Plano de aula: A relação entre o solo e a produção de alimentos

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano estudaremos o solo e suas diferentes tipificações, reconheceremos a importância dele para a produção de alimentos e discutiremos sobre a importância de práticas cotidianas a fim de evitar o desperdício de alimentos. Como atividade propositiva faremos uma campanha por meio da produção de folders na intenção de alertar a comunidade escolar sobre os prejuízos ao meio ambiente e a sociedade que o desperdício de alimentos pode causar.

Materiais necessários: Data Show, folha de papel sulfite A4, lápis de cor, caneta hidrocor, lápis e borracha e amostras de solo.

Material complementar:

Nesta aula assistiremos ao vídeo “Aprenda mais sobre os solos” disponibilizado pela Embrapa. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Aprenda mais sobre solos. Embrapa, Youtube, 2015 (6min56seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lBRFa_cMfG8>. Acesso em: 30 mai 2019.

Para você saber mais:

Os desperdícios por trás do alimento que vai para o lixo. EMBRAPA. Disponível em: <https://www.embrapa.br/hortalicas/busca-de-noticias/-/noticia/28827919/os-desperdicios-por-tras-do-alimento-que-vai-para-o-lixo>. Acesso em: 24 abr 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos compreendam a relação entre clima, vegetação e relevo para a formação dos diversos tipos de solo, que eles reconheçam a importância do solo para a sociedade e como algumas ações são prejudiciais ao seu equilíbrio.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema da aula e explique à turma que estudaremos sobre o solo, a sua importância para a sociedade, em especial na produção de alimentos e discutiremos sobre ações cotidianas que podem evitar o desperdício de alimentos e consequentemente de diversos recursos associados a ele como a água, terra, adubos, energia, além dos impactos ambientais e sociais relacionados ao desperdício de alimentos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA