GEO8_08UND02 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A soberania dos Estados Unidos na América Latina, no período da Guerra Fria
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ordem Mundial na Guerra Fria
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Espera-se que os alunos possam analisar, como a soberania dos Estados Unidos prevaleceu na América Latina, durante a Guerra Fria, no campo econômico e político, colocando em prática uma série de doutrinas como a Doutrina Truman, a Aliança para o progresso na América Latina e a doutrina de segurança nacional. Além de direcionamentos a fim de alinhar a região ao bloco capitalista e suas práticas.
Materiais necessários: Lápis, borracha e material impresso da ação propositiva.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aFTqMFNWwHfFrJUmE6p3Qj69FzJC2NauyHuDTAgHbhfbfWGwmvBAshVVeYxZ/geo8-08und02-contextualizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCNCJeyCMGgDjCKhEqX8vFChbQqtjYQZAzP7ZJbhE83zMUX7rb4PbxUMUGpD/geo8-08und02-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
AVILA DE MATTOS, Eloiza Ap. Silva. O Programa “Aliança para o Progresso”: o discurso civilizador na imprensa e a educação profissional no Paraná-Brasil. In: XI Simposio Internacional Proceso Civilizador, Buenos Aires - Argentina, 2008. pp.359-361. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais11/artigos/38%20-%20Matos.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019.
FREITAS, Eduardo de. Canal do Panamá. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/canal-panama.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
PADRÓS, Enrique Serra. A ditadura civil-militar uruguaia: doutrina e segurança nacional. Varia História, Belo Horizonte, vol.28, n.48, pp.495-517, jul/dez 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/vh/v28n48/02.pdf>. Acesso em: 21 mar 2019.
PERCÍLIA, Eliene. Doutrina Truman. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/doutrina-truman.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
PINTO, Tales dos Santos. O que é Plano Marshall? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-plano-marshall.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
RAPOPORT, Mario; LAUFER, Rubén. Os Estados Unidos diante do Brasil e da Argentina: os golpes militares da década de 1960. Rev. bras. polít. int., Brasília-DF, v. 43, n. , p. 69-98, junho 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292000000100004>. Acesso em: 18 mar 2019.
STEPHAN, Cláudia. A ideologia da bipolaridade: a introdução da Doutrina de Segurança Nacional (DNS) e as implicações para a democracia no Brasil. In: I Seminário Internacional de Ciência Política, UFRGS, Porto Alegre - RS, 2015. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/sicp/wp-content/uploads/2015/09/STEPHAN-A-Ideologia-da-Bipolaridade_a-Introdu%C3%A7%C3%A3o-da-Doutrina-de-Seguran%C3%A7a-Nacional-DSN-e-as-Implica%C3%A7%C3%B5es-para-a-Democracia-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019.
TIBOLA, Ana Paula L. A Escola Superior de Guerra e a Doutrina de Segurança Nacional. Dissertação (Mestrado em História), Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2007. Disponível em: <https://secure.upf.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=112>. Acesso em: 21 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema.
Questione os alunos sobre o conceito de imperialismo, em caso de dúvida explique que é uma forma de um país exerce seu poder sobre outro país, a partir da influência direta ou indireta, com atuação em vários ramos seja territorial, militar, econômico, político, ideológico. Observe ainda, que na América Latina, o exercício da soberania americana se deu de forma direta (como no caso do canal do Panamá) ou indireta (com incentivo a regimes autoritários de cunho militar como no caso do Chile e da Argentina).
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Canal do Panamá. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/canal-panama.htm>. Acesso em: 18 mar 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO