Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Medidas de capacidade e as relações entre litro e mililitro
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosélia Sezerino Fenner
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas: comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade. Recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objetivos específicos
Reconhecer, analisar e estabelecer relações entre as medidas de capacidade “litro e mililitro”.
Conceito-chave
Medidas de capacidade
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Lápis;
- Caderno;
- Borracha;
- Utensílios graduados ou não:
- Garrafas com capacidade para 1,5 L ou 1 L e ½ L;
- Copos (podem ser descartáveis) com capacidade para 250 mL, 375 mL;
- Caixa de papelão forrada com plástico em formato de cubo com 10 cm de arestas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer, analisar e estabelecer relações entre as medidas de capacidade “litro e mililitro”.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.