Plano de Aula

Plano de aula: Características físicas do Brasil

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula serão observadas características físicas do Brasil relacionadas ao clima, ao relevo, a hidrografia e ao solo.

Para o desenvolvimento da ação propositiva os alunos deverão estar divididos em 4 grupos. Deverá ser preparada quatro estações, cada uma contendo um mapa e recorte de palavras que formarão uma frase caracterizando cada um dos seguintes aspectos físicos do Brasil: Solos, climas, vegetação e hidrografia.

Materiais necessários: Atlas Geográfico ou cópia dos mapas físicos do Brasil (Solo, Vegetação, Clima e Relevo), fichas da atividade recortadas, caderno e caneta.

Material complementar:

Palavras a serem ordenadas para a formação das frases: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rh5EyFSTjwjx4EbtT88anm6TvKdSBU9BPDQ6a95wtsPwf7dD2sdXxGdmAnKU/geo6-05und04-para-impressao-e-recorte.pdf

Atividade para escrita das frases:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ScyTwuzgsSVTSXQUYG9E5vQFjaSyqEVKHnqbcqFnNBUyBKakfhRRcx6eESjs/geo6-05und04-para-escrita-das-frases.pdf

Link para os mapas:

Hidrografia do Brasil:

Regiões Hidrográficas. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Clima do Brasil:

Clima. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_clima.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Vegetação do Brasil:

Retração da vegetação nativa. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Solos do Brasil:

Solos: potencialidade agrícola. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_solos.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema da aula para os alunos e questione-os:

  • Se tivessem que definir o território brasileiro em uma palavra, qual seria?

Permita que alguns alunos se expressem em voz alta. Conclua dizendo que nessa aula eles terão a oportunidade de conhecer um pouco mais das características físicas do território brasileiro.

Link da imagem: https://www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/brasil-transparente/adesao/imagens/mapa.png/view, acesso em 04/04/2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO