Plano de aula: A relação entre os rios e o relevo

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste planos, os alunos serão levados a pensar na relação entre o relevo e as características hidrográficas por meio da observação dos diferentes tipos de uso dos rios de planície e rios de planalto.

Materiais necessários: Caderno, atlas geográfico escolar, informações e imagens caso haja algum rio importante em seu município.

Material complementar:

Link para a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAuRSUNBNykq5EAcBHXVz6PhptZb4VdV6k4hW2MtTYQfyCGN5trYEwpqgqtN/geo6-05und03-observando-os-rios.pdf

Link para a ficha a ser trocada pelos grupos:

Tema da aula

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula e solicite que os alunos façam a leitura. Comente que no decorrer dessa aula eles observarão os diferentes usos das águas dos rios e a relação do relevo com esses usos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA