Plano de Aula

Plano de aula: O caminho do rio

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula será observado o curso do Rio Paraná e os motivos de sua vertente endorreica.

Para a ação propositiva a sala deverá ser organizada em grupos de 4 pessoas.

Materiais necessários: Mapa hidrográfico brasileiro, argila ou massa de modelar, papel canson A3, canetas hidrocor.

Link para os mapas:

Regiões Hidrográficas. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf>. Acesso em: 12 abr 2019.

Brasil Físico. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf>. Acesso em: 12 abr 2019.

Para você saber mais:

Para conhecer um pouco mais dessa grandiosa obra, acesse o site https://www.itaipu.gov.br, acesso em 12 de abril de 2019.

Contextos prévios: Para que os alunos compreendam aspectos relacionados a vertente hidrográfica é necessário que já tenham tido contato com o desenho de uma bacia hidrográfica e seus elementos, tais como, nascente, foz, afluentes e subafluentes. Trabalharemos a visão vertical da Bacia do Rio Paraná, caso os alunos nunca tenham trabalhado com essa perspectiva poderão apresentar dificuldade na leitura da imagem.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e comente que nessa aula eles irão pensar sobre os motivos que determinam o caminho de um rio.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO