Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Medidas de massa e suas equivalências
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosélia Sezerino Fenner
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento,área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objetivos específicos
Identificar a relação proporcional entre as unidades de medidas de massa convencionais (g) e não convencionais (xícara e colher).
Conceito-chave
Medidas de massa arbitrária
Recursos necessários
- Lápis, borracha, caderno:
- Atividade impressa ou não para colar no caderno;
- Pacotes de feijão de 1kg ( 4 a 5, de acordo com número de grupos que vai ser formado)
- Xícaras (240mL), 4 a 5, colheres (sopa), colheres (chá) e colheres (café), 4 a 5 de cada uma;
- Aproximadamente 1 metro de papel para cartaz;
- Balança de cozinha preferencialmente, ou uma outra para “pesar” pequenas quantidades;
- Forminhas de cupcake (opcional);
- Utensílios de cozinha (opcional);
- Reserva de local para preparo de receita, cozinha ou refeitório (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar a relação proporcional entre as unidades de medidas de massa convencionais (g) e não convencionais (xícara e colher).
Aula
Resumo
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS