Plano de Aula

Plano de aula: A relação entre os rios e o relevo

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste planos, os alunos serão levados a pensar na relação entre o relevo e as características hidrográficas por meio da observação dos diferentes tipos de uso dos rios de planície e rios de planalto.

Materiais necessários: Caderno, atlas geográfico escolar, informações e imagens caso haja algum rio importante em seu município.

Material complementar:

Link para a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAuRSUNBNykq5EAcBHXVz6PhptZb4VdV6k4hW2MtTYQfyCGN5trYEwpqgqtN/geo6-05und03-observando-os-rios.pdf

Link para a ficha a ser trocada pelos grupos:

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula e solicite que os alunos façam a leitura. Comente que no decorrer dessa aula eles observarão os diferentes usos das águas dos rios e a relação do relevo com esses usos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO