GEO8_08UND02 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A soberania dos Estados Unidos na América Latina, no período da Guerra Fria
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ordem Mundial na Guerra Fria
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Espera-se que os alunos possam analisar, como a soberania dos Estados Unidos prevaleceu na América Latina, durante a Guerra Fria, no campo econômico e político, colocando em prática uma série de doutrinas como a Doutrina Truman, a Aliança para o progresso na América Latina e a doutrina de segurança nacional. Além de direcionamentos a fim de alinhar a região ao bloco capitalista e suas práticas.
Materiais necessários: Lápis, borracha e material impresso da ação propositiva.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aFTqMFNWwHfFrJUmE6p3Qj69FzJC2NauyHuDTAgHbhfbfWGwmvBAshVVeYxZ/geo8-08und02-contextualizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCNCJeyCMGgDjCKhEqX8vFChbQqtjYQZAzP7ZJbhE83zMUX7rb4PbxUMUGpD/geo8-08und02-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
AVILA DE MATTOS, Eloiza Ap. Silva. O Programa “Aliança para o Progresso”: o discurso civilizador na imprensa e a educação profissional no Paraná-Brasil. In: XI Simposio Internacional Proceso Civilizador, Buenos Aires - Argentina, 2008. pp.359-361. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais11/artigos/38%20-%20Matos.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019.
FREITAS, Eduardo de. Canal do Panamá. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/canal-panama.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
PADRÓS, Enrique Serra. A ditadura civil-militar uruguaia: doutrina e segurança nacional. Varia História, Belo Horizonte, vol.28, n.48, pp.495-517, jul/dez 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/vh/v28n48/02.pdf>. Acesso em: 21 mar 2019.
PERCÍLIA, Eliene. Doutrina Truman. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/doutrina-truman.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
PINTO, Tales dos Santos. O que é Plano Marshall? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-plano-marshall.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
RAPOPORT, Mario; LAUFER, Rubén. Os Estados Unidos diante do Brasil e da Argentina: os golpes militares da década de 1960. Rev. bras. polít. int., Brasília-DF, v. 43, n. , p. 69-98, junho 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292000000100004>. Acesso em: 18 mar 2019.
STEPHAN, Cláudia. A ideologia da bipolaridade: a introdução da Doutrina de Segurança Nacional (DNS) e as implicações para a democracia no Brasil. In: I Seminário Internacional de Ciência Política, UFRGS, Porto Alegre - RS, 2015. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/sicp/wp-content/uploads/2015/09/STEPHAN-A-Ideologia-da-Bipolaridade_a-Introdu%C3%A7%C3%A3o-da-Doutrina-de-Seguran%C3%A7a-Nacional-DSN-e-as-Implica%C3%A7%C3%B5es-para-a-Democracia-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019.
TIBOLA, Ana Paula L. A Escola Superior de Guerra e a Doutrina de Segurança Nacional. Dissertação (Mestrado em História), Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2007. Disponível em: <https://secure.upf.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=112>. Acesso em: 21 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema.
Questione os alunos sobre o conceito de imperialismo, em caso de dúvida explique que é uma forma de um país exerce seu poder sobre outro país, a partir da influência direta ou indireta, com atuação em vários ramos seja territorial, militar, econômico, político, ideológico. Observe ainda, que na América Latina, o exercício da soberania americana se deu de forma direta (como no caso do canal do Panamá) ou indireta (com incentivo a regimes autoritários de cunho militar como no caso do Chile e da Argentina).
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Canal do Panamá. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/canal-panama.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO