Plano de aula: A relação entre o zoom e a escala cartográfica

Plano 4 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: uso de mapas no cotidiano.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos relacionem a noção de zoom de aplicativos com a escala cartográfica por meio do uso de tecnologias. Ao final, propõe-se a confecção de um mapa utilizando os conceitos cartográficos estudados.

Você pode desenvolver as etapas do plano sem computador e internet, caso sua escola não os tenha. Vá até o google mapas, selecione de 4 a 5 imagens de satélite e/ou mapa com escalas diferenciadas, sempre pensando numa realidade global, regional e local e imprimi-as. Dessa forma, você poderá desenvolver o plano de aula adaptando as orientações dadas com computador, utilizando as imagens de satélite e mapas impressos.

Materiais necessários: Régua e computadores equipados com internet e instalação do programa Paint ou semelhante.

Para o desenvolvimento desta aula, se faz necessário que os alunos estejam equipados com computadores conectados à internet, podendo ser o laboratório de informática da escola ou em outro ambiente. Assim, providencie antes de iniciar este plano o encaminhamento dos alunos ao local adequado ou providencie antecipadamente os equipamentos necessários.

Caso a escola não disponibilize os equipamentos necessários, algumas sugestões são colocadas ao longo do plano para que possa adequar à sua realidade.

Material complementar:

Contextualização:

Link para os mapas:

Os mapas utilizados nos planos foram retirados da plataforma Google Maps, a partir de print screen.

Disponível em: <https://www.google.com.br/maps>. Acesso em: 16 mar 2019.

Para você saber mais:

Está disponível no site do IBGE, um Atlas Escolar que apresenta alguns conteúdos geográficos através de animações que auxiliam a compreender a dinâmica de captação de informações por satélites, como por exemplo o GPS (Sistema de Posicionamento Global), Sensoriamento Remoto, Aerofotogrametria, dentre outros assuntos relacionados à cartografia, inclusive a escala cartográfica. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais.html

Acesso em: 14 mar 2019.

Utilização da tabela de conversão de medidas. Youtube, 2018 (4min44seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xs07ZXbwgo4>. Acesso em: 14 mar 2019.

Como calcular a escala de uma mapa:

Para realizar o cálculo utiliza-se a fórmula E=d/D, a qual o “E” corresponde à escala, “d” à distância medida no mapa e “D” à distância real. No caso em questão, quer-se saber a escala do mapa “E”, sendo necessário saber a medida real entre dois pontos nesse mapa (D), dado este que será fornecido pela própria plataforma por meio da ferramenta “medir distâncias e áreas”, assim como a medida gráfica, em centímetros (d), em que os alunos, por meio de uma régua, devem medi-la.

MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em 04 mar 2019.

Contextos prévios: Para essa aula, é importante que já tenha trabalhado previamente com os alunos os principais elementos cartográficos de um mapa, em que os alunos já consigam identificar o título, fonte, orientação e escala (gráfica e numérica). É importante que eles saibam trabalhar com a conversão de unidades de medidas. Os alunos também devem ter conhecimentos básicos de informática e de navegação na internet.

Tema da aula

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, disponível no slide, ou o registre no quadro. Informe que o objetivo da aula é relacionar o zoom de sites de busca e localização, amplamente utilizados nos dias atuais, com os conceitos de escala cartográfica e escala geográfica. Informe que, para isso, serão utilizadas algumas dessas tecnologias e ao final, os alunos deverão confeccionar um mapa utilizando os conceitos estudados.

Caso julgue necessário, retome alguns elementos cartográficos antes de iniciar a aula, principalmente escala cartográfica.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA