Plano de Aula

Plano de aula: Explorando medidas de capacidade e suas equivalências

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas; comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

Explorar situações comuns do dia a dia envolvendo estimativas de medidas capacidade e suas equivalências.

Conceito-chave

Medidas de capacidade.

Recursos necessários

  • Tiras de papel (várias), pode ser de folha A4 ou papel craft;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Material reciclável : garrafas de 1 L , 2 L, xícaras de aproximadamente 240 mL, colher (sopa), colher (chá), colher (sobremesa), copos descartáveis ou de plástico de diversos tamanhos (200 mL - 250 mL - 100 mL - 150 mL - 50 mL);
  • Jarra com capacidades diversas;
  • Recipiente com água para experimento;
  • Lápis;
  • Caderno;
  • Borracha.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Explorar situações comuns do dia a dia envolvendo estimativas de medidas capacidade e suas equivalências.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula. É esse o assunto da aula do dia.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para conhecimento dos alunos.