GEO8_08UND02 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A soberania dos Estados Unidos na América Latina, no período da Guerra Fria
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ordem Mundial na Guerra Fria
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Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Espera-se que os alunos possam analisar, como a soberania dos Estados Unidos prevaleceu na América Latina, durante a Guerra Fria, no campo econômico e político, colocando em prática uma série de doutrinas como a Doutrina Truman, a Aliança para o progresso na América Latina e a doutrina de segurança nacional. Além de direcionamentos a fim de alinhar a região ao bloco capitalista e suas práticas.
Materiais necessários: Lápis, borracha e material impresso da ação propositiva.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aFTqMFNWwHfFrJUmE6p3Qj69FzJC2NauyHuDTAgHbhfbfWGwmvBAshVVeYxZ/geo8-08und02-contextualizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCNCJeyCMGgDjCKhEqX8vFChbQqtjYQZAzP7ZJbhE83zMUX7rb4PbxUMUGpD/geo8-08und02-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
AVILA DE MATTOS, Eloiza Ap. Silva. O Programa “Aliança para o Progresso”: o discurso civilizador na imprensa e a educação profissional no Paraná-Brasil. In: XI Simposio Internacional Proceso Civilizador, Buenos Aires - Argentina, 2008. pp.359-361. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais11/artigos/38%20-%20Matos.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019.
FREITAS, Eduardo de. Canal do Panamá. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/canal-panama.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
PADRÓS, Enrique Serra. A ditadura civil-militar uruguaia: doutrina e segurança nacional. Varia História, Belo Horizonte, vol.28, n.48, pp.495-517, jul/dez 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/vh/v28n48/02.pdf>. Acesso em: 21 mar 2019.
PERCÍLIA, Eliene. Doutrina Truman. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/doutrina-truman.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
PINTO, Tales dos Santos. O que é Plano Marshall? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-plano-marshall.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
RAPOPORT, Mario; LAUFER, Rubén. Os Estados Unidos diante do Brasil e da Argentina: os golpes militares da década de 1960. Rev. bras. polít. int., Brasília-DF, v. 43, n. , p. 69-98, junho 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292000000100004>. Acesso em: 18 mar 2019.
STEPHAN, Cláudia. A ideologia da bipolaridade: a introdução da Doutrina de Segurança Nacional (DNS) e as implicações para a democracia no Brasil. In: I Seminário Internacional de Ciência Política, UFRGS, Porto Alegre - RS, 2015. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/sicp/wp-content/uploads/2015/09/STEPHAN-A-Ideologia-da-Bipolaridade_a-Introdu%C3%A7%C3%A3o-da-Doutrina-de-Seguran%C3%A7a-Nacional-DSN-e-as-Implica%C3%A7%C3%B5es-para-a-Democracia-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019.
TIBOLA, Ana Paula L. A Escola Superior de Guerra e a Doutrina de Segurança Nacional. Dissertação (Mestrado em História), Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2007. Disponível em: <https://secure.upf.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=112>. Acesso em: 21 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema.
Questione os alunos sobre o conceito de imperialismo, em caso de dúvida explique que é uma forma de um país exerce seu poder sobre outro país, a partir da influência direta ou indireta, com atuação em vários ramos seja territorial, militar, econômico, político, ideológico. Observe ainda, que na América Latina, o exercício da soberania americana se deu de forma direta (como no caso do canal do Panamá) ou indireta (com incentivo a regimes autoritários de cunho militar como no caso do Chile e da Argentina).
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Canal do Panamá. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/canal-panama.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Explique que entende-se por doutrina um conjunto ideias e práticas a serem tomadas que direcionam um alinhamento, como a doutrina Truman idealizada a partir do presidente Harry S. Truman em 1947 que propôs uma política externa dura de combate ao avanço da U.R.S.S. (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Neste sentido, a doutrina tinha como objetivo conter as possíveis aspirações do bloco socialista e teve como instrumento para Europa, em primeiro lugar, o Plano Marshall, que visava reconstruir a economia europeia a partir de investimentos em infraestrutura, criação de parques industriais e fomento ao estado de bem estar social, que posteriormente foi crucial para a consolidação da transnacionalização do capital, que influenciou diretamente o fim da U.R.S.S.
Ao longo do tempo surgiram ações para América Latina como a Aliança para o Progresso em 1961, com objetivo de apoiar economicamente esses países, porém não teve o mesmo resultado que na Europa, mas sim gerou mais desempregos e crises. Com isso, grupos ligados à esquerda socialista aumentaram e gerou o temor na mudança de alinhamento do governo ao bloco socialista. Os Estados Unidos fomentaram uma série de golpes militares, forçando o realinhamento da geopolítica da região em países como Brasil, Chile, Argentina, Uruguai.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aFTqMFNWwHfFrJUmE6p3Qj69FzJC2NauyHuDTAgHbhfbfWGwmvBAshVVeYxZ/geo8-08und02-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
John Kennedy cria aliança para o progresso visando conter o comunismo. O Globo (acervo). Disponível em: <ttps://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/john-kennedy-cria-alianca-para-progresso-visando-conter-comunismo-10005300>. Acesso em: 18 mar 2019.
PERCÍLIA, Eliene. Doutrina Truman. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/doutrina-truman.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
PINTO, Tales dos Santos. O que é Plano Marshall? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-plano-marshall.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Explique que entende-se por doutrina um conjunto ideias e práticas a serem tomadas que direcionam um alinhamento, como a doutrina Truman idealizada a partir do presidente Harry S. Truman em 1947 que propôs uma política externa dura de combate ao avanço da U.R.S.S. (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Neste sentido, a doutrina tinha como objetivo conter as possíveis aspirações do bloco socialista e teve como instrumento para Europa, em primeiro lugar, o Plano Marshall, que visava reconstruir a economia europeia a partir de investimentos em infraestrutura, criação de parques industriais e fomento ao estado de bem estar social, que posteriormente foi crucial para a consolidação da transnacionalização do capital, que influenciou diretamente o fim da U.R.S.S.
Ao longo do tempo surgiram ações para América Latina como a Aliança para o Progresso em 1961, com objetivo de apoiar economicamente esses países, porém não teve o mesmo resultado que na Europa, mas sim gerou mais desempregos e crises. Com isso, grupos ligados à esquerda socialista aumentaram e gerou o temor na mudança de alinhamento do governo ao bloco socialista. Os Estados Unidos fomentaram uma série de golpes militares, forçando o realinhamento da geopolítica da região em países como Brasil, Chile, Argentina, Uruguai.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aFTqMFNWwHfFrJUmE6p3Qj69FzJC2NauyHuDTAgHbhfbfWGwmvBAshVVeYxZ/geo8-08und02-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
John Kennedy cria aliança para o progresso visando conter o comunismo. O Globo (acervo). Disponível em: <ttps://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/john-kennedy-cria-alianca-para-progresso-visando-conter-comunismo-10005300>. Acesso em: 18 mar 2019.
PERCÍLIA, Eliene. Doutrina Truman. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/doutrina-truman.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
PINTO, Tales dos Santos. O que é Plano Marshall? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-plano-marshall.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Deixe a turma responder a problematização. Depois, explique aos alunos que atuação dos Estados Unidos tinha uma orientação semelhante para conduzir seja a economia, sejam as questões militares e de ordem política e social, a partir da imposição e domínio das instituições dos países, a fim de produzir um alinhamento geopolítico com políticas nacionalistas e conservadoras a partir de empréstimos que geraram o endividamento dos países da América Latina, além do recrudescimento da ação do poder de polícia ao conduzir tortura e repressão a quem se posicionasse contra a ordem capitalista.
Para você saber mais:
PADRÓS, Enrique Serra. A ditadura civil-militar uruguaia: doutrina e segurança nacional. Varia História, Belo Horizonte, vol.28, n.48, pp.495-517, jul/dez 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/vh/v28n48/02.pdf>. Acesso em: 21 mar 2019.
TIBOLA, Ana Paula L. A Escola Superior de Guerra e a Doutrina de Segurança Nacional. Dissertação (Mestrado em História), Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2007. Disponível em: <https://secure.upf.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=112>. Acesso em: 21 mar 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Forme grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo ocupará uma estação de trabalho. Caso tenha mais grupos repita as estações, de modo que todos os grupos transitem pelas quatro estações durante os 32 minutos. Imprima as perguntas e entregue para cada grupo, observando o tempo disponível para a resolução, totalizando 8 minutos para cada estação. Marque o tempo e avise o início da atividade. Ao final dos 8 minutos, recolha as questões e redistribua, ou solicite aos alunos para que eles se desloquem pelas estações. Para isso deixe sala organizada em agrupamentos antes do início da aula.
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCNCJeyCMGgDjCKhEqX8vFChbQqtjYQZAzP7ZJbhE83zMUX7rb4PbxUMUGpD/geo8-08und02-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
BRAGA, Paulo Romeu. Os interesses econômicos dos Estados Unidos e a segurança interna no Brasil entre 1946 e 1964: uma análise sobre os limites entre diplomacia coercitiva e operações encobertas. Rev. bras. polít. int., Brasília, v.45, n.2, p.46-65, Dec. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292002000200003>. Acesso em: 18 mar 2019.
RAPOPORT, Mario; LAUFER, Rubén. Os Estados Unidos diante do Brasil e da Argentina: os golpes militares da década de 1960. Rev. bras. polít. int., Brasília-DF, v. 43, n. , p. 69-98, junho 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292000000100004>. Acesso em: 18 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Solicite que dois grupos leiam o que concluíram sobre as 4 estações. Neste sentido, os alunos perceberão que apesar de países diferentes, todos sofreram forte influência dos Estados Unidos, seja a partir das imposição do desenvolvimento da economia, seja pela imposição dos regimes autoritários, o que reforçou o domínio do bloco alinhado ao capitalismo, solidificado a hegemonia dos Estados Unidos na região.
De maneira direta, os regimes ditatoriais foram marcados por crescimento econômico pautados em financiamentos externo, gerando dívida e aumento do abismo social nos países como Brasil e Argentina, além de muita repressão a possíveis oposições alinhadas ao socialismo que surgiam. Se sobrar tempo peça que os demais grupos expliquem o que fizeram ou recolha as atividades e forneça um feedback para os outros grupos na próxima aula.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Google Meet
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é apresentar aos alunos como a soberania dos Estados Unidos foi exercida sobre os países da América Latina durante da Guerra Fria. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio e questione os alunos sobre o conceito de imperialismo, de modo que tenha acesso aos conhecimentos prévios deles. Em caso de dúvidas, explique que é uma forma de um país exercer seu poder sobre outro país, a partir de influência direta ou indireta, com atuação sobre vários aspectos, seja territorial, militar, econômico, político ou ideológico. Envie as imagens disponíveis aqui. Peça que visualizem as imagens. Explique que se entende por doutrina um conjunto de ideias e práticas a serem tomadas que direcionam um alinhamento, como a doutrina Truman, idealizada a partir do presidente Harry S. Truman, em 1947, que propôs uma política externa dura de combate ao avanço da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Ao longo do tempo, surgiram ações semelhantes para a América Latina, como a Aliança para o Progresso, em 1961, com o objetivo de apoiar economicamente esses países. Porém, não tiveram o mesmo resultado que na Europa e geraram mais desemprego e crises. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Lance a problematização: "Os EUA atuaram nos campos político e econômico com doutrinas específicas, por exemplo, a Doutrina de Segurança Nacional para a América Latina. Quais foram os resultados dessa atuação para os países latino-americanos?". Incentive-os a enviarem mensagens e áudios. Depois, explique aos alunos que a atuação dos Estados Unidos tinha uma orientação semelhante para conduzir a economia ou mesmo as questões militares e de ordem política e social, a partir da imposição e domínio das instituições dos países, a fim de produzir um alinhamento geopolítico com políticas nacionalistas e conservadoras, com empréstimos que geraram o endividamento dos países da América Latina, além do recrudescimento da ação do poder de polícia ao conduzir tortura e repressão a quem se posicionasse contra a ordem capitalista. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Nesta etapa, você precisará do arquivo disponível aqui. Grave um áudio ou vídeo curto para explicar os detalhes da atividade. Forme grupos de 4 ou 5 alunos. A ideia do Plano de Aula é que cada grupo ocupe uma estação de trabalho. Para trabalhar em casa, você pode enviar uma estação diferente a cada grupo e marcar os tempos, mas, para isso, será necessário usar o Google Meet ou Skype (é preciso reunir todos da turma). Uma alternativa é enviar todas as atividades de uma vez só para os alunos fazerem em grupo. Peça para cada grupo se organizar pelo WhatsApp. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Solicite que os grupos enviem áudios ou vídeos curtos socializando suas produções. Os alunos devem perceber que, apesar de países diferentes, todos sofreram forte influência dos Estados Unidos, seja a partir da imposição do desenvolvimento da economia, seja pela imposição dos regimes autoritários, o que reforçou o domínio do bloco alinhado ao capitalismo, solidificado a hegemonia dos Estados Unidos na região. É importante fornecer um feedback aos outros grupos na próxima aula. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem "O que é Plano Marshall?", do Brasil Escola, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar como a soberania dos Estados Unidos foi exercida sobre os países da América Latina, durante da Guerra Fria.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.