Plano de Aula

Plano de aula: A importância da vegetação para o solo e a água

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água: Conscientização local.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, garrafa PET, tesoura, amostras de solo (preferencialmente solos escuros), folhas de plantas ou mudas.

Material complementar:

Imagem para a etapa da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SBM3GyRHq9QwFqGhHxdNeD9ScZp4Pxm7pcDfzqXuN4FcjxPrsMzXqBJ5yXK/geo3-09und04-problematizacao.pdf

Descrição do Experimento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S2sAjHJEnz5aynQmmVaX3TeWvFWJSAxYZTcNEj2QP5YpeUT2EwEApmBHevca/geo3-09und04-acao-propositiva.pdf

Cobertura Vegetal atual. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 11 abr 2019.

Para você saber mais:

Para fins de aprofundamento no tema, sugerimos a leitura do artigo:

Pesquisas compram a importância da vegetação na produção da água. Disponível em: <http://somosverdes.com.br/pesquisas-comprovam-a-importancia-da-vegetacao-na-producao-de-agua/>. Acesso em: 11 abr 2019.

Pesquisadores explicam a importância das árvores para ter água de qualidade. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadores-explicam-a-importancia-das-arvores-para-ter-agua-de-qualidade/>. Acesso em: 11 abr 2019.

Solo. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/>. Acesso em 11 abr 2019.

Para fins de compreensão de quais materiais serão utilizados, e como o experimento deve ser realizado, é imprescindível a consulta do experimento:

Programa solo na escola ESALQ/USP. Disponível em: <https://solonaescola.blogspot.com/2011/11/experimentos-6.html>. Acesso em 11 abr 2019.

Caso queira ver na prática uma outra abordagem sobre o experimento, consulte o vídeo disponível em:

Experimento com erosão do solo. Youtube, 2013 (9min06seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1P07YwF80Pg>. Acesso em: 11 abr 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a importância que a vegetação possui para a manutenção da qualidade do solo e da água.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados