Plano de Aula

Plano de aula: A vida no solo

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, estudaremos sobre a importância do solo para os seres vivos e como as queimadas, o desmatamento e o lixo podem prejudicar o solo. Como atividade propositiva, desenvolveremos pequenos textos do gênero notícia sobre um dos seguintes problemas estudados no plano: queimadas, desmatamento e lixo.

Materiais necessários: Datashow. folha de papel A4, lápis, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, régua, texto do gênero notícia e imagens de jornal que sejam sobre queimadas, desmatamento ou lixo no solo. É importante que o texto seja escolhido e levado para a sala de aula pelo professor para que seja trabalhado o gênero correto. As imagens também devem ser levadas pelo professor e devem constar as seguintes informações: a manchete, o que, quando, onde, como e por que o fato ocorreu (em forma de tópicos), para que os alunos, trabalhando em duplas, possam desenvolver seus textos do gênero notícia.

Para você saber mais:

AUGUSTO, A. Jornal na sala de aula: leitura e assunto novo todo dia. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/324/leitura-de-jornal-na-sala-de-aula>. Acesso em: 23 abr 2019.

CAPECHE,C.L. Impactos das queimadas na qualidade do solo: degradação ambiental e manejo e conservação do solo e da água. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/956695/impactos-das-queimadas-na-qualidade-do-solo---degradacao-ambiental-e-manejo-e-conservacao-do-solo-e-agua>. Acesso em: 23 abr 2019.

O solo é vivo e responsável pelos serviços ecossistêmicos necessários à vida. Embrapa. Disponível em:

<https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/23945400/o-solo-e-vivo-e-responsavel-pelos-servicos-ecossistemicos-necessarios-a-vida>. Acesso em: 23 abril 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos reconheçam a existência de vida micro ou microrganismos no solo, a sua importância para o estabelecimento da vida humana e como algumas ações são prejudiciais ao seu equilíbrio.

Como parte da atividade também seria importante os alunos terem contato a reportagens de jornais e revistas e já conhecerem o gênero notícia previamente.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre a importância do solo para os seres vivos e sobre como as queimadas, o desmatamento e o lixo podem prejudicar a qualidade do solo. Para desenvolver a aula será válido refletir sobre qual a importância do solo e se há vida nele. Por fim, será desenvolvida uma atividade com textos e imagens de jornal a fim de confeccionar o nosso texto jornalístico sobre o tema abordado na aula.

Como adequar à sua realidade: Se possível leve para sala de aula exemplos sobre o uso do solo na região onde a escola se situa, como tipo de agricultura desenvolvida, problemas relacionados ao solo como lixo e queimadas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO