GEO6_05UND03 - Observando os rios
Plano de Aula
Plano de aula: A relação entre os rios e o relevo
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste planos, os alunos serão levados a pensar na relação entre o relevo e as características hidrográficas por meio da observação dos diferentes tipos de uso dos rios de planície e rios de planalto.
Materiais necessários: Caderno, atlas geográfico escolar, informações e imagens caso haja algum rio importante em seu município.
Material complementar:
Link para a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAuRSUNBNykq5EAcBHXVz6PhptZb4VdV6k4hW2MtTYQfyCGN5trYEwpqgqtN/geo6-05und03-observando-os-rios.pdf
Link para a ficha a ser trocada pelos grupos:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula e solicite que os alunos façam a leitura. Comente que no decorrer dessa aula eles observarão os diferentes usos das águas dos rios e a relação do relevo com esses usos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a pergunta do slide para a classe e permita que 2 ou 3 alunos exponham as suas respostas. São essas repostas que nortearão o prosseguimento desta contextualização. Estimule-os a contarem um pouco mais de suas experiências pessoais fazendo perguntas como:
- Quais foram os rios observados?
- Vocês apenas observaram ou praticaram alguma atividade nesses rios?
- Haviam pessoas pescando?
- Haviam embarcações?
- Quais diferenças poderiam ser destacadas entre os dois rios apresentados no slide?
O relato desses alunos ajudarão a despertar a curiosidade sobre o tema nos demais, fará emergir lembranças sobre a hidrografia que já observaram pessoalmente ou por meio de mídias.
Como adequar à sua realidade: Caso exista um rio importante em seu município, utilize-o como forma de contextualização questionando os alunos a respeito do que conhecem sobre ele. Seria interessante apresentar uma imagem desse rio e trazer curiosidades a respeito do mesmo.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Comente com os alunos que homens usam os rios para o desenvolvimento de diversas atividades diferentes, como por exemplo, para a pesca, para o lazer, para a geração de energia por meio de hidrelétricas. Acrescente que a geração de energia é essencial para o desenvolvimento de um país. Para que as turbinas de uma hidrelétrica possam funcionar, é preciso que a água passe com bastante força. Por isso, para a sua construção são indicados rios que apresentem grande volume de água e quedas d’água.
Os rios também podem ser usados como vias de circulação, por eles podem circular produtos e pessoas por um baixo custo e com poucos prejuízos ambientais. Para que um seja utilizado como uma via de transporte, é recomendável que o rio tenha boa navegabilidade, ou seja, não apresente quedas d’água.
Conclua a problematização perguntando aos alunos:
- Em quais locais do Brasil há rios que podem ser utilizados para a geração de energia? E para via de transporte?
Como adequar à sua realidade: Caso existam exemplos de usinas hidrelétricas e hidrovias em sua região utilize-as como exemplo. Aproximar a teoria à realidade do aluno ajuda na assimilação do conteúdo.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Com a sala dividida em 5 grupos, instrua-os que farão uma atividade em que deverão observar o mapa físico do Brasil e o mapa hidrográfico das regiões brasileiras. Cada grupo ficará responsável por analisar uma das regiões (Norte, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste). Oriente que eles deverão escolher dois dos três rios sugeridos, na folha de atividade a seguir, para cada região e propor, pelo menos, 4 pistas para que o outro grupo descubra a qual rio se refere. As pistas deverão ser escritas na ficha a ser trocada pelos grupos, disponível no link a seguir. Essas pistas poderão estar relacionadas a extensão do rio, estados que atravessa, se são rios que possuem quedas d’água pela observação do relevo, se são rios que são de planície, etc. Após 10 minutos as pistas deverão estar prontas. Os grupos deverão trocar suas pistas entre eles. A partir desse momento, poderá ser cronometrado mais 10 minutos para que os grupos descubram a quais rios as dicas se referem.
Link para orientar a elaboração das pistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAuRSUNBNykq5EAcBHXVz6PhptZb4VdV6k4hW2MtTYQfyCGN5trYEwpqgqtN/geo6-05und03-observando-os-rios.pdf
Link para a ficha a ser trocada pelos grupos:
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Solicite que cada grupo apresente oralmente as conclusões que chegaram na observação da região com a qual trabalharam. Cada grupo terá, no máximo, 2 minutos para as suas considerações. Após a finalização dos 5 grupos, peça para que eles pensam em todas as informações apresentadas. Leia os questionamentos do slide e solicite que eles respondam oralmente as questões levando em consideração o território nacional como um todo. Permita que alguns alunos exponham as suas impressões. Conclua confirmando que o Brasil é um país que apresenta muitos rios de planície, mas prevalecem os rios de planalto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano - Sequência didática
GEO6_05UND03
GEO6_05UND05
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Atividade Síncrona (Zoom, Google Meets ou outros)
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Essa sequência didática envolve os conteúdos e metodologias dos planos GEO6_05UND03 e GEO6_05UND05. Conectamos esses dois planos pois ambos tratam de hidrografia do Brasil e precisam de significativa adaptação para o ensino remoto. A proposta dessa sequência é conhecer um pouco mais sobre as características hídricas do país, especialmente as relacionadas ao relevo e o aproveitamento dos principais rios brasileiros.
Uma preocupação que está presente no plano original e que repetimos aqui é que para o desenvolvimento dessa sequência é necessário que os estudantes identifiquem e reconheçam o que é uma bacia hidrográfica. Caso considere que esse conteúdo não esteja apropriado por sua turma, recomendamos que envie algum material de estudo preliminarmente. Algumas sugestões: 1) vídeo explicativo sobre o que é uma bacia hidrográfica (disponível aqui); 2) Regiões hidrográficas brasileiras (acesse aqui).
Contextualização
Para a contextualização dessa aula, envie como um primeiro momento de reflexão dessa aula, algumas fotografias sobre diferentes rios brasileiros (há 2 fotografias na contextualização do plano original que podem ser usadas). Caso tenha algum rio bem conhecido na região ou localidade da escola, seria interessante enviar também. Com o envio de 3 ou 4 fotografias, peça aos estudantes que descrevam as características dos rios e elabore hipóteses sobre possibilidades de uso dessas águas. Lembre aos estudantes que descrever significa apontar as principais características do objeto. Elaborar hipóteses significa pensar e escrever sobre possibilidades do objeto. No caso do rio, a observação e análise deve se pautar em a) volume de água (grande ou pequeno volume); b) águas paradas e calmas ou agitadas e com quedas d´agua; c) possibilidades de uso dessas águas. Para a resposta da última questão, professor, considere se deve já indicar algumas possibilidades ou se deixa em aberto para os estudantes elaborarem livremente essas hipóteses. Caso queira indicar possibilidades, algumas sugestões: pesca, turismo, geração de energia, uso como transporte, abastecimento de água, uso para irrigação do solo, entre outras possibilidades. Peça que os estudantes enviem a atividade finalizada que servirá, além de um primeiro momento da sequência, como um levantamento do que os estudantes já se apropriaram sobre o assunto.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa sequência didática incorpora as intencionalidades pedagógicas das atividades dos dois planos, porém com significativa adaptação, dado o contexto do isolamento social. Vamos dividir a ação propositiva em 3 momentos.
Momento 01:
No momento 01 vamos adaptar a ação propositiva do plano GEO6_05UND03. A turma deverá ser dividida em 5 grupos, um para cada região brasileira, como está apresentado originalmente na ação propositiva. Professor, caso você tenha uma turma muito numerosa, recomendamos que faça mais grupos e divida as regiões brasileiras, sobretudo as maiores, em 2 grupos. O ideal são 4 a 5 alunos, no máximo, por grupo. Peça a colaboração dos familiares para criarem formas de contato entre os integrantes dos grupos. Sugira, para isso, a criação de um grupo de WhatsApp ou a organização de videochamadas por sistemas de webconferência para que a turma possa se ver e debater sobre o assunto. A proposta desse momento 01 é a realização da atividade de pesquisa sobre os rios. Cada grupo deve escolher um rio da região brasileira que representa e pesquisar as características desse rio. Acrescente entre as características, professor, o aproveitamento econômico desse rio. Além de pesquisar as características e, com base nessas informações, deve preparar 4 pistas para o jogo que será feito no momento 03.
Momento 02:
O momento 02 é de organização das atividades para o jogo e o acompanhamento mais de perto do professor. Assim, professor, solicite aos alunos que envie para você as informações pesquisadas e as 4 pistas que eles querem usar no jogo. Faça a correção tanto das características como das pistas. Considere, conforme a situação da pesquisa dos grupos, a possibilidade de solicitação de revisão ou mesmo o agendamento de uma conversa diretamente com o grupo.
Momento 03:
Hora do jogo! Para que o jogo aconteça será necessário agendar um encontro síncrono por webconferência como Zoom ou Google Meets. Agende com antecedência, professor, para que mais alunos possam participar. Combine anteriormente as regras com os alunos. Elas podem ser enviadas antes do dia do jogo por alguma ferramenta de comunicação tecnológica. O jogo é como se fosse de adivinhação, ou seja, um grupo lê as características (uma por uma) do rio que pesquisou e os demais grupos tentam descobrir qual o nome do rio pesquisado. Para que funcione como uma atividade lúdica e pedagógica, as seguintes regras são importantes: 1) Enumere os grupos - 01 a 05, por exemplo. O grupo 02 tem que adivinhar o nome do rio do grupo 01, o grupo 03 do 02, o grupo 04 do 03, o grupo 05 do 04 e o grupo 01 do 05. 2) Cada grupo deve ler as 4 características e repetir uma vez cada uma, caso o grupo que está adivinhando peça; 3) O grupo tem até 30 segundos, após a repetição das pistas, para adivinhar qual o rio; 4) Caso não saiba, o professor pode abrir aos outros grupos. 5) Ganha o jogo o grupo que tiver o maior número de acertos.
Sistematização
Prepare, antecipadamente, um arquivo com as características dos rios pesquisados pelos estudantes. Envie a turma por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, peça para que eles guardem esse material (em pasta ou colada no caderno) e identifiquem no mapa do Brasil a localização desses importantes rios do país. Para isso, peça aos estudantes que usem o mapa físico do Brasil do Atlas ou utilize o mapa do Atlas do IBGE, disponível aqui.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre os rios brasileiros assistindo, junto com o estudante, ao documentário chamado “Caminho das Águas” feito pela EMBRAPA, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar a localização dos rios de planície e rios de planalto do Brasil
Habilidade (s) da Base: (EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais