Plano de Aula

Plano de aula: Floresta Amazônica: a relação entre o clima e a floresta

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, aprofundaremos os nossos conhecimentos sobre a Floresta Amazônica a partir do estudo do tipo de clima, regime de chuvas e a biodiversidade da região. Estudaremos sobre a formação dos rios voadores da floresta Amazônica e refletiremos sobre a sua importância para o equilíbrio ambiental do planeta. Assistiremos um video sobre a formação dos rios voadores e como ação propositiva os alunos produzirão cartuns sobre o tema da aula.

Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, lápis, régua, caneta colorida, borracha, hidrocor, lápis de cor. Solicite anteriormente os materiais aos alunos ou à escola.

Para você saber mais:

ARTAXO, Paulo et al. Perspectiva de pesquisas na relação entre clima e o funcionamento da Floresta Amazônica. Disponível em:

<https://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/46523/Cienc.%20e%20Cult.%20v66_n3_p.41.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 13 abr 2019.

Expedição Rios Voadores. Fenômeno dos Rios Voadores. Disponível em: <https://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/>. Acesso em: 13 abr 2019.

Globo Ecologia: Rios Voadores. Youtube, 2012 (3min38seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8>. Acesso em: 10 jun 2019.

JORDÃO, Priscila. Por que a Floresta Amazônica é vital para o mundo. Welle Deutsche. Disponível em:

<https://g1.globo.com/natureza/noticia/por-que-a-amazonia-e-vital-para-o-mundo.ghtml >. Acesso em: 13 abr 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos os alunos conheçam os tipos de clima no Brasil e compreendam minimamente a sua relação com a biodiversidade brasileira.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre a Floresta Amazônica a partir da relação entre clima e vegetação, como a interação entre esses elementos interferem em sua biodiversidade e qual a importância da floresta no equilíbrio climático do planeta. Comente também que será realizado um trabalho em que os alunos produzirão cartuns sobre o tema da aula ressaltando os aspectos positivos da floresta.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO