Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Qual o peso ideal para sua mochila?
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosélia Sezerino Fenner
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05 MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objetivos específicos
Estimar, identificar e relacionar unidades padronizadas de medidas de massa, envolvendo situações-problemas.
Conceito-chave
Medidas de massa
Recursos necessários
- Balança para pesagem dos alunos (pode ser do tipo mecânica antropométrica).
- Se possível, diversos modelos de balanças (de precisão, de dois pratos, de precisão de bolso, eletrônica neonatal, balança digital, entre outras que conseguir.
- Embalagens de alimentos : 4 embalagens de 250 g (café, margarina... ), 2 com 500 g (fubá, margarina, macarrão ...), 1 embalagem com 1 kg (açúcar, margarina, farinha, etc)
- Lápis, borracha, caderno.
- Dicionário.
- Atividade impressa ou não para colar no caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estimar, identificar e relacionar unidades padronizadas de medidas de massa, envolvendo situações-problemas.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.