Plano de Aula

Plano de aula: Matemática e Geografia, um diálogo entre Medidas.

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas; comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

Estimar e calcular medidas, tendo como objeto de estudo o espaço geográfico,  através do auxílio da Matemática.

Conceito-chave

Medidas de comprimento

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Lápis;
  • Caderno;
  • Borracha;
  • Livros didáticos de Geografia;
  • Aparelho de tablet, celular ou outro dispositivo móvel que tenha baixado um aplicativo para uso do GPS, ou, um equipamento, GPS  (opcional).



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Estimar e calcular medidas, tendo como objeto de estudo o espaço geográfico,  através do auxílio da Matemática.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.