Plano de Aula

Plano de aula: Biomas brasileiros

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO5 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível identificar as características dos principais biomas brasileiros e relacionar a existência de diferentes tipos de vegetação aos padrões climáticos, aos tipos de solos, ao relevo e à fauna. Além disso, refletiremos sobre as formas de exploração e possíveis alternativas para a sua preservação a partir da elaboração de um mapa mental sobre as principais características dos biomas que serão estudados.

Materiais necessários: Datashow, celular ou computador com acesso à internet, imagens dos biomas brasileiros que sofreram ou não degradação, papel A4 ou folha de caderno, caneta, lápis, borracha e cartolina.

Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter informações sobre a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Biomas. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas.html>. Acesso em: 23 mar 2019.

Mapa de biomas e vegetação. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 23 mar 2019.

Contextos prévios: Seria interessante que os alunos tivessem conhecimento sobre o clima e a vegetação brasileira e compreendessem a relação entre clima, vegetação e solo como um sistema interdependente e a importância do equilíbrio entre cada elemento para a preservação da biodiversidade.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre a importância do clima, vegetação e relevo para a formação dos biomas brasileiros e sobre os principais impactos ambientais sofrido por eles. Como atividade, dividiremos a turma em 6 grupos, em que cada representará um bioma (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos e Pantanal, faremos uma pesquisa com celular ou na sala de informática sobre as principais características desses biomas e, para finalizar, cada grupo desenvolverá um mapa mental com informações sobre o bioma estudado.

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característico da sua cidade como exemplo: formas de exploração dos recursos naturais, atividades relacionadas a sustentabilidade na região ou práticas que visam a preservação do bioma local.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO