul-da-africa/ acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992009000400011 acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.revistacontemporaneos.com.br/n2/pdf/africa3.pdf acesso em 01 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://domhelder.edu.br/afrodom/publicacao/a-africa-nas-relacoes-internacionais-e-as-consequencias-da-descolonizacao/ acesso em 01 de abril de 2019.

Dissertação de Mestrado disponíve em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14727/1/2013_AlbertoAndreCarvalhoFrancisco.pdf acesso em 26 de março de 2019, sugiro a leitura do capitulo 2, pag. 51 até 64, que apresenta uma excelente explanação sobre a influência externa da URSS e do EUA em relação ao continente africano e específica ao caso de Angola.

Dissertação de Mestrado disponíve em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/7435/1/TESE.pdf acesso em 01 de abril de 2019, sugiro a leitura do capitulo 1, pag. 21 até 26, que apresenta uma contextualização sobre atuação da URSS e do EUA, no continente africano durante a Guerra Fria.

Sugiro o GIF disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_descoloniza%C3%A7%C3%A3o_de_%C3%81frica#/media/File:African_nations_order_of_independence_1950-1993.gif acesso em 11 de abril de 2019, que apresenta a evolução histórica da independência dos países da África, a partir de 1950.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique que os países africanos eram colônias europeias até o período da 2ª Guerra Mundial, após começaram uma sucessão de processos de independência conforme o mapa. Com isso os países africanos precederam uma série de medidas que os colocaram no cenário global do alinhamento bipolar da Guerra Fria, medidas como o fomento ao nacionalismo e a militarização marcaram a característica do rompimento com as metrópoles europeias, sem falar nos fortes embates armados internos por territórios, por questões raciais e por direcionamento político e econômico.

Material complementar:

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WZXwzzWhZekqAFtkD7XH7UTm2rmEazUuWf6wVjx2Qh4uBA77HH9wZHuTd28N/geo-08und03-tema-da-aula-mapa.pdf

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO