Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com câmera para gravação de vídeos e áudios.
- Optativas: Google Meet, Youtube, Google Docs, Paint e Google desenhos.
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos reconheçam diferentes tipos de materiais utilizados na construção de moradias. Sugere-se como ferramentas tecnológicas para o envio das atividades o WhatsApp ou o e-mail. A aula ocorrerá, na maior parte do tempo, de forma assíncrona. Se preferir, realize a aula pelo Google Meet. Encaminhe o tema aos alunos por meio de uma foto do slide da proposta original ou de um áudio explicando que eles irão aprender sobre os diversos tipos de materiais com os quais é possível construir casas.
Contextualização (30 minutos)
Encaminhe o seguinte vídeo para os alunos: https://www.youtube.com/watch?v=Wmj2COW0veI, acesso em: 06/06/2020. Em seguida, questione-os: é possível existir uma casa assim? Converse com a turma sobre o por que isso não é viável. Aborde de forma superficial a necessidade de haver diversos tipos de materiais para se construir uma casa. Grave um vídeo ou áudio para este momento.
Problematização (40 minutos)
Envie o slide do plano original e questione-os: quais materiais vocês acham que foram utilizados para construir as três moradias? Permita que os alunos se manifestem por mensagens de texto ou áudio. Em seguida, continue perguntando:
- Quais materiais vocês observam que foram utilizados nas moradias?
- Vocês conhecem outros materiais que podem ser utilizados para construir moradias?
- O que mudou entre essas moradias com o passar dos anos?
Deixe que eles se manifestem sobre o assunto e faça intervenções pontuais caso seja necessário.
Ação propositiva (60 minutos)
Organize os alunos em duplas e proponha um Jogo da Memória, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fAfw7X2E7g7zspBHUDm2ZmxraSq6Hgv2TwdxgN3rwr3UgK9pqscaWxxtDuNa/geo1-06und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf, acesso em: 06/06/2020. Explique que o objetivo é relacionar a imagem da moradia ao material com o qual ela foi construída.
Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos relacionem os tipos de materiais que eles já conheciam e que possam conhecer novos, que não fazem parte de seus locais de vivência. Por isso, é importante que você esteja atento ao jogo entre as duplas, pois sua intervenção pode ser necessária. Oriente que o encontro para o jogo seja de forma virtual, por meio de chamadas de vídeo no WhatsApp.
- Regras: cada dupla receberá as cartas do Jogo da Memória. Em seguida, eles deverão organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo. Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las, no encontro virtual. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso contrário, elas deverão ser colocadas novamente no mesmo lugar em que estavam. O objetivo do jogo é encontrar todos os pares e eliminar todas as cartas.
Sistematização (60 minutos)
O objetivo dessa etapa é trazer o tema para a realidade de cada aluno. Para isso, questione-os: do que é feita a sua casa? Peça que façam um desenho dela, utilizando o Paint ou Google Desenhos. Se preferir, a ilustração poderá ser feita em uma folha A4.
Aqui, uma lista deverá ser feita no caderno, registrando todos os materiais utilizados para construção da residência. Utilize, se puder, o Google Docs. Faça um vídeo sistematizando o fechamento da aula e encaminhe aos alunos.
Convite às famílias
Oriente as famílias que assistam com as crianças às sugestões de vídeos que seguem abaixo, que complementam o objetivo deste plano de aula adaptado:
- “Os três porquinhos”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7HAySgMVv0, acesso em: 06/06/2020.
- “Tipos de moradia”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U6HuzL3CPLU, acesso em: 06/06/2020.
- “Geografia - Tipos de moradia”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FMobdNAuasY, acesso em: 06/06/2020.