Plano de aula: A vida no solo

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, estudaremos sobre a importância do solo para os seres vivos e como as queimadas, o desmatamento e o lixo podem prejudicar o solo. Como atividade propositiva, desenvolveremos pequenos textos do gênero notícia sobre um dos seguintes problemas estudados no plano: queimadas, desmatamento e lixo.

Materiais necessários: Datashow. folha de papel A4, lápis, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, régua, texto do gênero notícia e imagens de jornal que sejam sobre queimadas, desmatamento ou lixo no solo. É importante que o texto seja escolhido e levado para a sala de aula pelo professor para que seja trabalhado o gênero correto. As imagens também devem ser levadas pelo professor e devem constar as seguintes informações: a manchete, o que, quando, onde, como e por que o fato ocorreu (em forma de tópicos), para que os alunos, trabalhando em duplas, possam desenvolver seus textos do gênero notícia.

Para você saber mais:

AUGUSTO, A. Jornal na sala de aula: leitura e assunto novo todo dia. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/324/leitura-de-jornal-na-sala-de-aula>. Acesso em: 23 abr 2019.

CAPECHE,C.L. Impactos das queimadas na qualidade do solo: degradação ambiental e manejo e conservação do solo e da água. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/956695/impactos-das-queimadas-na-qualidade-do-solo---degradacao-ambiental-e-manejo-e-conservacao-do-solo-e-agua>. Acesso em: 23 abr 2019.

O solo é vivo e responsável pelos serviços ecossistêmicos necessários à vida. Embrapa. Disponível em:

<https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/23945400/o-solo-e-vivo-e-responsavel-pelos-servicos-ecossistemicos-necessarios-a-vida>. Acesso em: 23 abril 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos reconheçam a existência de vida micro ou microrganismos no solo, a sua importância para o estabelecimento da vida humana e como algumas ações são prejudiciais ao seu equilíbrio.

Como parte da atividade também seria importante os alunos terem contato a reportagens de jornais e revistas e já conhecerem o gênero notícia previamente.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre a importância do solo para os seres vivos e sobre como as queimadas, o desmatamento e o lixo podem prejudicar a qualidade do solo. Para desenvolver a aula será válido refletir sobre qual a importância do solo e se há vida nele. Por fim, será desenvolvida uma atividade com textos e imagens de jornal a fim de confeccionar o nosso texto jornalístico sobre o tema abordado na aula.

Como adequar à sua realidade: Se possível leve para sala de aula exemplos sobre o uso do solo na região onde a escola se situa, como tipo de agricultura desenvolvida, problemas relacionados ao solo como lixo e queimadas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA