Plano de Aula

Plano de aula: Qual o peso ideal para sua mochila?

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05 MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

Estimar, identificar e relacionar unidades padronizadas de medidas de massa, envolvendo situações-problemas.

Conceito-chave

Medidas de massa



Recursos necessários

  • Balança para pesagem dos alunos (pode ser do tipo mecânica antropométrica).
  • Se possível, diversos modelos de balanças (de precisão, de dois pratos, de precisão de bolso, eletrônica neonatal, balança digital, entre outras que conseguir.
  • Embalagens de alimentos : 4 embalagens de 250 g (café, margarina... ), 2 com 500 g (fubá, margarina, macarrão ...), 1 embalagem com 1 kg (açúcar, margarina, farinha, etc)
  • Lápis, borracha, caderno.
  • Dicionário.
  • Atividade impressa ou não para colar no caderno.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Estimar, identificar e relacionar unidades padronizadas de medidas de massa, envolvendo situações-problemas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.