Plano de Aula

Plano de aula: Os biomas e os alimentos típicos das áreas onde estão localizados

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO5 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível conhecer algumas características dos principais biomas brasileiros através da pesquisa e experimentação de algumas receitas ou alimentos típicos. Assim, teremos a oportunidade de refletir sobre aspectos referentes à interação entre clima, vegetação e cultura de uma região. Como atividade, montaremos um pequeno livro de receitas que deverá especificar além da receita, as características climáticas, a vegetação e alguma curiosidade sobre o prato escolhido.

Materiais necessários: Folha de papel A4, impressora, celular ou computador com acesso a internet, imagens dos alimentos ou pratos típicos e dos biomas, lápis, caneta colorida, lápis de cor, canetas hidrocor e borracha.

Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter informações sobre a região, clima, vegetação característica de cada bioma e a receita do prato ou alimento típico associado a uma curiosidade cultural (algum hábito associado à cultura local), por exemplo: a culinária da região Norte tem sua base na mandioca, devido a influência indígena que aprimorou suas técnicas de plantio e cultivo. A partir da mandioca são feitos beijus, farinha d`água, pirões e mingaus.

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério da Cultura. Guia gastronômico reúne os sabores da 5 regiões. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2014/02/guia-gastronomico-brasileiro-reune-sabores-das-5-regioes>. Acesso em: 30 mar 2019.

Receitas com espécies nativas do cerrado e da caatinga. Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/receitas-com-especies-nativas-do-cerrado-e-da-caatinga/>. Acesso em: 30 mar 2019.

Contextos prévios: Seria interessante que os alunos tivessem conhecimento sobre o clima e a vegetação brasileira, compreendessem a relação entre clima e vegetação e fossem capazes de relacionar esses conhecimentos aos aspectos culturais da população.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre as características do clima e da vegetação dos biomas brasileiros e fará uma associação com os alimentos ou pratos típicos da área em que cada bioma se estende. Como atividade, dividiremos a turma em 6 grupos, em que cada representará um bioma (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos e Pantanal, faremos uma pesquisa com celular ou na sala de informática sobre as principais características desses biomas considerando o clima, vegetação, prato ou alimento típico e curiosidade cultural sobre esse prato. Para finalizar, cada grupo terá que escrever a sua receita para a publicação de um livro de receitas da turma.

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característico da sua cidade e o seu principal prato típico.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados