Plano de Aula

Plano de aula: Explorando medidas de capacidade e suas equivalências

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas; comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

Explorar situações comuns do dia a dia envolvendo estimativas de medidas capacidade e suas equivalências.

Conceito-chave

Medidas de capacidade.

Recursos necessários

  • Tiras de papel (várias), pode ser de folha A4 ou papel craft;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Material reciclável : garrafas de 1 L , 2 L, xícaras de aproximadamente 240 mL, colher (sopa), colher (chá), colher (sobremesa), copos descartáveis ou de plástico de diversos tamanhos (200 mL - 250 mL - 100 mL - 150 mL - 50 mL);
  • Jarra com capacidades diversas;
  • Recipiente com água para experimento;
  • Lápis;
  • Caderno;
  • Borracha.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Explorar situações comuns do dia a dia envolvendo estimativas de medidas capacidade e suas equivalências.