GEO6_05UND01 - Ação Propositiva - Principais vegetações mundiais
Plano de Aula
Plano de aula: As diferentes vegetações
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível identificar a existência de diferentes tipos de vegetação, bem como relacionados aos padrões climáticos, aos tipos de solos e ao relevo.
Materiais necessários: Amostras de plantas que podem ser usadas para fins medicinais (hortelã, camomila, mastruz, etc.) Atlas Geográfico Escolar, cópia do planisfério físico, cópia do arquivo com as características das principais vegetações da Terra, cópia da tabela de sistematização.
Link dos documentos:
Principais vegetações da Terra: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWq6Pq3gyFsgACbdydFdn97UfK6J7mHusYfdHpKaK44bjxgjjMdgNNYdBMcF/geo6-05und01-acao-propositiva-principais-vegetacoes-mundiais.pdf
Tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SunuKQJFquGUWqC9Ffuuf66QDjQE2eqkqBsFhjWtjsjrkqzxhHFHDRDqhMXG/geo6-05und01-sistematizacao-tabela.pdf
Gabarito da tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H3RPEcsVzRyExMNTbzC3RKaakWXz3jzakTS8A9fcFZDAXrMzDVKJbFVKhzmv/geo6-05und01-sistematizacao-gabarito-da-tabela.pdf
Link das imagens:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vegeta%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Fall_on_the_Yukon_Flats_NWR.jpg, acesso em 30/04/2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto#/media/File:Baja_California_Desert.jpg, acesso em 30/04/2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto#/media/File:Outback.JPG, acesso em 30/04/2019.
Link para os mapas:
Planisfério Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf
Para você saber mais:
A respeito da da atuação do clima na definição da vegetação, acessar o artigo “Clima e vegetação”. Disponível em:
https://www.researchgate.net/profile/Valerio_Pillar/publication/267959203_Clima_e_vegetacao/links/5aa46f53a6fdccd544baa636/Clima-e-vegetacao.pdf, Acesso em 15 de março de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva na lousa o tema da aula e solicite que os alunos façam a leitura. Comente que no decorrer dessa aula eles observarão mapas físicos e tentarão descobrir a localização de determinados tipos de vegetação. Acrescente que, para conclusão, será elaborado uma tabela comparativa baseada nas observações realizadas.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o slide e questione os alunos sobre as imagens apresentadas, pergunte o que eles conseguem observar, se eles já viram paisagens como essas, se elas são semelhantes e quais são as diferenças que podem ser observadas. Deixe que eles analisem as imagens livremente e permita que alguns exponham suas ideias em voz alta.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide e comente com os alunos que podemos encontrar variados tipos de vegetação em nosso planeta. Pergunte sobre como é a vegetação do município onde está situada a escola. Peça para que a descrevam. Depois amplie a análise questionando sobre outros tipos de vegetação que eles já puderam observar em outros locais mais distantes. Escolha dois ou três alunos para que dividam suas experiências pessoais com a turma. Estabeleça comparações entre as descrições apresentadas por eles. Depois disso, leia o questionamento do slide.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Com a sala dividida em grupos de 4 pessoas, distribua uma cópia do planisfério físico e uma cópia do documento disponível no link a seguir. Comente com eles que as plantas de determinado local formam o que chamamos de vegetação. Oriente que eles estão recebendo uma ficha com o nome de algumas vegetações (plantas) e as características dos lugares onde elas poderão ser encontradas. Os grupos deverão comparar as informações da ficha com o planisfério físico e indicar dois lugares no globo onde essas vegetações poderão ser encontradas. A sinalização dos lugares deverá ser feita com caneta hidrocor sobre o mapa.
Material complementar
Link para o documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWq6Pq3gyFsgACbdydFdn97UfK6J7mHusYfdHpKaK44bjxgjjMdgNNYdBMcF/geo6-05und01-acao-propositiva-principais-vegetacoes-mundiais.pdf
Link para o mapa: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para finalizar, instrua-os a encontrem no Atlas Geográfico Escolar o mapa de climas do mundo e compararem os locais identificados como possíveis de possuírem as vegetações da ação propositiva. Solicite que os alunos criem uma tabela relacionando o tipo de clima com o tipo de vegetação correspondente, como o modelo do link a seguir.
Depois de concluída a tabela, solicite que os alunos respondam oralmente a questão do slide.
Material complementar
Link para o modelo de tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SunuKQJFquGUWqC9Ffuuf66QDjQE2eqkqBsFhjWtjsjrkqzxhHFHDRDqhMXG/geo6-05und01-sistematizacao-tabela.pdf
Link para o gabarito da tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H3RPEcsVzRyExMNTbzC3RKaakWXz3jzakTS8A9fcFZDAXrMzDVKJbFVKhzmv/geo6-05und01-sistematizacao-gabarito-da-tabela.pdf
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_05UND01
Ferramentas sugeridas
- Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
- Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
- Internet
- Atividade Síncrona (Zoom, Google Meets ou outros)
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de identificar a ocorrência de diferentes tipos de vegetação no mundo, usando, para isso, um mapa físico do globo. Para a apresentação do tema, professor, você pode enviar as fotografias que estão na contextualização do plano original, junto com o texto de apresentação do tema da aula.
Contextualização
A reflexão sobre os diferentes tipos de vegetação que estão representadas nas 3 fotografias enviadas para a apresentação pode ser o ponto de partida dessa aula. Assim, ao enviar o tema e as fotografias, já apresente a contextualização, solicitando que os alunos descrevam os tipos vegetais presentes nas fotografias. Lembre a eles, professor, que descrever significa destacar as características do objeto. No nosso caso, como se trata de vegetação, o que deve ser observado é: o porte da árvore (grande, média ou rasteira), a cor e tamanho das folhas e o tipo de caule. Peça que isso seja feito no caderno de Geografia em forma de quadro.
Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da proposta originalmente feita pelo plano de aula. A primeira adaptação a ser feita é que a atividade será realizada individualmente. Para a realização da atividade, oriente os estudantes a usarem o mapa Mundo Físico do Atlas Geográfico. Caso não tenham, pode ser usado o Atlas do IBGE, disponível aqui. Solicite que imprimam o roteiro de atividades (disponível no link do plano de aula). Com os dois materiais em mãos, a proposta é comparar as informações da ficha (com o nome e características dos diferentes tipos vegetais) com o planisfério físico, indicando dois lugares no globo onde essas vegetações poderão ser encontradas. A sinalização dos lugares deverá ser feita com caneta hidrocor sobre o mapa.
Sistematização
Para a sistematização desse roteiro adaptado, diferente da proposta original do plano, sugerimos o agendamento de um encontro síncrono com uso de uma ferramenta de videoconferência, como o Zoom ou Google Meet, por exemplo, em que cada estudante apresentará as conclusões que chegou para a turma e para o professor. Dessa forma, será possível dar um feedback diretamente a cada estudante, indicando as questões que precisam ser revistas. Aproveite o encontro síncrono, professor, para, ao final, retomar a contextualização dessa aula e indicar que as 3 fotografias enviadas inicialmente representam os 3 portes de vegetação: as vegetações arbóreas, as arbustivas e as herbáceas.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre os tipos vegetais do mundo. Um boa atividade em família é construir um painel de fotografias com diferentes tipos vegetais indicando a localização no globo de cada uma delas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Marina Lisboa
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender que cada ambiente favorece o desenvolvimento de determinado tipo de vegetação.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.