GEO6_05UND04 - Para escrita das frases
Plano de Aula
Plano de aula: Características físicas do Brasil
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula serão observadas características físicas do Brasil relacionadas ao clima, ao relevo, a hidrografia e ao solo.
Para o desenvolvimento da ação propositiva os alunos deverão estar divididos em 4 grupos. Deverá ser preparada quatro estações, cada uma contendo um mapa e recorte de palavras que formarão uma frase caracterizando cada um dos seguintes aspectos físicos do Brasil: Solos, climas, vegetação e hidrografia.
Materiais necessários: Atlas Geográfico ou cópia dos mapas físicos do Brasil (Solo, Vegetação, Clima e Relevo), fichas da atividade recortadas, caderno e caneta.
Material complementar:
Palavras a serem ordenadas para a formação das frases: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rh5EyFSTjwjx4EbtT88anm6TvKdSBU9BPDQ6a95wtsPwf7dD2sdXxGdmAnKU/geo6-05und04-para-impressao-e-recorte.pdf
Atividade para escrita das frases:
Link para os mapas:
Hidrografia do Brasil:
Regiões Hidrográficas. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.
Clima do Brasil:
Clima. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_clima.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.
Vegetação do Brasil:
Retração da vegetação nativa. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.
Solos do Brasil:
Solos: potencialidade agrícola. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_solos.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema da aula para os alunos e questione-os:
- Se tivessem que definir o território brasileiro em uma palavra, qual seria?
Permita que alguns alunos se expressem em voz alta. Conclua dizendo que nessa aula eles terão a oportunidade de conhecer um pouco mais das características físicas do território brasileiro.
Link da imagem: https://www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/brasil-transparente/adesao/imagens/mapa.png/view, acesso em 04/04/2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Comente sobre algumas palavras, citadas na etapa anterior, que definiram o Brasil. Pergunte os alunos se essas palavras realmente retratam o território brasileiro como um todo. Pergunte qual é a primeira imagem que eles imaginam ao pensar no Brasil. Permita que reflitam por alguns instantes e exponham as suas opiniões oralmente. É provável que os alunos comentem imagens distintas, tais como o Cristo Redentor, a Floresta Amazônica ou a sede do Governo.
Projete o slide e comente com os alunos que alguns lugares nos trazem à memória paisagens que as retratam. Lugares como o Egito e a Antártida nos remetem à paisagens bem definidas. Para concluir, questione-os:
- Por que com relação ao Brasil não conseguimos definir apenas uma paisagem retratando todo o país?
Como adequar à sua realidade: Para aproximar o tema da realidade dos alunos, questionar qual seria a palavra que definiria a sua cidade, o seu município ou a região onde a escola se localiza.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Solicite que os alunos observem as imagens apresentadas, reserve um minuto para que eles façam essa observação. Depois questione:
- Pelo que vocês conhecem do nosso país qual dessas imagens melhor caracterizam as características físicas do nosso país?
- Permita que eles discutam a respeito por alguns instantes. Lembre-os que as paisagens são resultados da interação dos aspectos físicos como o clima, da vegetação, do relevo e da hidrografia, dentre outros fatores.
Conclua questionando-os: Em poucas palavras, como poderíamos descrever as características físicas do Brasil?
Fonte das imagens:
Aerial view of the Amazon Rainforest. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:Aerial_view_of_the_Amazon_Rainforest.jpg>. Acesso em: 04 abr 2019.
Cerrado cajuzinho fruto típico da culinária de goiás com serra dourada ao fundo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:Cerrado_cajuzinho_fruto_t%C3%ADpico_da_culin%C3%A1ria_de_goi%C3%A1s_com_serra_dourada_ao_fundo.JPG>. Acesso em: 04 abr 2019.
Pantanal. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:Pantanal_em_Mato_Grosso_Brasil.jpg>. Acesso em: 04 abr 2019.
FIUSA, Bernardo. Pampa. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:P1240007.JPG>. Acesso em: 04 abr 2019.
Pico da Neblina (FAB). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Neblina#/media/File:Pico_da_Neblina_(FAB).jpg>. Acesso em: 04 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: A sala deverá estar dividida em quatro grupos. Cada grupo começará em uma das estações (hidrografia, clima, solo e vegetação). Cada estação terá disponível palavras soltas que deverão formar uma frase que caracterize o tema e um mapa relacionado ao tema, onde poderão verificar a veracidade da frase formada. A ideia é que os alunos construam frases pensando em algo que faça sentido e depois verifiquem se a ordem realmente está correta observando o mapa. As frases prontas deverão ser anotadas na folha de atividade disponibilizada no link a seguir. Os alunos terão seis minutos para formar cada frase. Após os seis minutos deverão mudar de estação, levando consigo a folha para a escrita de suas frases, até que completem todo o circuito.
Link para a impressão e recorte das palavras a serem ordenadas para a formação das frases: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rh5EyFSTjwjx4EbtT88anm6TvKdSBU9BPDQ6a95wtsPwf7dD2sdXxGdmAnKU/geo6-05und04-para-impressao-e-recorte.pdf
Link para o documento de escrita das frases:
Links para os mapas:
Hidrografia do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf
Clima do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_clima.pdf
Vegetação do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf
Solos do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_solos.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para a sistematização das informações encontradas, cada grupo deverá ler as frases que formaram a respeito de cada um dos temas. Após todos exporem as suas frases, refaça oralmente a questão da problematização:
- Em poucas palavras, como poderíamos descrever as características físicas do Brasil?
Permita que os grupos respondam ao questionamento e copie as respostas encontradas no quadro.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_05UND04
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Mentimeter
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Essa aula tem o objetivo de sistematizar as características naturais do Brasil. Essas características naturais formam o que o geógrafo Aziz Ab´Saber denominou de domínios morfoclimáticos brasileiros, a partir da relação entre as características do clima, da vegetação, do solo, do relevo e dos rios. Para apresentar o tema da aula a turma, sugerimos, professor, que envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica a seguinte pergunta: "Como podemos definir as características naturais do Brasil?".
Contextualização
A contextualização será uma pequena adaptação da proposta original. A pergunta apresentada do tema da aula será recuperada aqui. A sugestão, professor, é que você use o MENTIMETER (disponível aqui) para solicitar aos estudantes a resposta à seguinte questão: "Se tivesse que definir o território brasileiro em uma palavra, qual seria?". Defina o prazo, de 1 a 2 dias, para que os estudantes entrem e registrem suas respostas. A vantagem do uso do MENTIMETER é que com a resposta dos estudantes, automaticamente será produzido uma nuvem de palavras que deverá ser apresentada de volta a eles. Possivelmente, essa nuvem de palavras apresentará uma grande diversidade, pois cada estudante escolherá uma palavra diferente para responder a atividade. É com base nessa diversidade (assim, professor, chame a atenção dos estudantes para isso) que essa aula será proposta. Veja aqui como criar uma apresentação no Mentimeter.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa aula é adaptada do plano original. A primeira adaptação é a orientação de que ela seja feita individualmente. A segunda é que não será utilizada a metodologia de rotação de estações, dada a limitação do ensino remoto. Assim, envie aos estudantes, os dois arquivos que estão disponíveis no plano original da aula. Adapte um dos arquivos, o das palavras soltas, embaralhando-as no arquivo. A orientação para a realização da atividade é a mesma que está no plano original. Peça que eles pesquisem sobre as características naturais do Brasil no material didático que dispõem e construam as frases desembaralhando as palavras. Professor, caso considere que o material didático que os estudantes dispõem em casa não seja suficiente, indique alguns materiais de apoio adicionais. No material complementar deste plano há algumas indicações de qualidade.
Sistematização
Para a sistematização dessa aula, peça que o estudante elabore uma frase diferente para cada característica: solo, vegetação, clima e relevo. Solicite ainda, com a colaboração de um familiar, que o estudante socialize a frase construída com a turma através de uma ferramenta de comunicação tecnológica. Dê feedbacks sobre as frases a cada estudante.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer, junto com os estudantes, as características naturais do país. Isso pode ser feito, por exemplo, com a observação e análise dos mapas de clima, vegetação, relevo, solos e hidrografia do Atlas Geográfico. Caso não tenham um Atlas em casa, pode ser usado o do IBGE, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Marina Lisboa
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Observar e caracterizar o relevo, a hidrografia, o clima e os solos do Brasil
Habilidade (s) da Base: (EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.