Plano de Aula
Plano de aula: O caminho do rio
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula será observado o curso do Rio Paraná e os motivos de sua vertente endorreica.
Para a ação propositiva a sala deverá ser organizada em grupos de 4 pessoas.
Materiais necessários: Mapa hidrográfico brasileiro, argila ou massa de modelar, papel canson A3, canetas hidrocor.
Link para os mapas:
Regiões Hidrográficas. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf>. Acesso em: 12 abr 2019.
Brasil Físico. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf>. Acesso em: 12 abr 2019.
Para você saber mais:
Para conhecer um pouco mais dessa grandiosa obra, acesse o site https://www.itaipu.gov.br, acesso em 12 de abril de 2019.
Contextos prévios: Para que os alunos compreendam aspectos relacionados a vertente hidrográfica é necessário que já tenham tido contato com o desenho de uma bacia hidrográfica e seus elementos, tais como, nascente, foz, afluentes e subafluentes. Trabalharemos a visão vertical da Bacia do Rio Paraná, caso os alunos nunca tenham trabalhado com essa perspectiva poderão apresentar dificuldade na leitura da imagem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e comente que nessa aula eles irão pensar sobre os motivos que determinam o caminho de um rio.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO