Plano de Aula

Plano de aula: Medidas de capacidade e as relações entre litro e mililitro

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas: comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade. Recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

Reconhecer, analisar e estabelecer relações entre as medidas de capacidade “litro e mililitro”.

Conceito-chave

Medidas de capacidade

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Lápis;
  • Caderno;
  • Borracha;
  • Utensílios graduados ou não:
  • Garrafas com capacidade para 1,5 L ou 1 L e ½ L;
  • Copos (podem ser descartáveis) com capacidade para 250 mL, 375 mL;
  • Caixa de papelão forrada com plástico em formato de cubo com 10  cm de arestas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer, analisar e estabelecer relações entre as medidas de capacidade “litro e mililitro”.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.