GEO_08UND03 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: A atuação da URSS e dos Estados Unidos no contexto africano durante o período da Guerra Fria
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ordem Mundial na Guerra Fria
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, tem como objetivo analisar como foi a influência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) URSS e dos Estados Unidos (EUA) no continente africano durante Guerra Fria.
Materiais necessários: Folha A3, ou cartolina, régua, lápis, borracha, post-its, material impresso.
Material complementar:
Contextualização:
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QnB3D3xZVKRH5kvSUurUSfGZ7Qb9Us4FRHXzNyjMGVvFsg7EBU67uMSKcPBX/geo-08und03-acao-propositiva-atividade.pdf
Link para os mapas:
Independência da África: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Africa_independence_dates.svg acesso em 11 de abril de 2019.
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/download/25600/18403 acesso em 01 de abril de 2019.
Artigo disponível em: http://www.cavok.com.br/blog/guerra-fria-o-doloroso-legado-africano-o-sul-da-africa/ acesso em 01 de abril de 2019.
Artigo disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992009000400011 acesso em 01 de abril de 2019.
Artigo disponível em: https://www.revistacontemporaneos.com.br/n2/pdf/africa3.pdf acesso em 01 de abril de 2019.
Artigo disponível em: http://domhelder.edu.br/afrodom/publicacao/a-africa-nas-relacoes-internacionais-e-as-consequencias-da-descolonizacao/ acesso em 01 de abril de 2019.
Dissertação de Mestrado disponíve em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14727/1/2013_AlbertoAndreCarvalhoFrancisco.pdf acesso em 26 de março de 2019, sugiro a leitura do capitulo 2, pag. 51 até 64, que apresenta uma excelente explanação sobre a influência externa da URSS e do EUA em relação ao continente africano e específica ao caso de Angola.
Dissertação de Mestrado disponíve em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/7435/1/TESE.pdf acesso em 01 de abril de 2019, sugiro a leitura do capitulo 1, pag. 21 até 26, que apresenta uma contextualização sobre atuação da URSS e do EUA, no continente africano durante a Guerra Fria.
Sugiro o GIF disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_descoloniza%C3%A7%C3%A3o_de_%C3%81frica#/media/File:African_nations_order_of_independence_1950-1993.gif acesso em 11 de abril de 2019, que apresenta a evolução histórica da independência dos países da África, a partir de 1950.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Explique que os países africanos eram colônias europeias até o período da 2ª Guerra Mundial, após começaram uma sucessão de processos de independência conforme o mapa. Com isso os países africanos precederam uma série de medidas que os colocaram no cenário global do alinhamento bipolar da Guerra Fria, medidas como o fomento ao nacionalismo e a militarização marcaram a característica do rompimento com as metrópoles europeias, sem falar nos fortes embates armados internos por territórios, por questões raciais e por direcionamento político e econômico.
Material complementar:
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Explore junto aos alunos o que a imagem apresenta, chame atenção que é uma criança, carregando um fuzil, que é um armamento produzido em países como Rússia e Israel. Questione sobre como esse armamento chega às mãos das crianças. Peça que apontem as características fisionômicas da criança, do ambiente. Comente sobre as contradições entre países pobres que ao longo da Guerra Fria receberam milhões de dólares em armamentos, para combates internos ou contra as metrópoles europeias em fomento as guerras por independência.
Materiais Complementares:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gpczfnVgtUZQXt8cVyZM5GYGadPpVVtdE98zUqjb7UhGC7wxhvepPFKW7CUN/geo-08und03-contextualizacao-imagem.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: A problematização dá continuidade a contextualização e coloca em evidência a problemática contraditória do continente africano. Assim as questões que afetam os países africanos, como a pobreza e a fome, se contradizem com a existência de um mercado ativo e rico de matéria prima. Assim como a compra de equipamentos militares, seja no período da Guerra Fria até atualidade. Com isso, eclodiram diversos conflitos internos, como os que ocorreram na África do Sul, em Angola no Sudão, além de conflitos pela independência em relação às potências europeias, ainda fragilizadas pelas guerras mundiais. Se necessário, contextualizar ainda que o período conhecido como neocolonialismo foi implementado pelas potências europeias ao longo do século XIX, no continente africano.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 31 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que reúnam em grupos de até 4 integrantes, explique que eles irão produzir uma árvore de problemas, conforme o exemplo. Detalhe que a ideia central, é o tronco da árvore, a raiz é são causas da ideia central e a copa da árvore são as consequências ou efeitos. Assim, o objetivo da árvore de problemas que os alunos irão produzir, é representar a situação do país Angola, em relação ao período da Guerra Fria e atuação dos EUA e da URSS, seja nas disputas internas, seja na estrutura da luta pela independência de Portugal, para isso solicite que os alunos sigam os seguintes passos:
1º Leia os trechos do texto, selecionando:
a) Elementos de identificação do problema;
b) Elementos que indicam o desdobramento da situação problema.
2º Transcreva palavras-chave que identifique e caracterize o problema para um post-its
3º Na folha de A3 folha escreva a ideia central conforme a problematização para o país Angola, essa será o tronco da árvore.
4º Cole os post-its referente às consequências acima do problema central, que será a copa da árvore
5º cole os post-its referente às causas do problema central será a raiz da árvore
Caso os alunos questionem, por qual motivo foi escolhido o país Angola, explique porque tem origem semelhante ao Brasil, colonizada por Portugueses. É um país que também fala português, e que a extensão do conflito durante a Guerra Fria chegou ao ponto de conflitos armados conforme o alinhamento político e ideológico do período. Durante a produção é possível a identificação de problemas e desdobramentos implícitos no texto, solicite que os alunos façam anotações sobre essa possibilidade.
Material complementar:
Ação propositiva:
Ação Propositiva
Orientações: Solicite aos alunos que reúnam em grupos de até 4 integrantes, explique que eles irão produzir uma árvore de problemas, conforme o exemplo, detalhe que a ideia central é o tronco da árvore, a raiz é são causas da ideia central e a copa da árvore são as consequências ou efeitos. Assim, o objetivo da árvore de problemas que os alunos irão produzir, é representar a situação do país Angola, em relação ao período da Guerra Fria e atuação dos EUA e da URSS, seja nas disputas internas, seja na estrutura da luta pela independência de Portugal, para isso solicite que os alunos sigam os seguintes passos:
1º Leia os trechos do texto, selecionando:
a) Elementos de identificação do problema;
b) Elementos que indicam o desdobramento da situação problema.
2º Transcreva palavras de chave que identifique e caracterize o problema para um post-its
3º Na folha de A3 folha escreva a ideia central conforme a problematização para o país Angola, essa será o tronco da árvore.
4º Cole os post-its referente às consequências acima do problema central, que será a copa da árvore
5º cole os post-its referente às causas do problema central será a raiz da árvore
Caso os alunos questionem, por qual motivo foi escolhido o país Angola, explique porque tem origem semelhante ao Brasil, colonizada por Portugueses. É um país que também fala português, e que a extensão do conflito durante a Guerra Fria chegou ao ponto de conflitos armados conforme o alinhamento político e ideológico do período. Durante a produção é possível a identificação de problemas e desdobramentos implícitos no texto, solicite que os alunos façam anotações sobre essa possibilidade.
Material complementar:
Ação propositiva:
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que apresenteM uma reflexão sobre a produção da árvore de problema, que exemplifica as causas e as consequências em relação ao período da Guerra Fria para Angola, e como esse exemplo serve para contextualizar a situação de outros países do continente. Espera-se que os alunos ainda apontem possíveis problemas e consequências que não foram elencados, e que surgiram a partir da conclusão da atividade em grupo.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar como foi a influência da URSS e dos Estados Unidos no continente africano durante a Guerra Fria. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o mapa disponível aqui e grave um áudio pedindo que o analisem. Explique que os países africanos eram colônias europeias até o período da 2ª Guerra Mundial; depois, teve início uma sucessão de processos de independência, como mostra o mapa. Com isso, os países africanos precederam uma série de medidas que os colocaram no cenário global do alinhamento bipolar da Guerra Fria. Medidas como o fomento ao nacionalismo e a militarização marcaram o rompimento com as metrópoles europeias, sem falar nos fortes embates armados internos por territórios, questões raciais e direcionamento político e econômico. Envie a imagem disponível aqui. Explore junto com os alunos o que a imagem apresenta. Chame a atenção para o fato de se tratar de uma criança carregando um fuzil, que é um armamento produzido em países como Rússia e Israel. Questione como esse armamento chega às mãos das crianças. Peça que apontem as características fisionômicas da criança e do ambiente. Solicite que enviem áudios ou mensagens participando do debate. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
A problematização dá continuidade à contextualização e coloca em evidência a problemática contraditória do continente. Grave um áudio e pergunte: "Qual era o interesse dos EUA e da URSS em apoiar movimentos de independência na África? E de que modo os governos de EUA e URSS buscavam desestabilizar ou apoiar governos africanos alinhados ou opostos à sua ideologia? Quais as consequências dessa atuação das potências pós-guerra no continente africano?" Incentive-os a refletir e compartilhar suas opiniões. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Nesta etapa, você precisará do arquivo disponível aqui. Grave um áudio ou vídeo curto para explicar os detalhes da atividade. Solicite aos alunos que se reúnam em grupos de até 4 integrantes. Explique que eles irão produzir uma árvore de problemas conforme o exemplo (veja no Plano de Aula). Detalhe que a ideia central é o tronco da árvore; a raiz são causas da ideia central e a copa da árvore são as consequências ou efeitos. O objetivo da árvore de problemas que os alunos irão produzir é representar a situação de Angola no período da Guerra Fria, e a atuação dos EUA e da URSS, seja nas disputas internas, seja na estrutura da luta pela independência de Portugal. Para isso, solicite que os alunos sigam os seguintes passos:
- 1º: Leiam os trechos do texto: a) Elementos de identificação do problema; b) Elementos que indicam o desdobramento da situação problema;
- 2º: Transcrevam palavras-chave que identifiquem e caracterizem o problema em post-its (caso não tenham, servem papéis);
- 3º: Numa folha, escrevam a ideia central, de acordo com a problematização da situação de Angola (será o tronco da árvore);
- 4º: Colem os post-its referentes às consequências acima do problema central (será a copa da árvore);
- 5º: Colem os post-its referentes às causas do problema central (será a raiz da árvore).
Informe que eles devem usar o WhatsApp para esclarecer as dúvidas. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Solicite aos alunos que apresentem uma reflexão sobre a produção da árvore de problemas, que exemplifica as causas e as consequências em relação ao período da Guerra Fria para Angola, e como esse exemplo serve para contextualizar a situação de outros países do continente. Eles devem gravar áudios e enviar fotos de suas produções pelo WhatsApp. Espera-se que os alunos ainda apontem possíveis problemas e consequências que não foram elencados e que surgiram a partir da conclusão da atividade em grupo. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar como foi a influência da URSS e dos Estados Unidos no continente africano durante a Guerra Fria.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.