Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, aprofundaremos os nossos conhecimentos sobre a Floresta Amazônica a partir do estudo do tipo de clima, regime de chuvas e a biodiversidade da região. Estudaremos sobre a formação dos rios voadores da floresta Amazônica e refletiremos sobre a sua importância para o equilíbrio ambiental do planeta. Assistiremos um video sobre a formação dos rios voadores e como ação propositiva os alunos produzirão cartuns sobre o tema da aula.
Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.
Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, lápis, régua, caneta colorida, borracha, hidrocor, lápis de cor. Solicite anteriormente os materiais aos alunos ou à escola.
Para você saber mais:
ARTAXO, Paulo et al. Perspectiva de pesquisas na relação entre clima e o funcionamento da Floresta Amazônica. Disponível em:
<https://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/46523/Cienc.%20e%20Cult.%20v66_n3_p.41.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 13 abr 2019.
Expedição Rios Voadores. Fenômeno dos Rios Voadores. Disponível em: <https://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/>. Acesso em: 13 abr 2019.
Globo Ecologia: Rios Voadores. Youtube, 2012 (3min38seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8>. Acesso em: 10 jun 2019.
JORDÃO, Priscila. Por que a Floresta Amazônica é vital para o mundo. Welle Deutsche. Disponível em:
<https://g1.globo.com/natureza/noticia/por-que-a-amazonia-e-vital-para-o-mundo.ghtml >. Acesso em: 13 abr 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos os alunos conheçam os tipos de clima no Brasil e compreendam minimamente a sua relação com a biodiversidade brasileira.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre a Floresta Amazônica a partir da relação entre clima e vegetação, como a interação entre esses elementos interferem em sua biodiversidade e qual a importância da floresta no equilíbrio climático do planeta. Comente também que será realizado um trabalho em que os alunos produzirão cartuns sobre o tema da aula ressaltando os aspectos positivos da floresta.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete as imagens e pergunte à turma o que significa dizer que a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Será que isso se refere ao seu tamanho territorial ou sua biodiversidade natural e cultural? Será que essa floresta se restringe apenas ao Brasil? O que vem a memória de vocês quando falamos nessa rica floresta? Comente com a turma que a Amazônia faz parte de um dos biomas brasileiros e é formada por uma floresta densa e úmida. Podemos afirmar que essa floresta ajuda no equilíbrio climático da Terra, pois através da evapotranspiração, ela libera umidade para atmosfera que é levada para outras áreas do globo por meio de correntes de ar, esse fenômeno é chamado de rios voadores.
Para você saber mais:
REZENDE, Rafaela Couto de. Evapotranspiração. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/ecologia/evapotranspiracao/>. Acesso em: 04 mai 2019.
RIBEIRO, K.D.K.F. Floresta Amazônica. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/floresta-amazonica.htm>. Acesso em: 05 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Assista com a turma ao vídeo “Rios Voadores”, disponibilizado pelo Globo Ecologia: https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8. Utilize a imagem do slide para exemplificar a explicação do vídeo. Após o vídeo, promova um pequeno debate com a turma. Pergunte:
- Qual é a relação entre a chuva e a vegetação / vegetação e a chuva?
- Sem vegetação existiria umidade no ar?
- Sem chuva haveria vegetação?
- De onde vem a umidade que alimenta as chuvas?
- Como o desmatamento pode interferir na vida da floresta?
- Será que também pode interferir na dinâmica de chuvas de outras regiões?
Espera-se que a turma compreenda que a vegetação, devido a evapotranspiração, fornece umidade ao ambiente que é fundamental para a formação das chuvas. Assim como o tipo de clima de uma região interfere no tipo de vegetação e também no regime de chuvas. Ao compreender a relação de interdependência entre vegetação, umidade do ar e o regime de chuvas, o aluno perceberá que a alteração na vegetação, seja devido ao desmatamento ou a queimadas, resultará na alteração de todo esse sistema impactando no regime de chuva e clima de outras áreas, além de prejudicar a biodiversidade.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Explique aos alunos que o cartum é um gênero textual muito utilizado em jornais, revistas e na internet que serve por expor fatos, situações e até mesmo opiniões por meio de desenhos que podem conter ou não frases / legendas que possam ajudar na compreensão da crítica. O interessante, é que o cartum leva o leitor a refletir de maneira rápida sobre fatos atemporais.
Os cartuns são uma ferramenta poderosa para a comunicação, pois passam a sua mensagem de forma objetiva, auto explicativa, entrelaçando desenhos, palavras e sentidos.
Convide os alunos a produzir seu próprio cartum a partir da reflexão sobre a aula de acordo com os seguintes temas: Floresta Amazônica, biodiversidade, rios voadores (a relação entre vegetação e chuva) e o equilíbrio climático do planeta.
Distribua a folha de papel A4 para a turma e peça para que eles cortem a folha ao meio horizontalmente, em formato retrato. Mostre exemplos de cartum para que os alunos tenham modelos para se inspirar e explique que o trabalho pode apresentar aspectos positivos ou negativos observados na floresta.
Para você saber mais:
SOUZA, Vitor Ferreira de; SOUZA, Drielli C. I. Juvino. Praticando a Interdisciplinaridade no ensino de Geografia por meio das tiras em quadrinhos e cartuns. Geografia (Londrina), vol. 26, n.2, jul-dez 2017, pp. 128-144. Disponível em: <www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/download/26462/23950>. Acesso em: 04 mai 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Neste momento, peça para que cada aluno faça uma breve apresentação do seu cartum para a turma. Nesta apresentação ele deverá explicitar a qual dos temas propostos o seu cartum está relacionado (Floresta Amazônica, biodiversidade, rios voadores - a relação entre vegetação e chuva e o equilíbrio climático do planeta). Estimule os alunos a dar opiniões sobre o trabalho do colega e até mesmo sugestão para o aprimoramento dele. Após a conclusão da atividade, exponha os trabalhos em forma de varal de ideias no pátio ou em alguma área de grande circulação na escola.