GEO3_09UND04 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: A importância da vegetação para o solo e a água
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água: Conscientização local.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, garrafa PET, tesoura, amostras de solo (preferencialmente solos escuros), folhas de plantas ou mudas.
Material complementar:
Imagem para a etapa da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SBM3GyRHq9QwFqGhHxdNeD9ScZp4Pxm7pcDfzqXuN4FcjxPrsMzXqBJ5yXK/geo3-09und04-problematizacao.pdf
Descrição do Experimento:
Cobertura Vegetal atual. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 11 abr 2019.
Para você saber mais:
Para fins de aprofundamento no tema, sugerimos a leitura do artigo:
Pesquisas compram a importância da vegetação na produção da água. Disponível em: <http://somosverdes.com.br/pesquisas-comprovam-a-importancia-da-vegetacao-na-producao-de-agua/>. Acesso em: 11 abr 2019.
Pesquisadores explicam a importância das árvores para ter água de qualidade. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadores-explicam-a-importancia-das-arvores-para-ter-agua-de-qualidade/>. Acesso em: 11 abr 2019.
Solo. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/>. Acesso em 11 abr 2019.
Para fins de compreensão de quais materiais serão utilizados, e como o experimento deve ser realizado, é imprescindível a consulta do experimento:
Programa solo na escola ESALQ/USP. Disponível em: <https://solonaescola.blogspot.com/2011/11/experimentos-6.html>. Acesso em 11 abr 2019.
Caso queira ver na prática uma outra abordagem sobre o experimento, consulte o vídeo disponível em:
Experimento com erosão do solo. Youtube, 2013 (9min06seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1P07YwF80Pg>. Acesso em: 11 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a importância que a vegetação possui para a manutenção da qualidade do solo e da água.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA