Plano de aula: Os biomas e os alimentos típicos das áreas onde estão localizados

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO5 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível conhecer algumas características dos principais biomas brasileiros através da pesquisa e experimentação de algumas receitas ou alimentos típicos. Assim, teremos a oportunidade de refletir sobre aspectos referentes à interação entre clima, vegetação e cultura de uma região. Como atividade, montaremos um pequeno livro de receitas que deverá especificar além da receita, as características climáticas, a vegetação e alguma curiosidade sobre o prato escolhido.

Materiais necessários: Folha de papel A4, impressora, celular ou computador com acesso a internet, imagens dos alimentos ou pratos típicos e dos biomas, lápis, caneta colorida, lápis de cor, canetas hidrocor e borracha.

Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter informações sobre a região, clima, vegetação característica de cada bioma e a receita do prato ou alimento típico associado a uma curiosidade cultural (algum hábito associado à cultura local), por exemplo: a culinária da região Norte tem sua base na mandioca, devido a influência indígena que aprimorou suas técnicas de plantio e cultivo. A partir da mandioca são feitos beijus, farinha d`água, pirões e mingaus.

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério da Cultura. Guia gastronômico reúne os sabores da 5 regiões. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2014/02/guia-gastronomico-brasileiro-reune-sabores-das-5-regioes>. Acesso em: 30 mar 2019.

Receitas com espécies nativas do cerrado e da caatinga. Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/receitas-com-especies-nativas-do-cerrado-e-da-caatinga/>. Acesso em: 30 mar 2019.

Contextos prévios: Seria interessante que os alunos tivessem conhecimento sobre o clima e a vegetação brasileira, compreendessem a relação entre clima e vegetação e fossem capazes de relacionar esses conhecimentos aos aspectos culturais da população.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre as características do clima e da vegetação dos biomas brasileiros e fará uma associação com os alimentos ou pratos típicos da área em que cada bioma se estende. Como atividade, dividiremos a turma em 6 grupos, em que cada representará um bioma (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos e Pantanal, faremos uma pesquisa com celular ou na sala de informática sobre as principais características desses biomas considerando o clima, vegetação, prato ou alimento típico e curiosidade cultural sobre esse prato. Para finalizar, cada grupo terá que escrever a sua receita para a publicação de um livro de receitas da turma.

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característico da sua cidade e o seu principal prato típico.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA