Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta de videochamada)
- Optativas: Google Classroom e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes reconheçam a importância da preservação da vegetação para manter a qualidade do solo e da água. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre a importância que a vegetação possui para a manutenção da qualidade do solo e da água.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Explique que ao longo dos anos, o Brasil vem perdendo áreas verdes devido ao desmatamento. Fale sobre as consequências para o solo dessa perda das florestas, usando o argumento de que a vegetação funciona como uma camada protetora para o solo, resguardando-o da ação de agentes como a chuva, o sol e o vento.
É essencial que os alunos percebam a importância da proteção do solo para a sua conservação. Para que, continue a explicação, abordando as consequências da ação da chuva, do sol e do vento para um terreno sem vegetação. Complemente a gravação do seu vídeo com as informações que constam no plano original.
Problematização (30 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e envie junto com o slide do plano original. Nas imagens desta etapa, é possível perceber a diferença entre dois terrenos, mesmo ambos estando em um mesmo recorte de paisagem. Utilizando o exemplo dos terrenos com e sem vegetação, questione os alunos quais diferenças eles percebem na paisagem.
- Imagem para a etapa da problematização está disponível aqui
Ação propositiva (quatro dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias sobre o experimento da erosão do solo, que consiste em demonstrar a relação existente entre a chuva, e a existência ou não da vegetação para o solo e para a proteção da qualidade da água.
Os materiais e o modo de fazer estão disponíveis aqui. Para maior aprofundamento no tema, consulte os links disponíveis na seção “Para você saber mais”, nos quais o experimento está claramente explicado e demonstrado. Oriente que esse experimento seja feito com o auxílio de um adulto.
Sistematização (40 minutos – sincronamente)
Utilize o Google Meet nesta etapa e reúna os alunos em uma conversa. Finalize a aula questionando-os:
- Quais as diferenças entre a garrafa que está com vegetação sobre o solo e a sem vegetação?
- Em qual das duas garrafas o solo foi mais facilmente desgastado?
- Em qual das duas garrafas a água saiu mais limpa?
Os alunos perceberão que na garrafa onde havia a presença de vegetação, o solo não foi comprometido, e que a água escoada saiu mais limpa devido o filtro que a vegetação faz, protegendo o solo.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na etapa da ação propositiva, que trata sobre o experimento da erosão do solo. Abaixo, segue sugestão de um vídeo sobre o tema solo:
- Disponível aqui